treinamento funcional para idosos

5 benefícios imperdíveis do treinamento funcional para idosos

Se hoje você soubesse que vai viver até os 80 anos, o que você faria para chegar lá com disposição, autonomia e saúde? 

Em 1940, a expectativa de vida do brasileiro era de 69,1 anos. Felizmente, a expectativa aumentou para 80,1 anos em 2019. Se antigamente era difícil encontrar avós que chegassem aos 80 anos, hoje não é mais tão surpreendente – inclusive essa pode ser a sua realidade. Com o envelhecimento da população vem uma preocupação: como está a saúde dos idosos?

Envelhecer pode ser inevitável, mas envelhecer de forma saudável é a melhor das opções. A melhor abordagem sempre será investir em uma vida de hábitos saudáveis, mas nunca é tarde demais para começar a se cuidar e obter todos os benefícios!

O que é o treinamento funcional?

O treinamento funcional é uma modalidade que visa melhorar a qualidade de vida através do aperfeiçoamento de capacidades funcionais do corpo para movimentos do dia a dia, com exercícios que consistem em puxar, agachar, empurrar, correr, levantar, arremessar e saltar.

De forma resumida, praticar treinamento funcional significa treinar o corpo para total aproveitamento da sua capacidade funcional, em todos os aspectos: coordenação motora, construção de maior consciência corporal, desenvolvimento de flexibilidade e equilíbrio, etc.

Por que fazer treinamento funcional para idosos?

O objetivo principal do treinamento funcional é melhorar habilidades funcionais, como o próprio nome diz. Aprimorar capacidades como flexibilidade, força, equilíbrio, resistência e a melhora do condicionamento físico são importantes em qualquer fase da vida, mas na terceira idade se torna essencial para garantir a autonomia, independência e integridade do idoso.

As aulas de treinamento funcional são adaptadas para as necessidades de cada aluno, quer ele tenha 20 anos, quer tenha 70. Na juventude, muito se busca o funcional para emagrecer ou para ganhar força, mas com o passar do tempo as prioridades passam a ser outras e a saúde e autonomia ganham protagonismo.

Diferente de outras modalidades, o treinamento funcional utiliza de movimentos cotidianos para que você atinja o seu objetivo. No caso do idoso, o objetivo final é justamente esse: melhorar habilidades para desenvolver movimentos do cotidiano com segurança e independência.

Quais são os benefícios do treinamento funcional para idosos?

Autonomia e independência nas tarefas do dia a dia

Um dos princípios dos exercícios de treinamento funcional é simular atividades do cotidiano. Durante as aulas, os idosos exercitam movimentos que aumentam sua autonomia no dia a dia para tarefas como estender roupas, pegar objetos que caem no chão etc, sem que sintam dor ou desconforto.

idoso se alongando

Desenvolvimento de flexibilidade e equilíbrio

A falta de flexibilidade e equilíbrio é o que favorece quedas e lesões em idosos. O processo de envelhecimento causa prejuízos a algumas funções do sistema nervoso, inclusive o processamento de sinais visuais e de propriocepção, responsáveis pelo equilíbrio.

Já a flexibilidade é essencial para evitar tensões musculares e facilitar movimentos como alcançar objetos e se curvar em direção ao chão. 

Os exercícios funcionais que estimulam o controle postural fortalecem os músculos do Core e melhoram a agilidade e equilíbrio, além dos exercícios que melhoram a mobilidade articular e a flexibilidade.

Fortalecimento muscular e prevenção de quedas

O processo de envelhecimento é responsável pela redução da absorção de cálcio, que resulta em perda de massa muscular e força, fazendo com que o idoso fique mais propenso a quedas e acidentes. 

As aulas de funcional para idosos incluem exercícios de força justamente para que a perda de massa e de força não seja tão acentuada e não se tenha tanto prejuízo nas tarefas.

Ajuda na prevenção e tratamento de doenças crônicas

Já se sabe que a prática de exercícios físicos protege o organismo do desenvolvimento de doenças crônicas, mas na terceira idade é essencial também para tratar e reduzir a velocidade de progressão de algumas condições.

É comum que idosos pensem que uma vez que têm alguma doença crônica, não há mais nada a ser feito. Mas essa ideia não é uma realidade! Doenças cardiovasculares, hipertensão e diabetes podem ser atenuadas pela prática de exercícios físicos, inclusive de treinamento funcional, melhorando tanto o quadro da doença quanto a qualidade de vida do praticante.

grupo de idosas no treinamento funcional

É um espaço de socialização

É bem comum que o envelhecimento torne as pessoas reclusas e diminua a interação social, principalmente em função da aposentadoria. Ao escolher praticar exercícios físicos, o idoso adquire um novo espaço para socializar e fazer novas amizades.

Quais são os cuidados necessários nas aulas de treinamento funcional para idosos?

Assim como em qualquer fase da vida, as aulas precisam ser planejadas respeitando a individualidade de cada aluno. Na terceira idade é comum que mais limitações físicas existam, principalmente pelo sedentarismo, e seu professor deve fazer as adaptações necessárias para o seu corpo.

Principalmente no começo das aulas, é importante observar se o seu professor está prestando o acompanhamento adequado, garantindo sua segurança e monitorando corretamente seus treinos. Só assim é possível evoluir nas aulas!

O treinamento funcional é indicado em todas as fases da vida. Quanto mais cedo você começar, mais cedo poderá viver com maior qualidade de vida, ganhar força, flexibilidade, melhorar seu condicionamento físico e ainda envelhecer com saúde! O que você está esperando para agendar sua aula teste conosco?

ADD COMMENT

Open chat