Pilates na Osteoporose: é indicado? É seguro praticar?
Você já ouviu falar sobre os benefícios que a prática do pilates oferece para a prevenção, tratamento e controle da osteoporose? Não?
Com certeza você já ouviu falar dos amplos benefícios do pilates em outras questões relacionadas à saúde, mas não tinha conhecimento de que as técnicas do método pilates auxiliam na melhora da qualidade de vida dos idosos acometidos por essa condição.
O pilates é realmente muito vantajoso para quem sofre dessa patologia e em concomitância com outras ações e cuidados, esse método atua positivamente no tratamento da osteoporose.
Por esse motivo, vamos mostrar a você ao longo do post de hoje o que é a osteoporose, seus sintomas, fatores de risco para desenvolvimento da doença e é claro, abordar também como o Pilates pode auxiliar na prevenção e controle dessa patologia.
O que é osteoporose?
A osteoporose, que literalmente significa: ‘osso poroso’, é uma doença que acarreta na redução de densidade da massa óssea, ou seja, quando os ossos estão com a densidade comprometida, eles acabam tornando-se mais fragilizados e porosos, aumentando severamente os riscos de fratura.
Essa perda de massa óssea vai ocorrendo progressiva e silenciosamente – o que a torna tão perigosa – já que ela não apresenta sintomas e só é descoberta após a ocorrência da primeira fratura.
A principal causa da osteoporose é a redução nos níveis do estrogênio – o que resulta num menor depósito de minerais e cálcio nos ossos, pois o processo não ocorre mais com a efetividade anterior – gerando o enfraquecimento ósseo.
As partes do corpo mais acometidas pela osteoporose são:
- Vértebras;
- Fêmur;
- Quadril
- Punho;
- Braços.
Os números da Osteoporose
A osteoporose atinge mais de 10 milhões de pessoas – principalmente idosos e mulheres no período pós menopausa – sendo responsável por mais de 9 milhões de fraturas somente aqui no Brasil – fraturas essas que podem levar a complicações sérias como: dores crônicas, dificuldades de locomoção e por consequência, diminuição da qualidade de vida.
Em nosso país, mais de 30% das mulheres na pós-menopausa e 15% dos homens com mais de 50 anos possuem diagnóstico de osteoporose.
Essa doença acomete duas vezes mais as mulheres do que os homens – devido a elas terem naturalmente uma menor massa óssea e também pelo fato de que a produção do hormônio estrogênio cair significativamente na menopausa – ao passo que nos homens a produção de testosterona vai decrescendo de forma gradual.
Sintomas da Osteoporose
Quando está em estágio avançado, a osteoporose apresenta os seguintes sintomas:
- Encolhimento;
- Deformidades;
- Dores crônicas;
- Fraturas vertebrais.
Esse último é bastante perigoso pois pode provocar problemas gastrointestinais e respiratórios e inclusive reduzir muito a qualidade de vida por contribuir com o aparecimento de doenças como a pneumonia.
Causas da osteoporose
Entre os fatores de risco que podem causar essa doença, destacamos:
- Artrite;
- Alimentação desregrada;
- Baixa quantidade de vitamina D;
- Consumo inveterado de café e refrigerantes,
- Déficit de cálcio;
- Possuir genitores que tiveram osteoporose;
- Diabetes;
- Exposição solar insuficiente;
- Faixa etária acima de 50 anos;
- Ingestão excessiva de álcool;
- Tabagismo;
- Possuir afecções na tireoide;
- Levar uma vida sedentária;
- Ser portador de doenças autoimunes como aids e lúpus;
- Ser do sexo feminino;
- Ter passado pela menopausa.
Pilates na osteoporose – como eles se conectam
Prevenir os efeitos da osteoporose passa inevitavelmente pela ingestão de minerais como o cálcio e outros e também de vitamina D, além do fortalecimento ósseo – com atividades físicas regulares.
Essas questões são imprescindíveis para quem quer manter a Osteoporose longe.
E aqui entra a conexão entre Osteoporose e Pilates, pois como os exercícios do método focam na musculatura visando o aumento da força e da massa magra, resultam num trabalho eficiente para melhora da resistência muscular.
Seja por meio dos aparelhos, com bolas, pesos, posturas, e/ou utilizando o peso do próprio corpo, os exercícios do Pilates auxiliam a pessoa a fortalecer seu corpo trabalhando-o de forma global, fortalecendo todos os membros de maneira equilibrada.
Os alongamentos praticados no método Pilates também atuam:
- Aliviando as tensões;
- Prevenindo o encurtamento dos membros;
- Melhorando a mobilidade corporal;
- Favorecendo a postura correta.
Como o pilates proporciona uma postura mais alinhada e maior flexibilidade corporal, esses fatores proporcionam reequilíbrio muscular, aumentando a estabilidade e favorecendo o equilíbrio – diminuindo o número de quedas.
Porque o Pilates é bom na osteoporose?
Como qualquer atividade física, o método Pilates melhora a oxigenação muscular de forma natural – decorrente do corpo em movimento – o que auxilia também na absorção de nutrientes.
De forma que ao unir uma alimentação adequada ao Pilates você cria uma excelente dupla de prevenção dos problemas relacionados à osteoporose, inclusive promovendo maior equilíbrio e mobilidade corporal, gerando mais segurança e reduzindo quedas, pois o indivíduo adquire maior consciência corporal e coordenação motora.
Os exercícios do Pilates para quem possui osteoporose auxiliam ainda na melhora da formação óssea, pois a contração muscular decorrente do exercício funciona como estímulo mecânico para a formação óssea.
Principais exercícios de Pilates que ajudam na melhora da osteoporose
O instrutor deve estar sempre atento ao aluno, adaptando o treino sempre que necessário para garantir que a execução dos exercícios seja feita de forma segura e com precisão dos movimentos para obtenção do melhor resultado evitando complicações.
Dessa forma, selecionamos alguns exercícios de pilates que ajudam pacientes com osteoporose – veja abaixo quais são.
Breast Stroke Prep
Atuação: Exercícios extensores de coluna sem grande amplitude de movimento ajudam a prevenir fraturas vertebrais, pois atuam melhorando a densidade mineral óssea e fortalecendo a musculatura da cadeia posterior.
Execução: Em decúbito dorsal, com membros inferiores estendidos e unidos e membros superiores com os cotovelos flexionados é mãos ao lado da cabeça. Inspirar e na expiração realizar extensão de tronco. Inspirar novamente e na expiração voltar para a posição inicial.
Upper Limb Sitting
Atuação: Fortalecimento dos membros superiores e equilíbrio.
Execução: Sentado na bola, com os pés apoiados no chão, coluna bem alinhada e quadril na posição neutra. Inspirar e na expiração realizar a flexão dos cotovelos.
Standing Leg Press
Atuação: Fortalecimento dos membros inferiores e controle lombo pélvico.
Execução: Em pé,com quadril e joelho flexionados e pé apoiado na Step Chair, inspirar e na expiração realizar extensão do quadril e joelho. Inspirar novamente e na expiração retornar para a posição inicial.
Os melhores profissionais de pilates você encontra…
Aqui no Studio Medina! Nossos instrutores possuem ampla experiência com alunos que sofrem de osteoporose, pois nesses casos, o aluno deve ser muito bem avaliado antes de começar a praticar o Pilates e aqui sua saúde óssea estará em excelentes mãos.
Se você também padece dessa patologia e quer melhorar sua qualidade de vida, venha nos conhecer e desfrute de um plano de treino 100% personalizado e voltado para prevenção e controle da osteoporose.