pilates é bom para que

Pilates é bom para que? Conheça todos os detalhes desta modalidade

O Pilates é uma modalidade de esporte cada vez mais procurada pelas pessoas de todas as idades. Há ainda aquele estigma de ser um esporte só para mulheres, mas já provamos que isso não é verdade e pode ser praticado por quem quiser e tiver força de vontade.

Para você conhecer ainda mais e saber para o que Pilates é bom, elaboramos este artigo com todos os detalhes da modalidade. Se é fácil, se dá para ganhar músculos com pilates, entre outras coisas. Então, acompanhe conosco a leitura.

Pilates: para que serve?

O método criado por Joseph Pilates, em 1920, se mantém até hoje como uma atividade atual e muito eficaz para alongar, fortalecer e buscar o equilíbrio do corpo. É por isso que é um método muito procurado hoje em dia.

Para o fundador, o core era visto como o centro da gravidade do corpo. Por isso, é a parte mais importante do corpo e que deve ser fortalecida através desse método.

Então, a fim de fortalecer esses músculos do core, que, segundo ele, sustentam a coluna, os órgãos e a postura, que o método foi criado. Através do Pilates, é possível conseguir músculos mais fortes e definidos, mais flexibilidade, postura correta e sensação de  bem-estar.

O Pilates atende à vários objetivos diferentes, no entanto, para citar alguns específicos, o Pilates pode te ajudar a:

  • Ter mais condicionamento físico;
  • Garantir a reabilitação física;
  • Emagrecer ou definir a musculatura. 

Portanto, o Pilates pode atingir diversos objetivos. Tudo depende da disposição do aluno e se há algum objetivo específico. 

Em outras palavras, é recomendável que você se informe com um profissional antes, incluindo um médico para liberação da prática do Pilates. 

Como se pratica Pilates? 

A essência da prática do Pilates é a junção de exercícios de ioga, artes marciais e meditação. Ainda há muita atenção com a respiração, para haver bastante consciência corporal. É assim que se pratica Pilates. 

Como dissemos, o Pilates é indicado para todas as pessoas, desde atletas de alto nível, até idosos. Por ser uma atividade de baixo impacto, ou seja, a maioria dos exercícios são feitos com o peso do próprio corpo, respeitando assim, as capacidades individuais. 

Os exercícios podem ser feitos com o auxílio de aparelhos ou apenas com o peso do corpo, sendo assim, uma atividade com pouco risco de lesão. 

Como veremos a seguir, pessoas que sofrem com depressão e ansiedade também são beneficiadas com essa prática, pois ela trabalha muito a respiração e a atenção, por meio de uma conexão do corpo com a mente. 

pilates é bom pra que

O Pilates é bom pra que?

  1. Tonificação muscular

Durante o exercício do pilates, a contração dos músculos é bem trabalhada. Com isso, as fibras musculares são rompidas e reconstruídas, contribuindo para a formação de massa magra e músculos mais fortes. 

  1. Alívio do estresse e depressão

Além de focar no aspecto físico, o Pilates também contribui muito para a saúde mental. Isto é, seus exercícios contribuem para uma melhora na respiração, o que alivia o estresse e atua na ansiedade. Além disso, como a respiração é parte fundamental na prática do Pilates, é preciso total atenção neste aspecto. Uma maior concentração nos movimentos, garante um maior relaxamento. 

  1. Aumenta a flexibilidade

É um treinamento, portanto, não se preocupe se na primeira aula, você ainda não tem muita flexibilidade. Isso é adquirido aos poucos. A prática contínua do Pilates irá melhorar as articulações do corpo para uma melhoria neste aspecto, além de uma correção na postura. 

  1. Melhora a postura corporal

Falando em postura, passamos a maior parte do tempo sentados, com a postura errada, ou de pé. Quando não, estamos com os olhos para baixo em uma tela de celular. Isso sobrecarrega os ombros, contribuindo para uma postura mais curva. Então, para conseguir adquirir o principal benefício do Pilates, é feito um trabalho de correção de postura, além de ajudar a ter menos dores nas costas, por exemplo. 

  1.  Melhora cardiorrespiratória

O Pilates também é bom para uma melhora cardiorrespiratória. Como falamos anteriormente, a respiração é parte fundamental na prática do pilates. Portanto, ao se concentrar nesta função, o sistema cardiorrespiratório trabalhará melhor. Por isso que o Pilates é muito útil para contribuir para uma melhora nas funções respiratórias. 

  1. Aumenta a densidade óssea

O osso, assim como os músculos, são tecidos dinâmicos. Ou seja, eles também respondem aos exercícios praticados. Principalmente os de resistência e sustentação de peso. Por isso que o Pilates é bom para o aumento da densidade óssea. Pois esses exercícios envolvem os músculos puxando o osso para criar tensão, o que os fortalece. 

  1. Auxilia na perda de peso

É isso mesmo, com o ganho de massa magra, há a perda de gordura. Afinal, como todo exercício, há movimentação, respiração e tensão e isso contribui para perdas de calorias. É claro que o resultado não vem do dia para noite, sendo necessário um acompanhamento e a prática regular do Pilates. 

Principais dúvidas acerca do Pilates

Mesmo depois deste artigo para responder a pergunta “Pilates é bom para que” ainda pode restar algum questionamento. Então, destacamos alguns pontos que podem ser dúvidas de outras pessoas também. Acompanhe! 

  1. Quanto custa uma aula de pilates?

Essa pergunta pode depender muito do seu objetivo, quantidade de aulas, entre outras coisas. Além disso, é possível fazer aulas com equipamentos que demandam mais atenção do instrutor(a), por exemplo. Tudo isso entra na conta, porém, podemos adiantar que duas aulas por semana podem custar de R$200 a R$500. 

  1.  Pilates também é para homem?

Como falamos um pouco neste artigo, ainda há certo estigma de que Pilates só serve para as mulheres. No entanto, os homens podem se beneficiar muito com a prática por trabalhar a flexibilidade, a definição de músculos e prevenir câncer de próstata. 

  1. Pilates me deixa mais alto?

Sim, praticar Pilates pode te deixar mais alto, não por fazê-lo crescer, mas sim, por alinhar a sua postura. Isso acontece devido ao fortalecimento dos músculos da região e à descompressão das vértebras. Por isso o corpo fica mais esguio e ereto, dando a aparência de ficar mais alto. 

Agora que você descobriu que Pilates é bom para o corpo e a mente, que tal agendar uma aula conosco sem compromisso? Entre em contato para uma avaliação e não se esqueça de continuar acompanhando nosso blog para estar sempre atualizado sobre o mundo do Pilates.