casal treinando funcional

7 benefícios do treinamento funcional que você precisa conhecer

O treinamento funcional é uma modalidade inovadora cujos exercícios têm como finalidade melhorar o seu desempenho em movimentos do dia a dia. Por ser tão diverso e facilmente aplicado a diferentes necessidades, muitas pessoas têm dificuldade em entender o que é e para que serve o treinamento funcional, mas até o final do texto você verá que o conceito é simples e os benefícios são impressionantes.

Os benefícios do treinamento funcional vão desde os mais simples aos mais complexos: desenvolvimento de flexibilidade, mobilidade, consciência corporal até emagrecimento e hipertrofia.

Você sabe por que uma única modalidade pode auxiliar em tantos objetivos? Porque as aulas de funcional geralmente são adaptadas para a necessidade do praticante. Por exemplo, se você deseja desenvolver força, exercícios que oferecem alto gasto calórico não serão protagonistas no seu treino. Já se você deseja se recuperar de alguma lesão articular, exercícios de alto impacto ficarão de fora do seu treino. 

Independente do objetivo individual de cada pessoa, todas têm muito a ganhar com a prática do funcional!

Como são as aulas de treinamento funcional?

Por mais que normalmente se conheça aulas de funcional realizadas em grandes grupos, no formato de circuito, essa não é a única forma de treinar. Cada vez mais se tornam populares as aulas personalizadas individuais e em pequenos grupos, possibilitando monitoramento mais próximo entre o professor e os alunos e maior suporte na execução dos exercícios.

As aulas têm duração média de 40 minutos a 1h e a frequência semanal ideal vai depender do objetivo de cada pessoa. 

Quais são os benefícios do treinamento funcional?

As aulas de funcional tem alguns princípios: estimular mais de um músculo no mesmo movimento, incluir exercícios utilizando o peso corporal e simular movimentos da vida real. Todos os benefícios do treinamento funcional são uma consequência destes princípios.

1. Aumenta a força muscular 

  Diferente de outras modalidades como a musculação, no treinamento funcional os exercícios estimulam mais de um músculo ao mesmo tempo. Essa proposta é mais alinhada ao funcionamento natural do corpo e aos movimentos que são executados no seu dia a dia. Dificilmente você usará apenas um músculo para realizar uma tarefa rotineira, então por que treinar músculos isolados?

  Quando você realiza um agachamento, por exemplo, está ativando o quadríceps, glúteo máximo, isquiotibiais (parte posterior das coxas), panturrilha, quadril, lombar e abdômen, o que é muito similar à vida real.

  Muitas pessoas associam treinamento funcional com emagrecimento e não acreditam ser possível ganhar músculos com essa modalidade, mas essa crença é um mito! Cada vez mais aumenta o número de pessoas que têm resultados surpreendentes de hipertrofia praticando treinamento funcional.

2. Facilita a perda de peso

  O segredo para perder peso é fazer ajustes na sua alimentação e se engajar na prática de exercícios eficazes, e o treinamento funcional é uma alternativa excelente

A combinação de exercícios de força com exercícios aeróbicos no funcional é o que garante o emagrecimento. As aulas são dinâmicas, podem ser intensas e ainda auxiliam no desenvolvimento de músculos enquanto você emagrece.

  Um diferencial do funcional para o emagrecimento é que as aulas nunca são monótonas. Se você já desistiu de diversas modalidades por se sentir entediado, não ver evolução e acreditar que todas as aulas estão sendo iguais, saiba que no funcional essa não é a realidade. Por essas características, é mais fácil se manter engajado e regular nos treinos, garantindo a perda de peso a longo prazo.

3. Correção da má postura e dores nas costas

  As dores nas costas geralmente são ocasionadas pelo excesso de tempo em frente ao computador em postura inadequada. Quando os músculos que sustentam a coluna não estão devidamente fortalecidos, as dores se tornam uma realidade. 

