capa treinamento funcional futebol

Treinamento funcional no futebol: para que serve?

O treinamento funcional para futebol tem sido uma modalidade muito utilizada para preparar os atletas desse esporte, melhorando suas capacidades físicas tanto entre profissionais quanto entre amadores.

Muitas equipes de futebol adotam o treinamento funcional na preparação física dos seus jogadores para melhorar os resultados de:

  • Força
  • Agilidade
  • Mobilidade
  • Potência

Além da melhora de habilidades físicas, o funcional também é uma estratégia utilizada na recuperação física dos atletas e no tratamento de patologias.

O treinamento funcional para o futebol pode ser realizado por atletas amadores, que desejam ganhar força, mobilidade e flexibilidade na prática deste esporte. Ou seja, você que joga futebol apenas pelo prazer do esporte pode se beneficiar do treinamento funcional voltado para a modalidade.

Para isto, é preciso um instrutor adequado para programar os melhores exercícios, não somente para melhorar o desempenho, mas para diminuir as chances de lesões e melhorar seu condicionamento físico.

O funcional trabalha o corpo todo, sendo assim possível elaborar um treino voltado para a dinâmica do futebol. Um objetivo paralelo do treinamento funcional é também fortalecer os músculos para evitar contusões, muito necessário na modalidade.

Antes de abordarmos o assunto propriamente dito vamos conhecer primeiro o que é treinamento funcional, os seus benefícios e alguns acessórios que auxiliam nos treinos!

O que é treinamento funcional?

O treinamento funcional é uma modalidade de treino que utiliza o peso do próprio corpo como resistência para realizar os exercícios, e pode empregar alguns acessórios como auxílio nos treinos.

O funcional melhora a coordenação motora, a força, a flexibilidade e a mobilidade, além de trazer outros benefícios para melhorar os movimentos do dia a dia e a rotina de quem pratica.

 Benefícios do treinamento funcional

 Os principais benefícios do treinamento funcional são esses listados abaixo:

  • Condicionamento físico e melhora da resistência cardiorrespiratória,
  • Integração corpo e mente (consciência corporal),
  • Flexibilidade, agilidade e coordenação motora,
  • Correção da postura e dores nas costas,
  • Prevenção e tratamento de lesões,
  • Auxílio no combate ao estresse,
  • Maior força muscular,
  • Auxílio no emagrecimento.
grupo de treinamento funcional

Como começar a fazer treinamento funcional para futebol?

O começo para qualquer treinamento físico é a avaliação inicial. Antes de iniciar os treinos o professor irá analisar seu condicionamento físico atual, e também realizará um diagnóstico para obter alguns conhecimentos prévios:

  • Experiência ou não com a prática de exercícios,
  • Análise da composição física,
  • O estado de saúde atual,
  • Objetivos com o treino.

A partir desta análise o professor poderá planejar o treinamento, de acordo com os objetivos do aluno.

No caso do futebol, o seu professor irá incluir os exercícios adequados para melhorar sua performance na modalidade, visando o fortalecimento do Core, a agilidade, velocidade e mobilidade.

Acessórios que auxiliam no treinamento funcional para o futebol

Esses são os acessórios mais comuns utilizados no treinamento funcional, que são empregados para potencializar e diversificar os exercícios:

  • Escada de agilidade,
  • Fita de suspensão,
  • Banda elástica,
  • Medicine Ball,
  • Foam Roller,
  • Miniband,
  • Fitball,
  • Halters, kettlebels, caneleiras

Escada de agilidade

É um acessório muito usado no treinamento funcional para o futebol. O objetivo é melhorar a coordenação motora e agilidade do atleta; muitas são as variações de exercícios que podem ser praticados com ela.

escada de agilidade no funcional

Fita de suspensão

A fita de suspensão é empregada no treinamento para dificultar a série de treinos, agregando um fator de instabilidade e resistência ao movimento. É presa a uma base fixa e possui apoio nas pontas para realizar os exercícios.

