capa treinamento funcional define o corpo

Treinamento funcional define o corpo? Descubra os benefícios!

O treinamento funcional define o corpo, promove o fortalecimento muscular, a perda de peso e a melhora de condicionamento físico, empregando geralmente o peso do próprio corpo na prática dos exercícios. Muitas vezes utiliza-se o apoio de acessórios para potencializar ou adequar os exercícios, trazendo um resultado mais positivo.

O que é Treinamento Funcional?

O treinamento funcional tem como foco a melhora da coordenação motora, construção de maior consciência corporal, desenvolvimento de habilidades como flexibilidade e equilíbrio e constante estímulo para execução correta e funcional de todos os movimentos.

Em resumo, é um modelo de treino que visa melhorar sua qualidade de vida através do aperfeiçoamento de capacidades funcionais do corpo para movimentos do dia a dia, com exercícios que consistem em puxar, agachar, empurrar, correr, levantar, arremessar, saltar.

Você conhece os benefícios do Treinamento Funcional?

Os benefícios gerais do treinamento funcional são esses citados abaixo:

  • Flexibilidade, mobilidade, coordenação motora e consciência corporal,
  • Condicionamento físico e aumento da resistência cardiorrespiratória,
  • Correção da postura e dores nas costas,
  • Prevenção e tratamento de lesões,
  • Contribui para a perda de peso,
  • Ajuda no combate ao estresse,
  • Aumenta a força muscular.

Como começar a treinar?

O início para qualquer treinamento é a avaliação inicial. Antes de começar os treinos, o professor irá avaliar o seu condicionamento físico atual, e para esse diagnóstico serão necessários alguns conhecimentos prévios:

  • Qual é o seu nível de experiência com a prática de exercícios,
  • Análise da composição corporal,
  • Condicionamento físico atual,
  • Seu estado de saúde atual,
  • Seu objetivo com o treino.

A partir dessa avaliação o professor já poderá preparar o treino de acordo com os seus objetivos.

O Treinamento Funcional define o corpo?

Sim. O funcional, quando bem prescrito e realizado, trabalha os músculos do corpo de forma múltipla, favorecendo a perda de peso, devido à queima de gordura que acontece durante o treino, e auxiliando na definição do corpo.

Existem exercícios específicos no funcional para desenvolvimento de força muscular. Junto com o benefício de perda de gordura, o funcional é uma excelente modalidade para quem deseja modelar e definir o corpo.

agachamento para definir no funcional

Quanto tempo leva para definir o corpo com o funcional?

Tudo vai depender do diagnóstico da primeira avaliação. A saúde e a alimentação são consideradas também. A frequência nos treinamentos e a instrução dada pelo professor são muito importantes.

Geralmente se espera um resultado dentro de 3 a 4 meses, isto se o treinamento for seguido com planejamento e acompanhamento profissional adequado.

Quantas vezes por semana se deve fazer funcional para definir o corpo?

Para o funcional é orientado praticar de 2 a 5 vezes por semana. A quantidade de exercícios vai depender da avaliação inicial de cada um, podendo aumentar de acordo com a evolução do aluno.

Quanto tempo dura cada treino?

Cada treinamento tende a durar de 50 minutos a uma hora. Lembrando que é preciso ficar atento também na alimentação antes do treino e na hidratação, que é fundamental.

Conheça 4 exercícios de Treinamento Funcional para definir o corpo

Como você já sabe, existem exercícios específicos para fortalecimento no funcional. Alguns exemplos são:

  1. Afundo
  2. Agachamento
  3. Abdominal reto
  4. Abdominal oblíquo

O número de repetições e a quantidade de séries para cada exercício vão  depender da instrução do seu professor e do objetivo que você deseja alcançar.

O treinamento funcional é melhor que a musculação para definir o corpo?

A vantagem do funcional é o fato de trabalhar os músculos do corpo de maneira múltipla, ou seja, os exercícios geram a possibilidade de trabalhar diversos músculos ao mesmo tempo. Essa característica é importante porque os exercícios são mais adequados ao funcionamento anatômico natural do corpo e ao padrão de movimento do dia a dia.

Já a musculação trabalha um grupo de músculos por vez, por ser um treino mais específico, ou seja, mais direcionado.

O treinamento funcional é mais dinâmico, enquanto a musculação é mais monótona, mas é importante salientar que uma modalidade não é mais importante que a outra, cada uma possui a sua função e cada pessoa possui suas preferências.

Em relação à definição, tanto a musculação quanto o funcional são eficazes. Porém, a proposta das duas modalidades são diferentes, como você verá a seguir.

O Treinamento Funcional gera hipertrofia?

A hipertrofia é o que se costuma buscar na musculação, porém esse não é o propósito do treinamento funcional. O foco da modalidade é o emagrecimento, fortalecimento muscular, definição, condicionamento físico e reabilitação de lesões.

Por mais que o funcional seja eficaz para fortalecimento muscular, não é a modalidade ideal para quem busca músculos grandes e inchados, que não acompanham as demandas naturais do corpo.

Iniciantes podem fazer funcional para definir o corpo?

Sim, os alunos iniciantes podem fazer o treinamento funcional para definir o corpo e ganhar força. Dos inúmeros benefícios do treinamento funcional, um deles é o ganho de força muscular. Para o aluno iniciante que busca este objetivo a orientação é passar pela avaliação inicial, como vimos acima. Depois disso ele receberá as instruções adequadas para evoluir nessa modalidade.

acessórios no funcional

Quais acessórios são utilizados nas aulas de Treinamento Funcional?

O uso de acessórios pode acrescentar muito nos treinamentos, já que podem aumentar a variedade de exercícios. Os acessórios mais comuns são:

  • Escada de agilidade
  • Fita de suspensão
  • Medicine Ball
  • Foam Roller
  • Miniband
  • Fitball
  • Halters
  • Kettlebells
  • Caneleiras

Escada de agilidade

Acessório comum nos espaços de funcional. Trabalha agilidade e coordenação motora. É possível praticar diversos exercícios nela, como corrida de elevação de joelhos e saltos.

Fita de suspensão

Geralmente são feitas de náilon resistente. É presa a uma base fixa e possui um par de alças em uma das extremidades, que são utilizadas como apoio. As fitas são usadas nos exercícios com o objetivo de dificultar a série, acrescentando um fator de instabilidade e resistência ao movimento.

Medicine Ball

É uma bola feita de náilon ou borracha, cada uma com diferentes pesos. É utilizada para adicionar carga aos exercícios.

Foam Roller

É um rolinho bastante versátil, possui tamanhos diferentes e servem como auxílio em diversos exercícios, principalmente os de alongamento.

Miniband

É uma faixa elástica circular, utilizada para dar resistência ao exercício.

Fitball

É um ótimo acessório para complementar a aula. Trabalha equilíbrio e alongamento e pode ser usado junto com outros acessórios, como, halteres e fita de suspensão.

Halteres, kettlebells e caneleiras

Esses acessórios são utilizados para acrescentar carga aos movimentos. Eles podem ser empregados para facilitar ou dificultar os exercícios.

Saiba que o treinamento funcional define o corpo quando orientado por um instrutor adequado, que é justamente o trabalho realizado no Studio Medina Plus. Oferecemos essa modalidade por instrutores capacitados e qualificados!

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