casal praticando treinamento funcional para iniciantes

Treinamento Funcional para iniciantes: saiba por que praticar

As aulas de treinamento funcional para iniciantes são uma ótima opção para quem está buscando sair do sedentarismo, mas não sabe como começar. Adaptado às necessidades de cada pessoa, o treino funcional é muito útil para melhorar o condicionamento físico, perder peso e fortalecer o corpo.

No post de hoje vamos explicar o que é treinamento funcional, como fazer treinamento funcional para iniciantes, quais exercícios fazem parte da aula e quais são os cuidados que você tem que ter ao iniciar.

Vamos lá?

O que é treinamento funcional

O treinamento funcional é uma modalidade que utiliza o peso do próprio corpo ou acessórios para treinar movimentos funcionais do dia a dia, melhorando habilidades como flexibilidade, equilíbrio, mobilidade, força, resistência e condicionamento físico. Os exercícios geralmente estimulam mais de um músculo ao mesmo tempo, ao invés de treiná-los isoladamente.

Durante as aulas de funcional se valoriza muito a qualidade dos movimentos, já que a ideia é melhorar capacidades utilizadas no cotidiano. Por exemplo, de nada adianta você agachar rapidamente, se agacha distribuindo mal o peso do seu corpo sobre os pés ou com os ombros caídos e a coluna torta.

Diversos exercícios populares são considerados exercícios funcionais, como as flexões e os agachamentos. Agachar é um movimento realizado no cotidiano, bem como o movimento de empurrar das flexões.

Como são as aulas de treinamento funcional para iniciantes

O ponto de partida para qualquer treinamento é a avaliação física inicial. Antes de você começar a treinar, o seu professor fará uma avaliação completa do seu estágio atual, que inclui:

  • Conhecer seus objetivos
  • Avaliar sua composição corporal
  • Analisar seu domínio sobre os exercícios
  • Entender sua experiência prévia com exercícios
  • Saber seu nível de condicionamento físico atual

A partir dessa avaliação, o profissional irá montar seu primeiro treino de forma totalmente compatível com a sua realidade e necessidades atuais.

Independente do seu objetivo com o treinamento funcional, o foco inicial das aulas será ensinar a você a forma correta de realizar os exercícios, corrigindo desequilíbrios do seu corpo, alinhando sua postura nos movimentos e familiarizando você com o treinamento. 

Cada pessoa tem uma rotina diferente, com dificuldades diferentes e demandas diferentes. O treino ideal para você pode não ser o treino ideal para o seu melhor amigo, que também vai ser diferente do treino funcional ideal para um atleta.

Os exercícios propostos inicialmente nas aulas têm os mesmos princípios de qualquer aula funcional, mas na intensidade adequada ao condicionamento físico de quem recém começou a treinar. Alguns exemplos de exercícios são:

  • Agachamento
  • Flexão
  • Prancha
  • Passada
  • Abdominais
  • Burpee
  • Elevação de quadris
  • Salto pliométrico

No começo é normal realizar alguns exercícios adaptados justamente para conhecer os movimentos e evitar lesões. Conforme você progride, o professor passa a incluir no seu treino exercícios mais complexos e com maior amplitude de movimento.

grupo treinando funcional para iniciantes

Benefícios do treinamento funcional para iniciantes

1. Melhora da flexibilidade, equilíbrio e mobilidade

No começo das aulas de treinamento funcional para iniciantes você já vai perceber que diversos exercícios estimulam a flexibilidade, o equilíbrio e a mobilidade. Pode ser que você tenha dificuldades no começo, afinal, seu corpo passou muito tempo tenso e sem o treinamento adequado.

Conforme você desenvolve essas três habilidades, também perceberá que vai adquirir maior consciência corporal, o que melhora seu desempenho em diversas tarefas do dia a dia.

2. Maior disposição no dia a dia

A prática regular de exercícios físicos melhora a disposição, ajuda a regular seu sono e diminui a sensação de cansaço e sonolência ao longo do dia. 

3. Melhora no condicionamento físico

Por não praticar nenhum exercício, seu condicionamento físico ainda tem muito a melhorar. Os exercícios do treinamento funcional melhoram o desempenho cardiorrespiratório, melhorando seu condicionamento e aumentando sua resistência.

4. Melhora a postura, prevenindo tensões e dores nas costas

Muitos exercícios funcionais fortalecem a musculatura do Core, que sustenta a coluna e ajuda a restabelecer a postura correta. A maior parte das dores nas costas são causadas justamente pela falta de fortalecimento dessa região. Ao fazer aulas de treinamento funcional, mesmo que para iniciantes, as dores já começam a atenuar e você previne o surgimento de novas.

