benefícios do pilates

9 incríveis benefícios do Pilates que nunca te contaram

O pilates é a modalidade ideal para tratar dores nas costas, melhorar a flexibilidade, diminuir o estresse e ainda desenvolver consciência corporal e equilíbrio – mas esses não são os únicos benefícios.


Os exercícios de pilates visam a conexão entre mente e corpo, como uma unidade, de modo a melhorar a consciência corporal e dessa forma promover benefícios e são estruturados a partir de 6 princípios básicos: concentração, fluidez, precisão, centralização, respiração e controle.

Assim como qualquer modalidade, o pilates apresenta vantagens específicas. Ou seja, é o exercício ideal para algumas situações, mas não é o protagonista para outras.

Vamos descobrir quais são os benefícios do pilates e por que você deve começar a praticar?

Conheça os 9 benefícios completos do Pilates

1. Ajuda a diminuir o estresse e a ansiedade

O estresse do dia a dia geralmente tem relação com a nossa incapacidade de permitir que a mente descanse. Durante as aulas de pilates, nossa atenção é direcionada para os movimentos, para a sensação do corpo e para o momento presente. Dessa forma, o momento da prática é um refúgio que permite que a mente tire o foco da situação de gatilho para o estresse e possa retornar limpa e clara.

Além disso, o ambiente das aulas de pilates é calmo e tranquilo, diferente da agitação ansiogênica encontrada em outros tipos de exercícios. O local em que estamos também ajuda a modificar a forma que nos sentimos, portanto um ambiente livre de excesso de barulhos ajuda a suavizar o estresse e a ansiedade.

2. Fortalece a musculatura do core

Por mais que o pilates não seja o primeiro exercício que vem à mente quando se pensa em força muscular, um dos pilares da modalidade é a centralização. Sabe o que isso quer dizer?

Um dos principais objetivos do pilates é fortalecer os músculos do Core. O Core é um grupo de músculos da parte central do nosso corpo que é responsável pelo nosso equilíbrio e principalmente pela sustentação da coluna. Ele é formado pelo bíceps femoral, transverso abdominal, multífidos, adutor, eretor da espinha, oblíquo interno e externo, iliopsoas, glúteo máximo e reto abdominal.

Seus músculos abdominais, a parte inferior das costas, quadris e nádegas permanecem todos contraídos e engajados durante um treino de pilates. Esta tensão constante ajuda a manter os músculos do núcleo inclinados e a desenvolver melhor resistência e força.


Essa resistência é importante não apenas para melhorar seu desempenho na prática, mas também para que seu corpo esteja mais preparado para atividades do cotidiano e para outros tipos de exercício físico.

3. Melhora a qualidade do sono e a disposição

Já foi comprovado inúmeras vezes a eficácia dos exercícios físicos no tratamento da insônia e na melhora do sono. Um dos aspectos que geram esse efeito é justamente a diminuição do estresse! A resposta interna do nosso organismo é a liberação do cortisol, o famoso “hormônio do estresse”, que nos deixa em constante estado de alerta e nos impede de relaxar para conseguir dormir. 

A melhora na disposição é uma consequência da qualidade do sono. Ao dormir por tempo suficiente e com qualidade, você vai acordar descansado e disposto para lidar com as suas demandas.

Além da qualidade do sono, a liberação de endorfina pelos exercícios físicos melhora a disposição e o bem estar, principalmente ao longo do tempo. Basicamente, uma das funções do exercício é ajudar a equilibrar a liberação de cortisol e endorfina, colaborando no ajuste do seu ciclo circadiano.

mulheres praticando pilates

4. Diminui o risco de lesões

Mesmo pessoas que não estão expostas ao extremo perigo podem sofrer lesões. O corpo humano pode ser bem frágil e não é preciso muito para nos ferir — levantar um objeto de mau jeito é o suficiente para machucar nossas costas. Além disso, hábitos sedentários e problemas posturais podem aumentar a fragilidade do nosso organismo, nos tornando mais suscetíveis a lesões.

