moça com dor na cervical

Dor na cervical ou cervicalgia: saiba como acabar de vez com este problema

Uma das dores mais comuns que sentimos é a dor na cervical. Tecnicamente chamado de cervicalgia, a dor na região do pescoço incomoda e pode ser causada por desgaste da coluna vertebral ou inflamação dos músculos. 

Vamos detalhar as causas mais à frente no texto. Afinal, ela pode ser causada por vários fatores. Portanto, continue a leitura para saber como acabar de vez com a dor cervical. Boa leitura. 

O que é a cervical?

A coluna cervical é a primeira parte da coluna vertebral, logo em cima na região do pescoço e é responsável pela sustentação do crânio. Além disso, a cervical é encarregada de proteger a medula espinhal. 

A coluna cervical possui uma anatomia diferenciada. Ela é formada por ligamentos, músculos, vértebras, um disco invertebral e estruturas neurológicas. 

Os incômodos nesta região são conhecidos como cervicalgia e a mesma pode ser causada por estresse ou uma simples má postura que pode ser corrigida. Ou seja, muitas vezes é algo simples que não precisa de cirurgia para reparação.

Sintomas e causas da cervicalgia

Entre os sintomas da cervicalgia estão: 

  • Dor de cabeça;
  • Dor no pescoço;
  • Torcicolo;
  • Dormência na região;
  • Rigidez nos movimentos. 

É claro que os sintomas da cervicalgia podem variar de caso para caso. Estes que listamos são os mais comuns. 

Na maioria das vezes, essas dores cervicais melhoram depois de uma ou duas semanas. Mesmo assim, é recomendado buscar avaliação profissional para determinar se não há uma causa mais séria por trás das dores.

Alguns especialistas da coluna podem indicar o uso de exercícios físicos para tratar e até mesmo evitar as dores na cervical, como o Pilates. Portanto, é importante que se consulte com um fisioterapeuta ou médico antes de qualquer coisa. 

Causas da cervicalgia

Como dissemos anteriormente, as causas das dores na cervical podem ser inúmeras, porém, as mais comuns são: 

  1. Estresse

A tensão muscular é uma das principais causas de dor na cervical. Seja pelo estresse do dia a dia, ou algum músculo usado de maneira errada. Isto é, realizar movimentos repetitivos, por exemplo.

  1. Excesso de trabalho

O excesso de trabalho citado aqui também pode ser lido como excesso de tempo parado em uma mesma posição, seja de pé ou sentado. Cabeleireiros, por exemplo, passam muito tempo de pé, enquanto que alguém que trabalha em um escritório pode passar muito tempo sentado, sendo ambas as posições prejudiciais para a coluna. 

  1. Má postura

Aqui uma combinação dos anteriores, afinal, sentar corretamente pode fazer com que as dores sejam evitadas ou pelo menos diminuídas. E isso pode ser corrigido com os exercícios certos. 

Outros problemas relativos à coluna também podem ser causas da cervicalgia como por exemplo: 

  • Traumas na coluna;
  • Hérnia de disco;
  • Artrite e artrose.

Além desses sintomas e causas, a compressão nervosa, a ansiedade e a depressão também são correlacionados com a cervicalgia, além do estresse já citado. 

Como é feito o diagnóstico da cervicalgia? 

O diagnóstico é feito geralmente através de exames de imagem para determinar com precisão a causa das dores na cervical. 

Inicialmente, na consulta, o médico especialista poderá detectar fatores de alerta, assim como a gravidade do problema. 

Após isso, o especialista realizará exames físicos, ou seja, fará manobras para testar os movimentos do pescoço. Poderá ser feito também testes de força da coluna vertebral, assim como testar os reflexos e a sensibilidade da pele. Agora, se o médico desconfiar de alguma causa específica, aí sim ele poderá solicitar exames de imagem, como: 

  • Radiografia;
  • Ressonância Magnética;
  • Tomografia computadorizada;
  • EMG (eletromiograma).

Até aqui vimos como a dor na cervical pode ser algo simples, mas também algo que tem que ser acompanhado de perto a depender das causas. 

Abaixo, iremos falar sobre os possíveis tratamentos e como evitar as dores na cervical. Acompanhe! 

Quais são os possíveis tratamentos da cervicalgia?

O tratamento para a dor cervical depende da gravidade do problema. Além da idade do paciente e histórico clínico, por exemplo. 

Mas, inicialmente, é recomendado repouso e evitar esforços repetitivos. Entre os medicamentos para alívio da dor, é receitado analgésicos, antiinflamatórios e relaxantes musculares.

Agora, para manutenção e reabilitação da dor nas costas, o paciente pode realizar tratamentos complementares como fisioterapia e pilates. 

O Pilates é uma atividade interessante na hora de tratar as dores musculares, uma vez que a prática fortalece o core, aumenta a flexibilidade e com ele é possível trabalhar todos os músculos do corpo. 

Além de aliviar o estresse e corrigir a postura, que são fatores que citamos aqui. Sendo assim, uma atividade indispensável para o tratamento complementar da cervicalgia é o pilates. 

rapaz com cervicalgia fazendo pilates

Como evitar a dor na cervical? 

Muitas pessoas acabam procurando um médico assim que a dor aparece. Seja para tratamento ou para saber se há como evitar a dor na cervical. 

A verdade é que nem sempre é necessário buscar um médico para casos de dor na cervical. Você pode buscar diretamente um fisioterapeuta, por exemplo. 

Ou ainda, praticar exercícios físicos como o pilates também pode ajudar a evitar as dores na cervical. 

Afinal, um fisioterapeuta pode indicar a prática do pilates e de um bom instrutor ou academia. Lembrando que isso é possível se a causa da sua dor na cervical não for algo mais grave como uma hérnia por exemplo. 

Caso contrário, a prática do pilates não há contraindicações. Uma vez que a atividade também ajuda a diminuir o risco de lesões. 

Comparado a outras atividades como corrida e Crossfit, por exemplo, o Pilates oferece baixíssimo impacto nas articulações. Isso faz com que seja uma ótima opção para pessoas sedentárias ou que já tenham algum tipo de lesão que impossibilite atividades de alto impacto. 

Portanto, agora que sabe mais sobre a atividade do pilates e como evitar as dores cervicais, você pode ficar mais tranquilo quanto a isso. 

Consulte um fisioterapeuta de confiança para saber se você poderá realizar pilates para melhorar a cervicalgia de uma vez por todas!