5. Fortalece a musculatura

Mesmo se o seu objetivo principal não for ganhar músculos, os exercícios do funcional vão definir seu corpo e deixá-lo mais forte para as atividades do dia a dia.

Não esqueça de alongar e aquecer!

O alongamento e o aquecimento são partes essenciais do treino em qualquer nível de condicionamento físico, mas nas aulas de treinamento funcional para iniciantes deve-se dar ainda mais atenção, já que as chances de lesão são maiores.

Quando você ainda não é treinado, sua musculatura é bastante tensa. Ao alongar, você libera essas tensões, deixando seu corpo pronto para os exercícios e gradativamente melhorando a amplitude dos seus movimentos.

O aquecimento geralmente conta com exercícios que serão utilizados na sessão de treino, mas em uma intensidade menor, para preparar seu corpo corretamente para a aula.

mulher treinando funcional com ketllebell

O treinamento funcional para iniciantes pode emagrecer?

Sim! Emagrecer é o principal objetivo que leva os alunos a buscarem as aulas de treinamento funcional. O dinamismo das aulas e a combinação de exercícios de força com exercícios aeróbicos são o segredo para o emagrecimento, além de serem duas características que ajudam a manter a regularidade.

Para emagrecer é importante buscar uma modalidade que você consiga se manter constante. É praticamente impossível obter resultados satisfatórios se você faltar aos treinos, se não realizar todos os exercícios propostos e se não tiver paciência e disciplina.

No treinamento funcional para iniciantes, por mais que no começo você esteja aprendendo os movimentos, as aulas já oferecem um gasto calórico importante para quem busca emagrecer. Só o fato de sair do sedentarismo para começar a prática de exercícios já é o suficiente para que você perceba os benefícios!

Em uma hora de treinamento funcional é possível gastar até 500 calorias! A frequência semanal ideal para emagrecer vai depender do seu condicionamento e disponibilidade, além do quão ativo fisicamente você é na sua rotina.

Cuidados e dicas para começar o treinamento funcional para iniciantes

1. Inclua outros exercícios na sua rotina

Se você não pratica nenhum tipo de exercício, é interessante considerar tornar seu cotidiano mais ativo. Dessa forma você tanto chegará às aulas de funcional mais preparado e disposto quanto melhora o seu condicionamento físico no geral. 

Caminhar aos finais de semana, sair para passear com o cachorro, brincar com as crianças em parques ou até fazer aulas de outras modalidades são ótimas opções para aderir!

2. Cuide a sua alimentação

Evite ficar muitas horas sem comer antes de ir treinar. No começo, é normal que os treinos exijam mais do seu corpo, e você precisa estar bem alimentado para ter a energia necessária para as aulas e para não sentir nenhum tipo de mal estar.

Depois do treino também é importante que você não passe longas horas sem se alimentar – você gastou muita energia. Em suas refeições, valorize comida de verdade: frutas, legumes e verduras. Um corpo adequadamente nutrido é capaz de treinar com muito mais vigor e seu progresso será potencializado!

3. Perceba seus limites

Os treinos devem ser estruturados de acordo com a sua realidade atual, mas na prática você pode acabar se sentindo sobrecarregado nas primeiras aulas. Caso isso aconteça, sinalize o seu professor de que você não está conseguindo, para que ele faça as adaptações necessárias.

Lembre-se: existe uma diferença importante entre se sentir desafiado e sobrecarregado. O treino precisa ser desafiador, mas não pode colocar você em risco, nem de lesão, nem de algum mal estar, como náuseas.

4. Descanse adequadamente

Descansar é uma parte do processo tão importante quanto o próprio momento das aulas. Se você tiver noites ruins, com o sono agitado ou dormindo pouco, não se sentirá disposto para treinar e você não conseguirá se recuperar bem dos treinos. Portanto, não negligencie seu sono! Durma em média 8 horas por noite e invista em ter um sono de qualidade.

Qualquer pessoa pode fazer treinamento funcional, desde quem não tem nenhum preparo físico até quem já tem bastante experiência. As aulas são adaptadas à realidade de cada um e os benefícios são surpreendentes! Compartilha esse texto com aquele seu amigo que também quer começar a treinar e agende já sua aula experimental conosco!

ADD COMMENT

Open chat