Banda elástica

É transportada com facilidade para qualquer lugar; é feita de silicone e pode ser facilmente dobrada; é um acessório muito usado no treinamento funcional para o futebol, devido à diversidade de exercícios que podem ser realizados com ela.

Medicine ball

É uma bola feita de nylon, possui tamanho e peso distinto é empregado para acrescentar carga aos movimentos.

Foam roller

É um rolinho muito versátil com tamanhos diferentes, usado como suporte em vários exercícios, principalmente os de alongamento.

Miniband

É uma faixa elástica de formato circular; é empregada para dar resistência aos exercícios.

Fitball

É um acessório importante nos treinos de funcional; trabalha o equilíbrio e o alongamento; e pode ser usado junto com outros acessórios.

Halters, kettlebells e caneleiras

São acessórios empregados para adicionar carga aos movimentos, aumentando o nível de dificuldade do exercício.

O treinamento funcional no futebol pode ser estruturado em 4 partes, com objetivos diferentes (H2):

  • Mobilidade
  • Força e potência
  • Core
  • Velocidade e agilidade.
  1. Mobilidade: Geralmente são exercícios que aquecem as articulações e músculos para os próximos exercícios a serem realizados. O principal objetivo dessa etapa é evitar contusões e fortalecer as articulações, principalmente as mais utilizadas: dos tornozelos, joelhos e quadril. No caso de pessoas que estão se recuperando de lesões, essa etapa do treino é essencial para a reabilitação.
  2. Força e potência: Exercícios realizados para aumentar a força e a potência muscular. O objetivo desse treinamento é diminuir a incidência de lesões e propiciar ao atleta de futebol vantagem na disputa corpo a corpo.
  3. Core: É a região central do corpo, composta pelos músculos abdominais, pélvicos e lombares. Esta região precisa ser bastante exercitada e fortalecida, já que é responsável por dar estabilidade durante os movimentos do futebol, além de proteger e sustentar a coluna vertebral.
  4. Velocidade e agilidade: Duas das características mais valorizadas no futebol são a velocidade e agilidade, habilidades que o treinamento funcional ajuda muito a desenvolver e melhorar. Os exercícios de velocidade e mobilidade são realizados com o apoio de cones, corda naval, escada de agilidade e caixotes.
treino com cones funcional

Vantagens do treinamento funcional no futebol

Para atletas profissionais, uma grande vantagem do treinamento funcional no futebol é que os exercícios podem ser realizados em qualquer lugar utilizando a força do corpo como resistência e o apoio de alguns aparatos, se necessários.

É muito comum a ocorrência de lesões no futebol, seja amador ou profissional. Assim, outra grande vantagem é empregar o treinamento para fortalecer os músculos e evitar contusões. O funcional possui os melhores exercícios para diminuir a incidência de lesões e fortalecimento muscular e articular.

O treinamento funcional no futebol amador

O treinamento funcional para o futebol pode ser realizado por atletas amadores, que são aquelas pessoas que não jogam profissionalmente, mas desejam ganhar força, mobilidade e flexibilidade, como segurança na realização do esporte.

O futebol é um esporte dinâmico, onde o contato corpo a corpo é constante. Para os treinamentos é preciso um instrutor adequado para programar os melhores exercícios, não somente para melhorar o desempenho e força, mas para diminuir a incidência de lesões.

Outro ponto importante de conciliar o funcional ao futebol é a maior variedade na prática de esportes. Variando modalidades, o preparo físico, condicionamento e resistência sempre serão maiores.

O treinamento funcional na recuperação desportiva

O treinamento físico está em evolução constante e os exercícios estão cada vez melhores, sempre com o objetivo de diminuir a incidência de lesões. O treinamento funcional já é comum no futebol pelo engajamento de equipes que se favorecem de seus excelentes exercícios.

Os exercícios de mobilidade são utilizados na recuperação de lesões de articulações e ligamentos. Muitos atletas, profissionais e amadores, precisam de reabilitação física para recuperar o poder explosivo e a capacidade funcional, e assim retornar com segurança ao esporte.

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