dor nas costas na gravidez

Dor nas costas na gravidez: entenda as causas e como solucionar

A dor nas costas na gravidez é bastante incômoda para muitas mulheres. As dores são mais intensas no início do terceiro trimestre de gestação, quando a hora do parto se aproxima.

O crescimento do bebê na barriga da gestante força a região lombar da mulher para frente, o que provoca dores em uma coluna cervical já combalida pelo relaxamento dos músculos, processo que é natural no período de gravidez.

Quais são as causas da dor nas costas na gravidez?

Existe um conjunto de fatores na gestação que podem sobrecarregar as costas. Segundo a Dra. Amanda Bedoschi, ginecologista e obstetra, as dores são causadas por alguns motivos:

  • Alterações fisiológicas no corpo: o crescimento da barriga durante a gestação é um fator de desequilíbrio. A tendência é o centro de gravidade do corpo se deslocar para frente. A mulher como compensação busca uma postura um pouquinho mais para trás, elevando a tensão nos músculos das costas.
  • Ação do hormônio progesterona: durante a gestação este hormônio possui maior ação em todo o corpo, principalmente nos ligamentos da pelve, causando uma frouxidão nos músculos e, ao caminhar, provoca uma instabilidade que prejudica a coluna.
  • Enfraquecimento dos músculos do abdômen: com o crescimento da barriga os músculos do abdômen enfraquecem, e estes músculos são fundamentais para a estabilidade da região do Core.

Dicas para evitar as dores nas costas na gravidez

Exercícios físicos podem aliviar a dor nas costas neste período?

O pilates é uma atividade física recomendada por médicos obstetras e fisioterapeutas durante o período de gravidez.  Seus exercícios aliviam a dor nas costas e prepara a mulher para passar esse período com mais conforto, saúde e disposição.

Ao passo que a barriguinha vai crescendo, o centro de gravidade do corpo se desloca para frente, causando dores nas costas. O próprio ganho de peso natural da gestação já é suficiente para aumentar as dores lombares.

O pilates auxilia na reestruturação da postura e fortalece os músculos da pelve e da lombar, ou seja, o apoio dos exercícios previne e ajuda a tratar as dores nas costas durante a gravidez.

gestante praticando pilates

Massagem na gravidez alivia dores nas costas?

A massagem em grávidas não é um procedimento muito comum, já que precisa de um preparo para ser executado. As massagens devem ser realizadas por profissionais especializados, que saberão utilizar as técnicas, os cremes e óleos adequados.

Antes de iniciar a massagem é recomendado consultar um médico, já que até os 90 dias de gestação, a segurança do feto é mais delicada.

Existe muitos benefícios que fazem as gestantes recorrerem às massagens, sendo alguns:

  • Melhora da circulação sanguínea
  • Diminuição das dores nas pernas
  • Diminuição das dores lombares
  • Alívio da constipação intestinal
  • Melhora dos inchaços
  • Prevenção de varizes
  • Alívio das tensões.

Agora você conhece as causas das dores nas costas, como preveni-las e como trata-las! Lembre-se sempre da importância de se manter fisicamente ativo em todas as fases da vida e conte sempre com o Studio Medina Plus para ajudar você nessa!

Open chat