Pilates para coluna: conheça a modalidade para prevenção e reabilitação
Muitas pessoas estão curiosas para saber se os exercícios de Pilates servem para tratar problemas na coluna. Desde agora já adianto: o Pilates é sim uma excelente opção para prevenir e tratar as dores!
Os problemas na região da coluna geralmente são provocados por fragilidade dos músculos abdominais. Quando os mesmos não estão fortalecidos o suficiente, não conseguem prover sustentação adequada às costas, o que acaba sobrecarregando a coluna e os músculos do Core.
Para sustentar o esqueleto humano, todas as regiões da coluna precisam estar devidamente protegidas, garantindo a estabilidade e flexibilidade dos movimentos.
Grande parte das dores são causadas por patologias relacionadas à coluna. Vamos conhecer quais são?
Conheça 5 patologias que causam dores na coluna
- Lombalgia
- Cervicalgia
- Lordose
- Escoliose
- Torcicolo
Lombalgia
Dor na lombar: É caracterizado pela dor no final da coluna, que tende a se agravar pelo hábito de manter uma postura inadequada. A lombalgia pode ser classificada de 3 maneiras: aguda, crônica e referida.
Cervicalgia
Dor na cervical: As dores são na parte superior das costas, próximo ao pescoço. É uma dor recorrente e pode acometer pessoas de todas as idades.
Lordose e escoliose
São alterações na curvatura da coluna cervical. Estes desvios podem ser de origem genética ou adquiridos por problemas musculares, ósseo, má postura, obesidade e etc.
Torcicolo
Falta de mobilidade no pescoço, com muita dor. É a contração dos músculos localizados na região da cervical, geralmente causados pela má posição durante o sono e o estresse do dia a dia.
Conheça as áreas da coluna que manifestam as dores
Cervical
Estima-se que de dez pessoas, sete já tiveram ou terão dores nesta parte da coluna. É também conhecida como dor no pescoço. Conforme a gravidade, essas dores podem se irradiar para a mandíbula, ombros e braços.
Geralmente a dor na cervical é causada por má postura, principalmente durante o sono, ou pela utilização de travesseiros de alturas inadequadas. Outra causa comum é carregar mochilas pesadas ou num só ombro.
Torácica
É a região da coluna que sustenta e estabiliza o tronco. Normalmente a dor se manifesta nas escápulas (asinhas das costas). Esta dor causa muita queimação e fadiga. Sua causa geralmente é a má postura, musculatura fraca, excesso de peso ou hérnia de disco.
Lombar
É a área mais baixa da coluna. Esta região da tem a função de flexão e extensão do tronco, inclinação lateral e rotação lombar. A dor na lombar tem como sintoma uma leve queimação na região central, as dores podem irradiar para os glúteos.
A postura inadequada ou a forma descuidada de pegar um peso ao chão, assim como a fragilidade dos músculos anteriores da lombar são as principais causas desse tipo de dor, que é cada vez mais comum.
O longo período de tempo que passamos sentados atualmente também é um problema para a coluna e tem sido a causa mais frequente das dores lombares.
Como melhorar as dores na coluna
A primeira orientação é procurar um médico ou fisioterapeuta para que um destes profissionais componha um diagnóstico que mostre a origem dessas dores. O profissional indicará o tratamento adequado, que poderá ir de fisioterapia, exercícios de reabilitação física, até analgésicos e cirurgias.
Muitas vezes a patologia que causa a dor na coluna tem suas raízes em outros problemas. Um bom exemplo é o cálculo renal, suas dores intensas se irradiam pela coluna, todavia o problema geralmente é uma pedrinha presa nas vias urinárias.
Manter a atenção na postura ao sentar também é importante para aliviar a pressão nas costas e evitar contusões.
A prática orientada de exercícios físicos é uma forma de intervenção muito eficaz para buscar a melhora das dores. Cabe ao fisioterapeuta determinar os exercícios corretos para esta reabilitação.
Nesta parte entra o Pilates, como uma modalidade de exercícios que desperta interesse e garante esse benefício.
O Pilates é bom para a coluna?
A metodologia dos exercícios ajuda na prevenção e tratamento das dores na coluna. Os exercícios fortalecem a região do core, trabalham o alongamento e a flexibilidade.
Outros benefícios do Pilates
Os exercícios de Pilates trazem ótimos benefícios, como estes que vamos mostrar agora:
- Fortalecimento muscular da região do Core,
- Melhora da flexibilidade e equilíbrio,
- Aumento da resistência física,
- Melhora a qualidade do sono,
- Ajuda no controle do peso,
- Alívio de dores nas costas,
- Trata e previne lesões,
- Consciência corporal,
- Corrige a postura,
- Alivia o estresse.
Todos os alunos que praticam os exercícios, seja para alívio de dores ou reabilitação, mostram resultados satisfatórios já nos primeiros meses.
O trabalho de Pilates é personalizado e melhora o desempenho de pessoas de todas as idades. O método alivia a dor na coluna, reeduca a postura e trabalha a consciência corporal.
As sessões de Pilates são realizadas no solo, suspensas, ou em equipamentos apropriados. Cada movimento exige respiração controlada e postura adequada.
Quem pode praticar o Pilates?
O Pilates é indicado para pessoas de todas as idades e fases da vida: homens, mulheres, crianças, jovens, grávidas e idosos. O treinamento traz harmonia entre o corpo e mente nas suas sessões de exercícios. A modalidade pode ser praticada em casa, ao ar livre ou em academias.
Exemplos de exercícios de Pilates para a coluna
Existem muitos exercícios de Pilates para patologias na coluna cervical, que serão orientados pelo professor especializado, tudo de acordo com o perfil de cada cliente. Vamos mostrar abaixo três exercícios indicados para a coluna cervical, como exemplo.
Mobilidade em rotação de tronco
Deitado de lado, estique os braços alinhados para frente e inspire, depois vá soltando o ar pela boca devagar e levando o seu braço de cima até o outro lado, executando uma rotação de tronco, sem desalinhar as pernas. Inspire novamente e repita o exercício.
Gato arrepiado
Este exercício trabalha a mobilidade da coluna, incluindo a cintura pélvica. Em 4 apoios, levante lentamente a coluna para cima e depois para baixo, projetando o bumbum para cima. Mantenha os cotovelos estendidos durante o movimento.
Extensão lombar
Deite de barriga para baixo, apoie os antebraços e levante o tronco com a força dos braços.
Vá até onde conseguir sem tirar o quadril da superfície.
Studio Medina Plus
Aqui no Studio, trabalhamos com Pilates Personalizado para diferentes perfis, objetivos e resolvendo os mais diversos problemas. Temos 11 anos de experiência em acompanhamento personalizado e estamos prontos para receber você!