mulher com desvios posturais no computador

Desvios posturais: conheça os principais e como tratá-los

Você provavelmente já ouviu palavras como: cifose, lordose e escoliose, mas você sabia que esses são os principais tipos de desvios posturais? Não? Então, o nosso conteúdo com certeza vai ser de grande ajuda para você.

Preparamos um conteúdo completo, explicando o que são os desvios posturais, os principais tipos e como você pode tratar cada um deles. Além disso, vamos explicar também quais são as principais causas para os desvios posturais, para você começar a ficar atento com a sua postura no cotidiano.

Quer saber mais sobre os desvios posturais e como obter o melhor tratamento por meio de exercícios físicos como o pilates e o funcional? Basta conferir até o final do conteúdo que preparamos para você.

O que são desvios posturais

Para entender sobre os desvios posturais, é preciso entender primeiro que a coluna possui desvios naturais. Você já deve ter reparado que a coluna, quando vista de forma lateral, possui uma curvatura parecida com a letra “S”.

Cada uma dessas curvaturas tem nome distinto, sendo:

  • Região cervical, que corresponde à uma curva suave na região do pescoço;
  • Região torácica, uma curva suave na região do tórax;
  • Região lombar, correspondente à curva suave na região da cintura;
  • Região sacrococcígea, uma curva suave na região da bacia.

Em casos em que a curvatura é mais acentuada, prejudicando a postura, é considerado que a pessoa possui um desvio postural.

Ou seja, um desvio postural é quando a pessoa tem um desvio acentuado na coluna, que prejudique a postura e que possa ser notado claramente. Algumas das principais características de um desvio postural são:

  • Dores nas costas;
  • Desconforto constante na região;
  • Postura inclinada para a frente ou para trás;
  • Fadiga na região das costas ou das pernas.

Os principais tipos de desvios posturais

Agora que já explicamos o que são os desvios posturais, podemos explicar quais são os principais tipos de desvios posturais e os sintomas de cada um deles.

Cifose

A cifose é um dos desvios posturais, sendo caracterizada por um arredondamento anormal na região cervical da coluna. Em geral, para ser considerada uma cifose anormal, o grau de curvatura da coluna é superior a 50 graus.

Os sintomas da cifose podem ser notados, em conjunto com a dor na região da coluna, pelos seguintes características:

  • Ombros caídos para a frente;
  • Cabeça anormalmente inclinada para a frente;
  • Parte superior das costas com arredondamento anormal para a frente;
  • Peitoral comprimido.

Lordose

A lordose, conhecida também como hiperlordose, é caracterizada pela curvatura anormal para dentro da região lombar. Ou seja, a lordose ocorre quando há uma curvatura maior na região posterior da coluna.

Além do desconforto na região lombar, a lordose pode também causar dores na região da nuca, bem como dificuldades com a mobilidade do corpo. Outra característica bastante comum na lordose é a de uma projeção para a frente anormal das nádegas e do estômago, de forma a compensar a curvatura.

Por outro lado, os ombros tendem a ficar localizados mais para trás, enquanto a cabeça tende a se projetar para a frente. 

Escoliose

Outro desvio postural muito comum é a escoliose, que se caracteriza por uma curvatura lateral na coluna. Porém, diferente da cifose e da lordose, a escoliose pode ser causada por outros fatores além da má postura, sendo eles genéticos ou neuromusculares.

Entre os principais sintomas da escoliose, notam-se:

  • Ombros e quadris assimétricos;
  • Dor e fadiga muscular;
  • Dificuldade respiratória.

Causas dos desvios posturais

São várias as causas para os desvios posturais e, por isso, vamos falar sobre os principais deles.

Postura

A postura é uma das causas mais comuns para os desvios na coluna. Você com certeza já deve ter ouvido algum parente falando para você arrumar sua postura ao se sentar, e essa dica é realmente muito importante.

Isso porque a má postura ao se sentar, com o passar do tempo, pode causar os desvios da coluna, como a cifose e a lordose.

Doenças pré-existentes

Algumas doenças podem causar os desvios posturais, como a lordose. Por exemplo, em pessoas com obesidade, o peso por si só sobrecarrega a coluna, prejudicando a coluna e causando uma curvatura anormal da coluna.

Além disso, outras doenças que podem causar os desvios posturais são:

  • Osteoporose;
  • Acondroplasia relacionado ao nanismo;
  • Espondilolistese;
  • Artrite;
  • Inflamações e infecções.

Como tratar desvios posturais

Os principais tratamentos para os desvios posturais são: exercícios físicos, fisioterapia, bem como o uso de órteses e medicamentos. Por isso, vamos falar um pouco mais sobre eles a seguir.

Exercícios físicos

A prática de exercícios físicos, como os treinos funcionais, é essencial para melhorar a postura e corrigir possíveis desvios posturais logo no início. Isso porque, durante os treinos, há um fortalecimento dos músculos, que por si só, auxiliam para que a coluna fique mais ereta.

Ou seja, fortalecem os músculos e as estruturas da coluna, e ainda garantem uma melhora muito significativa na sua postura.

mulher praticando pilates para desvios posturais

Pilates

Você sabia que além dos treinos funcionais, o pilates também é uma ótima opção para tratar os desvios posturais? Isso porque, assim como nos treinos funcionais, o pilates atua na musculatura, garantindo que a coluna esteja sempre na posição natural, ou seja, ereta.

Além disso, os treinos do pilates são mais suaves, podendo ser feitos até mesmo por pessoas que não estão acostumadas com exercícios físicos.

Fisioterapia

A fisioterapia é muito utilizada para corrigir problemas posturais mais sérios, casos em que o especialista recomenda exercícios específicos para tratar os problemas de postura. Além disso, é possível fazer fisioterapia em conjunto com o pilates ou com os treinos funcionais para obter resultados ainda melhores.

Órteses

As órteses são utilizadas para tratar problemas posturais mais graves, nos quais a curvatura da coluna pode ser prejudicial para o paciente. As órteses mais comuns são coletes e cintas, que garantem uma postura mais correta para a pessoa que a utiliza.

Cirurgia

Em casos nos quais os desvios posturais causam dificuldade de locomoção e afetam a qualidade de vida, é indicado uma cirurgia de correção. Nesses casos, é preciso fazer um acompanhamento especializado para entender melhor as causas e a melhor forma de realizar a cirurgia.

Agora você já sabe tudo que precisa saber sobre os desvios posturais e como fazer atividades físicas pode ajudar você a corrigir sua postura. Por isso, tudo que você precisa fazer é entrar em contato com um de nossos especialistas e escolher o melhor tipo de treino para melhorar sua postura!