As articulações do nosso corpo possuem líquido sinovial, que é responsável por manter a lubrificação e nutrição das células das articulações. Quando há muito atrito nas articulações, a produção deste líquido pode baixar, causando doenças como artrite reumatóide e osteoartrite. Ou seja, quando você exagera nos exercícios, o seu corpo pode acabar sofrendo com os problemas citados acima.

Como você já deve imaginar, o pilates também auxilia nesse quesito. Com vários exercícios para melhorar a postura e fortalecer a musculatura, ele pode ser um ótimo aliado contra as lesões e no tratamento delas.

Comparado a outras atividades como CrossFit e corrida, o pilates oferece baixíssimo impacto nas articulações, o que faz dele uma ótima opção para pessoas sedentárias ou com alguma lesão que impossibilite atividades de alto impacto. Mesmo para quem não se encaixa nesse grupo, é sempre desejável buscar uma atividade que não cause dano ao nosso corpo, não é mesmo?

5. Desenvolve flexibilidade e equilíbrio

Muitos dos exercícios do pilates são focados em melhorar a flexibilidade e equilíbrio do corpo. Isto significa menos dores nas costas na hora de se abaixar e melhora na amplitude dos movimentos, favorecendo o desempenho na prática de outras atividades, como natação, ciclismo e musculação.

Mas os benefícios do pilates para a flexibilidade e equilíbrio não se limitam apenas a prática de outras atividades. Os movimentos do dia a dia passam a ser executados com maior segurança, como pegar algo que caiu no chão ou alcançar um objeto no fundo de um armário, diminuindo o risco de quedas e lesões.

6. Melhora dores nas costas e problemas posturais

Dores nas costas costumam ser o principal motivo que leva as pessoas a procurarem o pilates, e com razão! Muitos exercícios são elaborados exclusivamente para esse fim: aliviar dores nas costas e melhorar a postura.

Mas como isso é possível?

Já contamos para você sobre o fortalecimento dos músculos do Core, que é proporcionado pelo pilates. Como a coluna é sustentada por esse conjunto de músculos, o fortalecimento dos mesmos auxilia no retorno da coluna à sua posição natural, reestruturando a postura e estabilizando a coluna.


Outro efeito colateral da prática de pilates é a expansão da consciência corporal. Conforme você se torna mais consciente do seu corpo, da sua postura e dos seus músculos, fica mais fácil controlá-los e restabelecer a postura adequada no dia a dia, quando você perceber que não está sentado corretamente.

7. Funciona para reabilitação

O pilates é muito recomendado para reabilitação após lesões. Idosos, pessoas em tratamento fisioterápico e atletas podem praticar os exercícios do pilates de forma complementar aos treinos que já executam.

É importante consultar o seu médico ou fisioterapeuta antes de praticar pilates para reabilitação de lesões e preparo físico, para garantir que você está buscando a melhor opção para o seu caso.

aula com beneficios do pilates

8. Melhora a consciência corporal e propriocepção

Propriocepção é o termo utilizado para nomear a capacidade de reconhecer a localização espacial do corpo, sua posição e orientação, a força exercida pelos músculos e a posição de cada parte do corpo em relação às demais, sem utilizar a visão. Este tipo de percepção permite a manutenção do equilíbrio postural e a realização de diversas atividades práticas.

Entre os princípios do pilates, estão a concentração e o controle. Ao exercê-los nas aulas, pode-se atentar a cada parte do seu corpo, desenvolvendo maior consciência corporal. Esses estímulos são essenciais para aprender a manter a postura durante o dia e a se tornar mais consciente aos movimentos.

9. Pode ajudar no controle de peso

Por mais que o emagrecimento não seja o foco do pilates, as aulas podem auxiliar você nesse objetivo. Para quem é obeso e não pratica nenhum tipo de exercício físico, começar pelo pilates pode ser uma boa opção para começar a gastar calorias.

As aulas de pilates não são as mesmas para todo mundo. Cada pessoa vai ter suas próprias necessidades, suas próprias queixas e suas próprias dificuldades. Um plano de treino de pilates precisa ser individualizado para que cada pessoa possa extrair os benefícios da prática, e é exatamente isso que fazemos no Studio Medina Plus. Venha conhecer nossas aulas personalizadas!

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