aluna e professor mostrando o que é treinamento funcional

O que é treinamento funcional? Tire todas as suas dúvidas sobre esse método revolucionário!

Treinamento funcional é uma modalidade que consiste em melhorar a funcionalidade corporal, a coordenação motora e a consciência corporal através de movimentos que imitam atividades do dia a dia.


Para começar, já digo que seria importante que todas as pessoas fizessem algum tipo de treinamento funcional. Já adianto também que é muito provável que você já faça alguma atividade funcional no seu programa de exercícios sem saber! Continue no texto que eu explico quais são essas atividades e por que as pessoas deveriam investir em treinamento funcional.

O treinamento funcional vem se popularizando no Brasil e ganhando cada vez mais espaço e visibilidade. O número de academias que oferecem essa modalidade só cresce, além dos estúdios personalizados e também os próprios Personal Trainers. Muita gente conhece, mas não sabe ou não entende bem o que é um treinamento funcional.

Saiba que as dúvidas que surgem são bastante normais! Afinal, quando se pensa em corrida, você consegue visualizar a atividade. Quando se pensa em musculação ou em boxe, você também consegue. Mas o termo “treinamento funcional” não ajuda muito a imaginação, não é mesmo?

Ao pesquisar, garanto que você segue na dúvida. As imagens para treinamento funcional geralmente mostram aulas em grupo, equipamentos como bolas, cordas e caixas de madeira, o que não deixa muito claro o propósito de modalidade. 

Mas não se preocupe, nesse texto você entenderá de uma vez por todas o que é treinamento funcional.

O que é treinamento funcional?

A internet está repleta de uma definição bastante direta: é um modelo de treino que visa melhorar sua qualidade de vida através do aperfeiçoamento de capacidades funcionais do corpo para movimentos do dia a dia, com exercícios que consistem em puxar, agachar, empurrar, correr, levantar, arremessar, saltar.

Essa definição já te ajuda a imaginar melhor, certo? Mas acredito que ela não seja o suficiente.

Treinamento funcional significa treinar o corpo para total aproveitamento da sua capacidade funcional, em todos os aspectos.

Na prática, o treinamento funcional tem como foco a melhora da coordenação motora, construção de maior consciência corporal, desenvolvimento de habilidades como flexibilidade e equilíbrio, e constante estímulo para execução correta e funcional de todos os movimentos.

Você deve estar se perguntando: mas o que significa melhorar capacidade funcional? O que você quer dizer com tudo isso?

Vamos pensar no seu dia a dia. Como você se sente após um dia brincando com uma criança de 5 anos, ou após uma limpeza intensa na casa? Qual é a sensação predominante no seu corpo após uma trilha realizada num final de semana? Suas pernas e suas costas doem, você sente seus músculos cansados ou até tem a sensação de que “deu um mau jeito” no pescoço ou ombros?

Esses são os sinais de que a capacidade funcional do seu corpo não está em sua melhor performance.

Ok, vamos supor que você não realiza nenhuma dessas atividades. Mesmo assim, você carrega compras do mercado, sobe escadas, pega objetos que caem no chão ou se estica para alcançar um chinelo que foi para baixo da cama. Se você sente algum desconforto, falta de força ou sente que se esforçou mais do que o necessário, saiba que você não está funcionalmente preparado.

Quando você faz treinos localizados, como a musculação, nem sempre está construindo um corpo preparado e resistente. Muitas vezes está apenas obtendo benefícios estéticos e de força, atributos nem sempre úteis nas atividades do cotidiano. 

Os exercícios do treinamento funcional estimulam diversos músculos de forma simultânea, outro ponto que se assemelha aos movimentos da vida real. Afinal, quando você limpa a casa, não está usando apenas um músculo específico, não é mesmo?

Para realizar esses estímulos, os exercícios geralmente requerem apenas o peso do próprio corpo, mas ainda é possível usar acessórios como kettlebell, cones, cordas, faixas elásticas, entre outros. Os acessórios variam conforme sua necessidade e objetivos!

Outro ponto importante é que o treinamento funcional pode ser adaptado à função específica que você deseja melhorar. Mais para frente no texto falarei mais detalhes!

Mulheres mostrando o que é treinamento funcional

Quais são os benefícios do treinamento funcional?

Agora que você já sabe o que é treinamento funcional, vamos falar um pouco sobre os benefícios dessa modalidade.

Vale lembrar que dificilmente vai existir um tipo de treino que seja totalmente melhor que outro, já que a eficácia e qualidade de uma modalidade depende do seu objetivo, das suas limitações e das suas preferências. Dito isso, conheça os benefícios do funcional:

Te tira da monotonia

O treinamento funcional é procurado principalmente por quem não gosta de treinos monótonos oferecidos por academias tradicionais. 

