treinamento funcional para que serve

Treinamento funcional: para que serve e como começar? 

Ainda com muitas dúvidas sobre o treinamento funcional e se esse tipo de atividade é ideal para você? Neste texto separamos tudo o que precisa saber sobre para que serve o treinamento funcional: de duração a quem pode praticar. 

O treinamento funcional vai ao encontro com várias modalidades, uma vez que ele leva esse nome por contar com várias possibilidades de treino. Você já vai entender!

Saber para que serve o treinamento funcional é muito importante para o seu desenvolvimento físico e mental. Por isso, seguir as orientações do seu personal é primordial para saber se esse tipo de treinamento serve para você. 

Basicamente, o treinamento funcional serve para o fortalecimento dos músculos, além de resistência e performance. No decorrer deste artigo, você saberá com mais detalhes essas e outras vantagens de praticar essa atividade física. Acompanhe! 

O que é treinamento funcional?

Por mais que essa modalidade possa estar na moda hoje em dia, saiba que o treinamento funcional é uma das modalidades mais antigas que existem. Além do mais, você sabia que essa atividade surgiu a partir de treinos de reabilitação física com fisioterapeutas? 

Pois é, esse tipo de treino foi criado, a princípio, para potencializar a recuperação do atleta ou paciente após uma lesão. Tendo isso em mente, o treinamento funcional surge a partir de exercícios específicos desenvolvidos de forma a auxiliar os atletas a retornar às atividades do dia a dia. 

Em outras palavras, o treinamento funcional incorpora o melhor de cada programa de condicionamento físico. Potencializando a capacidade do seu corpo de fazer as atividades que ele foi feito para fazer. 

Treinamento funcional: para que serve?

Lembrando do parágrafo anterior, onde falamos sobre as origens do treinamento funcional, podemos concluir que esse tipo de atividade tem como objetivo o condicionamento físico

Ou seja, o treinamento funcional trabalha com todos os músculos possíveis, de forma a condicioná-los a exercerem a sua maior performance. 

Assim, podemos dizer que o treinamento funcional serve para condicionar e preparar o corpo para as atividades físicas necessárias para o dia a dia. Ou ainda, em caso de atletas, esse tipo de treino ajuda a preparar o corpo para a prática de determinados esportes. 

Além disso, o treinamento funcional também tem por objetivo o ganho de força e a perda de peso. Através dos exercícios de alta intensidade, por exemplo, é possível alcançar o seu objetivo com este tipo de atividade. 

Durante o treinamento, você realiza movimentos que utilizam muitos músculos. Aumentando assim a frequência cardíaca, o que otimiza a queima de calorias. 

Exemplos de exercícios

O mais interessante em um treinamento funcional, é a possibilidade de usar o peso do próprio corpo para realizar algumas atividades. O que a torna uma prática muito versátil, podendo ser executada em diversos ambientes fora de uma academia, por exemplo. 

Abaixo listamos dois exercícios que podem ser feitos em casa mesmo, através do peso do próprio corpo: 

  1. Afundo: o afundo é um exercício de pernas que visa fortalecer a musculatura, além de melhorar o equilíbrio. Primeiramente você irá posicionar os pés na largura dos ombros, um à frente do outro a modo a ficar uma distância suficiente para formar um ângulo de 90° ao final do movimento. Então, você flexionará os joelhos, de modo que a coxa da perna da frente deve ficar paralela ao chão e o joelho de trás quase tocar o solo. Levante como se estivesse empurrando o solo com a perna da frente. 
afundo no treinamento funcional
  1. Burpee: o Burpee consiste em um exercício simples e que oferece muitos benefícios para o corpo. É uma atividade completa por trabalhar o sistema cardiorrespiratório e ainda potencializar a perda de peso. Primeiramente, fique em posição de flexão. Após, levante e pule tentando alcançar o teto. Ao cair no chão, volte a dar uma flexão e assim sucessivamente. Repita o processo com um ritmo constante para ter um resultado esperado. 
burpee no funcional

Perceba que são exercícios que trabalham muitos músculos ao mesmo tempo, e não de forma isolada, como na musculação. Por isso é uma prática que vem crescendo, pois ela mantém o praticante estimulado através de atividades variadas. 

Quanto tempo pode durar o treinamento funcional? 

A duração de um treinamento funcional depende de alguns fatores. Por exemplo, dentro de um treinamento funcional há a modalidade de circuito. Nele, é possível montar circuitos de 30 a 60 minutos. 

Muito útil para pessoas que não dispõem de muito tempo para treinar. Além de proporcionar aulas em grupo, ao juntar alunos com os mesmos objetivos. O que pode ser uma vantagem na hora de motivar as pessoas a continuar com o treino. 

Entre outras possibilidades, como a personalização de um treino. Uma vez que cada pessoa tem um objetivo, tempo e gosto diferenciado. Em um treino funcional personalizado, as aulas são individualizadas e prescritas conforme a necessidade de cada aluno(a). 

Quanto tempo leva para ver resultados?

Como toda atividade física, os resultados podem demorar a surgir. Principalmente, a depender do seu nível de comprometimento com a prática. Ao realizar o treinamento todos os dias, por exemplo, os resultados virão mais rápido. 

É claro que outros fatores também colaboram para resultados mais promissores, como: 

  • Alimentação balanceada com acompanhamento de uma nutricionista;
  • Aumento da intensidade do treino, ou seja, adicionar cargas aos exercícios que ainda não utilizam e realizar movimentos mais rápidos e complexos também ajudam na evolução do treino. 
  • Pensar no que comer no pré e pós-treino;

Em outras palavras, não existe uma receita pronta. Os resultados virão com o tempo através da disciplina e a combinação do treino com uma alimentação saudável. 

Quem pode praticar o treinamento funcional?

O treinamento funcional pode ser praticado por todas as pessoas. Outra vantagem desta modalidade é a de que existem diversos tipos de treinos para diversos tipos de objetivos. 

Há treinos para idosos, específico para mulheres, gestantes, adolescentes, enfim. Como já mencionado, o treinamento funcional pode fazer parte do treino de um atleta de alto nível a um iniciante na prática dos esportes. 

Entretanto, o único cuidado que se deve ter é de contar com uma orientação médica caso possuir alguma condição de saúde que poderia te impedir de praticar. Caso contrário, para começar a se exercitar, basta procurar uma academia conceituada que oferece essa modalidade. 

Ao contar com o Studio Medina Plus para realizar o seu treinamento funcional, você estará contando com profissionais qualificados na área. Além disso, todo o treino será pensado na sua individualidade. Entre em contato para maiores informações.