Dor nas costas na gravidez: entenda as causas e como solucionar
A dor nas costas na gravidez é bastante incômoda para muitas mulheres. As dores são mais intensas no início do terceiro trimestre de gestação, quando a hora do parto se aproxima.
O crescimento do bebê na barriga da gestante força a região lombar da mulher para frente, o que provoca dores em uma coluna cervical já combalida pelo relaxamento dos músculos, processo que é natural no período de gravidez.
Quais são as causas da dor nas costas na gravidez?
Existe um conjunto de fatores na gestação que podem sobrecarregar as costas. Segundo a Dra. Amanda Bedoschi, ginecologista e obstetra, as dores são causadas por alguns motivos:
- Alterações fisiológicas no corpo: o crescimento da barriga durante a gestação é um fator de desequilíbrio. A tendência é o centro de gravidade do corpo se deslocar para frente. A mulher como compensação busca uma postura um pouquinho mais para trás, elevando a tensão nos músculos das costas.
- Ação do hormônio progesterona: durante a gestação este hormônio possui maior ação em todo o corpo, principalmente nos ligamentos da pelve, causando uma frouxidão nos músculos e, ao caminhar, provoca uma instabilidade que prejudica a coluna.
- Enfraquecimento dos músculos do abdômen: com o crescimento da barriga os músculos do abdômen enfraquecem, e estes músculos são fundamentais para a estabilidade da região do Core.
Dicas para evitar as dores nas costas na gravidez
- Prática de atividades físicas para reforçar a região da pelve
- Não permanecer sentada e nem em pé por muito tempo
- Deitar de lado com um travesseiro entre as pernas
- Não usar sapatos de salto ou rasteirinha
- Manter a postura correta ao sentar
- Não carregar peso
Exercícios físicos podem aliviar a dor nas costas neste período?
O pilates é uma atividade física recomendada por médicos obstetras e fisioterapeutas durante o período de gravidez. Seus exercícios aliviam a dor nas costas e prepara a mulher para passar esse período com mais conforto, saúde e disposição.
Ao passo que a barriguinha vai crescendo, o centro de gravidade do corpo se desloca para frente, causando dores nas costas. O próprio ganho de peso natural da gestação já é suficiente para aumentar as dores lombares.
O pilates auxilia na reestruturação da postura e fortalece os músculos da pelve e da lombar, ou seja, o apoio dos exercícios previne e ajuda a tratar as dores nas costas durante a gravidez.
Massagem na gravidez alivia dores nas costas?
A massagem em grávidas não é um procedimento muito comum, já que precisa de um preparo para ser executado. As massagens devem ser realizadas por profissionais especializados, que saberão utilizar as técnicas, os cremes e óleos adequados.
Antes de iniciar a massagem é recomendado consultar um médico, já que até os 90 dias de gestação, a segurança do feto é mais delicada.
Existe muitos benefícios que fazem as gestantes recorrerem às massagens, sendo alguns:
- Melhora da circulação sanguínea
- Diminuição das dores nas pernas
- Diminuição das dores lombares
- Alívio da constipação intestinal
- Melhora dos inchaços
- Prevenção de varizes
- Alívio das tensões.
Agora você conhece as causas das dores nas costas, como preveni-las e como trata-las! Lembre-se sempre da importância de se manter fisicamente ativo em todas as fases da vida e conte sempre com o Studio Medina Plus para ajudar você nessa!