Uma vantagem importante é que o treino funcional é dinâmico, ou seja, seu treino é mais diversificado do que os de musculação costumam ser, o que faz com que você realmente se concentre no momento e não perceba o tempo passar.

Melhora na coordenação motora, consciência corporal e flexibilidade

O treinamento funcional é eficaz para o desenvolvimento de diversas habilidades funcionais, mas com certeza a coordenação motora, consciência corporal e flexibilidade são as principais.

Lembra quando falamos sobre o treinamento funcional trabalhar diferentes músculos em um mesmo exercício? É por isso que a coordenação motora e consciência corporal são desenvolvidas.

Quando você exercita mais de um músculo ao mesmo tempo, diversos sistemas do seu corpo estão comprometidos com os movimentos, principalmente o sistema nervoso. É preciso muita atenção para desempenhar os movimentos necessários, e estar atento faz com que você aprimore as habilidades em questão.

Melhora no desempenho cardiorrespiratório

O treinamento funcional pode ser bastante desafiador, por tirar você da zona de conforto dos exercícios físicos. O seu planejamento de treino funcional pode incluir exercícios bastante intensos, utilizando ou não pesos adicionais. Exercícios como burpees, por exemplo, estimulam sua capacidade cardiorrespiratória.

Sabe por que melhorar o desempenho cardiorrespiratório é importante no seu dia a dia? Pensando em aspectos funcionais do cotidiano, você não vai se sentir ofegante após subir um lance de escadas ou após uma caminhada curta. Aquela sensação de que “o coração vai sair pela boca” também não vai ser tão fácil de atingir.

Ganho de força

Como o treinamento funcional pode ser adaptado às suas necessidades, o ganho de força, resistência e hipertrofia podem ser atingidos por meio dele, de forma dinâmica e te tirando da monotonia. 

Esse é um benefício interessante para quem acredita que o ganho de força e resistência só é possível através da musculação. Por ser bastante diversificado e ter exercícios completos, o treinamento funcional torna o corpo forte como um todo.

Melhora a postura

Você acabou de ler que o treinamento funcional fortalece os músculos, certo? Esse fortalecimento também inclui os músculos do core, na região abdominal e lombar. Os músculos desse grupo dão sustentação e proteção à coluna, o que auxilia na correção da postura e no tratamento e prevenção de dores nas costas.

A própria consciência corporal facilita esse processo. Quando nos tornamos mais atentos aos nossos movimentos, somos capazes de corrigir o que foge ao funcionamento natural do corpo, como a má postura.

Desenvolve sua autonomia

A prática de treinamento funcional faz com que você tenha mais autonomia tanto ao se exercitar quanto ao lidar com tarefas do dia a dia. Para idosos, por exemplo, o funcional possibilita que se tornem mais independentes.

Já entre os jovens, é desenvolvida autonomia para que você aprenda a treinar sem depender do professor. Quando você chega no nível de consciência corporal que possibilita que você conheça os sinais do seu corpo e aprende melhor sobre os exercícios funcionais, o estúdio não é o único lugar que você pode treinar: sua casa, seu hotel nas férias e qualquer outro lugar são suficientes.

Conforme você progride no funcional, passa a saber exatamente o tipo de exercício que precisa para resolver problemas pontuais: cansaço, dores nas costas, fraqueza nas pernas etc.

Previne lesões

Essa modalidade também desenvolve a mobilidade articular e a amplitude de movimentos, o que protege o corpo, junto com o fortalecimento. Para quem tem mobilidade reduzida, o treinamento funcional é uma ótima opção.

Também por não ser baseado em movimentos repetitivos e por você receber orientação do professor, o treinamento funcional dificilmente levará você a ter lesões por sobrecarga muscular.

Você pode perder alguns quilinhos

Muitas pessoas não gostam da ideia de passar uma hora por dia na esteira para perder o peso sonhado… e não precisam! Uma aula de treinamento funcional tem em média 45 minutos e combina exercícios aeróbicos intensos com exercícios de força, gerando um alto gasto calórico e favorecendo o emagrecimento.

Quais são as diferenças entre o treinamento funcional e outras modalidades?

Depois de conhecer os benefícios do funcional, é interessante que você saiba algumas diferenças entre o treinamento funcional, o pilates e a musculação. Para isso, fizemos essa tabela prática mostrando os principais benefícios:

PilatesMusculaçãoTreinamento Funcional
Melhora habilidades do dia a diaXX
Trabalha o corpo como uma unidadeXX
Melhora resistência físicaXXX
Melhora concentração e controle da respiraçãoX
Aumenta significativamente força físicaXX
Melhora a posturaXXX
Melhora dores nas costasXX
Ajuda a emagrecerXX
Ajuda a construir grandes músculosXX

Na tabela, ressaltamos as modalidades que são mais eficazes nos benefícios citados. Por exemplo, o pilates até pode ajudar a emagrecer em alguns casos específicos, mas com certeza não é o foco da modalidade, por não oferecer alto gasto calórico.