  Diversos exercícios de treinamento funcional fortalecem os músculos do Core, que são o transverso abdominal, oblíquo interno e externo, multifidus, eretor da espinha, ílio-psoas, bíceps femoral, adutor, glúteo máximo e reto abdominal. Estes são os músculos responsáveis por dar suporte à coluna, então quando você os fortalece, promove a estabilização da coluna e favorece a manutenção da sua postura natural.

4. Alivia o estresse

  Uma das consequências momentâneas do estresse é levar a mente à exaustão pelo excesso de pensamentos. Durante o treino, toda a sua atenção passa a ser direcionada para a execução dos movimentos, evitando que o seu cérebro foque demais em situações externas ao momento do exercício.

  Além disso, a prática de exercícios ajuda a normalizar a liberação de cortisol, o hormônio do estresse, e estimula a liberação de hormônios associados ao prazer e bem estar. Ao longo do tempo, os exercícios ajudam inclusive a amenizar os sintomas de doenças como a depressão e ansiedade.

5. Ganho no condicionamento físico e aumento de resistência cardiorrespiratória

  Logo que você começa a treinar, seu condicionamento físico provavelmente é muito inferior ao que poderia ser. Conforme você progride nos treinos, vai desenvolvendo maior resistência e seus músculos vão ficando mais fortes. Da mesma forma, seu coração e sua respiração passam a se ajustar à nova demanda que você está criando e se tornam mais resistentes e saudáveis.

6. Maior flexibilidade, mobilidade, coordenação motora e consciência corporal

  Muitos dos exercícios funcionais são realizados utilizando o peso do próprio corpo, ou equipamentos práticos como anilhas e halteres, o que exige o desenvolvimento de coordenação motora e consciência corporal.

  O treinamento funcional libera as tensões através do alongamento dos músculos,  melhorando a flexibilidade, a mobilidade e a amplitude dos seus movimentos. Desenvolver essas habilidades auxilia no controle dos seus movimentos durante as aulas, evitando o risco de lesões enquanto você fortalece seu corpo.

  Diversos exercícios exigem atenção e concentração para serem executados, o que por si só já faz com que os movimentos sejam executados de forma mais coordenada e harmônica.

7. Previne e trata lesões

  O treinamento funcional foi inicialmente criado para o tratamento de lesões, já que os exercícios ajudam a manter as articulações ativas e estáveis e desenvolvem mobilidade e flexibilidade, o que ajuda bastante na reabilitação.

  É muito comum que atletas de outras modalidades busquem as aulas de funcional para se recuperar de lesões sofridas no esporte que praticam, principalmente nos joelhos e tornozelos. Um dos benefícios do treinamento funcional é a prevenção de lesões justamente pela possibilidade de realizar exercícios de baixo impacto, se essa for a sua necessidade, sem abrir mão do fortalecimento muscular.

  Outra característica importante do treinamento funcional que garante a prevenção de lesões é o fortalecimento geral de todo o corpo. Ao ter músculos resistentes e treinar mobilidade e flexibilidade, suas articulações estarão protegidas e você evitará acidentes.


O treinamento funcional é para todas as pessoas?

Sim! Não há restrições de idade ou de condicionamento físico para aproveitar os benefícios do treinamento funcional. Justamente por ser uma modalidade adaptável às necessidades individuais e com ampla variedade de exercícios possíveis, os treinos servem para qualquer pessoa.

Você não precisa ser super treinado para então começar a fazer aulas de funcional. Mesmo que você não tenha experiência nenhuma com exercícios, já pode começar a praticar. Inicialmente suas aulas serão mais leves e a dificuldade e intensidade dos exercícios vai aumentando conforme você progride.

O benefício que você vai obter a partir do treinamento funcional depende do seu objetivo, já que a modalidade é perfeitamente adaptável. Quando praticado regularmente, o treinamento funcional evita lesões, melhora a flexibilidade e ajuda o corpo a se curar após lesões. O que você está esperando para agendar sua aula teste e começar a cuidar do seu corpo conosco?

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