Quais são os diferenciais do treinamento funcional personalizado?

Você entendeu já o que é treinamento funcional e quais são seus benefícios. Mas você também precisa conhecer o diferencial do treinamento funcional personalizado, a modalidade que oferecemos aqui no Studio Medina Plus.

Acreditamos que para ser um treinamento de fato funcional, é necessário que o treino atenda às necessidades individuais de cada pessoa. Cada pessoa tem uma característica que gostaria de melhorar, não é mesmo?

Digamos que um pai de 60 anos e seu filho de 30 estão interessados em praticar treinamento funcional. Pensando só na idade, sabemos que o treino não será o mesmo, certo?

Vamos supor o pai de 60 anos deseja melhorar dores nas costas, ter um corpo mais resistente às atividades do dia a dia e menor sobrecarga nas articulações. Já o filho de 30 anos não tem dores nas costas, mas deseja perder peso e melhorar seu condicionamento físico.

É aí que entra a personalização. Por mais que os benefícios do treinamento funcional sejam aplicáveis a todo tipo de treino, o ideal é que o treino seja elaborado priorizando as características que o aluno deseja desenvolver.

O funcional personalizado é realmente bastante adaptável. Por exemplo, uma pessoa que amava jogar futebol chegou ao nosso estúdio, relatando que a pandemia impossibilitou que ela retomasse os treinos. Como solução, incorporamos exercícios baseados em técnicas e fundamentos do futebol no funcional, para que ela pudesse seguir treinando. Assim, exercícios de fortalecimento corporal foram intercalados com passes, cabeceios, domínios, entre outros.

É só por isso que a personalização é importante?

Não! Personalizar o treinamento funcional de acordo com os seus objetivos também ajuda você a poupar tempo, pelo simples fato de que seus esforços serão melhor direcionados. A personalização também significa otimizar seu processo, encurtando o caminho entre você e seu objetivo.

O volume e intensidade de treinamento variam conforme a sua necessidade também. Se você deseja perder bastante peso em um curto espaço de tempo, treinar duas vezes por semana pode ser pouco. Já se você é o pai de 60 anos que utilizamos no exemplo, duas vezes por semana é uma ótima frequência.

Aqui no Studio Medina Plus, entendemos que cada pessoa é um caso diferente. Por isso, oferecemos aulas com no máximo 2 pessoas por horário, ao invés das clássicas aulas em grupo com circuitos dinâmicos.

E se você não souber qual característica deseja melhorar?

Isso não é um problema pra nós! Antes de começar a treinar, fazemos uma série de avaliações para conhecer você: avaliação física, gesto motora e funcional, que permitem identificar possíveis lacunas no seu estágio atual. 

Nessas avaliações, analisamos sua capacidade de força, capacidade aeróbica, equilíbrio, flexibilidade, nível de consciência corporal e de condicionamento físico. Assim, podemos entender qual é a habilidade que você precisa desenvolver e montar seu treino priorizando essa habilidade.

Como se progride no treinamento funcional?

Antes de começar as aulas de treinamento funcional, certamente você deve ficar confuso ao pensar em como se avalia o progresso nessa modalidade. Afinal, na corrida é possível melhorar a relação distância e tempo, e na musculação você vê a evolução nas cargas.

No Studio Medina Plus, nossa metodologia envolve estágios de evolução. No caso do treinamento funcional, se avalia o progresso com base em três pontos específicos:

  • Maior consciência corporal
  • Executar os movimentos corretamente
  • Superar a si mesmo
  • Autonomia na percepção de evolução própria

A autonomia diz respeito a observar melhoras nos movimentos do seu dia a dia. Já que a finalidade do treinamento funcional é melhorar seu desempenho em atividades diárias, nada melhor do que avaliar essa melhora de fato.

A partir das suas avaliações iniciais, montamos um planejamento de treino por fichas, onde cada ficha representa uma cor e contém 16 treinos cada. A regularidade também faz parte do progresso, porque se você faltar nos treinos, mais tempo vai demorar para completar os 16 e ir para a próxima ficha.

Gostou da nossa metodologia? Para evoluir no funcional, você só precisa chegar até aqui disposto e deixar que cuidemos do resto para você. Comente aqui qual benefício você achou mais interessante e compartilhe o post com aquele amigo que vai treinar com você!

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