pilates e treinamento funcional capa

Pilates e Treinamento Funcional: como escolher?

Pilates e treinamento funcional são duas modalidades de exercícios distintas, e uma não é melhor que a outra. Ambas possuem propósitos diferentes, contudo, elas podem ser associadas para otimizar seus resultados.

O pilates é voltado principalmente para correção de postura e alívio de dores nas costas e articulações. O treinamento funcional tem como foco a melhora do condicionamento físico, emagrecimento e estética.

O pilates tem como um de seus objetivos a integração entre o corpo e a mente, promovendo consciência corporal. Já o treinamento funcional tem maior foco em exercícios para diminuir a incidência de lesões, melhorar a funcionalidade corporal e o condicionamento físico.

As duas modalidades possuem muita coisa em comum, principalmente nos exercícios de equilíbrio, flexibilidade e alongamento, que comentaremos logo em seguida!

No post de hoje vamos explicar para você a definição dessas duas modalidades, as diferenças e os benefícios de cada uma. Vamos nessa?

O que é Pilates?

O pilates é uma modalidade de exercícios criada pelo alemão Joseph Pilates. Sua metodologia consiste em estimular o controle da mente sobre os músculos, atuando na melhoria da saúde e na reabilitação de diversos problemas físicos, principalmente as dores nas costas. Para isto, o pilates se baseia em 6 princípios básicos:

1.       Concentração

2.       Respiração

3.       Centralização

4.       Precisão

5.       Controle

6.       Fluidez

O que é Treinamento Funcional?

O treinamento funcional é uma modalidade de treino que utiliza tanto o peso do próprio corpo quanto alguns acessórios para realizar os exercícios, que têm como base padrões de movimento empregados no dia a dia, como pular, agachar, saltar, puxar, empurrar etc.

O funcional melhora a coordenação motora, a força, a flexibilidade e a mobilidade, contribuindo para desenvolver força, condicionamento físico e melhorar a qualidade de vida.

Agora que já conhecemos a definição de pilates e treinamento funcional, vamos observar os benefícios de cada modalidade, e como elas podem melhorar a sua qualidade de vida!

É possível realizar as duas modalidades em paralelo, a fim de potencializar seus treinos e resultados. Para você entender melhor, vamos comparar os benefícios de cada um logo a seguir.

Benefícios do pilates

O pilates proporciona excelentes benefícios, como esses observados abaixo:

  • Fortalecimento muscular, principalmente na região do Core
  • Consciência corporal
  • Desenvolve a flexibilidade, equilíbrio e força
  • Tratamento e prevenção de lesões
  • Melhora a qualidade do sono
  • Alívio de dores nas costas
  • Correção da postura
  • Melhora da resistência física
  • Alívio do estresse
exercícios de pilates

Benefícios do treinamento funcional

O treinamento funcional também traz excelentes benefícios, como estes abaixo:

  • Coordenação motora e consciência corporal
  • Aumento da resistência cardiorrespiratória
  • Prevenção e tratamento de lesões
  • Mobilidade e flexibilidade
  • Ganho de força muscular
  • Condicionamento físico
  • Combate o estresse
  • Promove emagrecimento

O Pilates e o Treinamento Funcional tem benefícios em comum?

Existem benefícios que tanto o funcional quanto o pilates podem promover, mas de formas diferentes. Alguns benefícios em comum são:

  • Tratamento e prevenção de lesões
  • Desenvolvimento de força, equilíbrio e flexibilidade
  • Fortalecimento muscular
  • Consciência corporal
  • Alívio do estresse
  • Maior resistência física

Por que fazer Funcional e Pilates?

Conciliar aulas de treinamento funcional e aulas de pilates é uma alternativa muito interessante. Como você viu, ambas as modalidades apresentam incríveis benefícios. Ao intercalar ambos os treinos, você pode obter os benefícios de ambas as modalidades!

Além disso, ambas as modalidades podem melhorar sua performance na outra. O treinamento funcional, por exemplo, pode fortalecer seu corpo para a prática do pilates. Enquanto isso, o pilates pode melhorar sua concentração e equilíbrio, melhorando seu desempenho nas aulas de funcional.

Veja um resumo dos benefícios de fazer as duas aulas:

  • Tratamento e prevenção de lesões
  • Flexibilidade, equilíbrio e força
  • Fortalecimento muscular
  • Consciência corporal
  • Combate o estresse
  • Resistência física
  • Melhora a qualidade do sono
  • Alívio de dores lombares
  • Correção da postura
  • Aumento da resistência cardiorrespiratória
  • Condicionamento físico
  • Coordenação motora
  • Emagrecimento

Quais são as diferenças entre o Pilates e o Treinamento Funcional?

Abaixo você vai conhecer as diferenças entre o pilates e o funcional e entender qual modalidade é a mais indicada para o objetivo que você busca!

Alongamento

No pilates os exercícios de alongamento são mais técnicos, trazendo maior amplitude de movimento.

No funcional a amplitude do movimento é menor, devido à dinâmica do treinamento.

alongamento pilates

Força muscular

A forma que cada modalidade trabalha a força muscular é diferente. O pilates propõe exercícios de fortalecimento do core e maior resistência do corpo como um todo, mas sem utilizar acessórios diretamente para este fim.

Já o treinamento funcional oferece uma série de exercícios para ganho de força, já que é um dos principais objetivos de quem opta por essa modalidade. No caso do funcional, existem acessórios que auxiliam no ganho de força, como halteres, kettlebells, barras, entre outros, aumentando a intensidade das aulas.

força no funcional

Equilíbrio

Ambas as modalidades trabalham o equilíbrio, já que é uma habilidade essencial para a prática de diversos exercícios e posturas.

equilíbrio em ambas as modalidades

Condicionamento cardiovascular

O treinamento funcional é uma modalidade super indicada para melhorar o condicionamento cardiovascular. O fato de aplicar uma sequência de exercícios ritmados torna o treinamento mais intenso, aumentando a frequência cardíaca.

O pilates não se caracteriza como um exercício aeróbico, o que não dará a intensidade necessária para melhorar o condicionamento cardiovascular.

condicionamento funcional

Emagrecimento

O grupo de exercícios que traz como resultado a perda de peso são aqueles mais intensos, que fornecem maior gasto calórico, como o  treinamento funcional.

O pilates também gera gasto calórico, porém, é muito pequeno para ser significativo no emagrecimento.

emagrecimento funcional

Coordenação motora

Pilates e treinamento funcional são modalidades que trabalham movimentos diferentes e simultâneos em diversos segmentos do corpo, sendo ótimo para desenvolver coordenação motora.

coordenação

Agilidade

O treinamento funcional desenvolve melhor a agilidade, tendo exercícios específicos para este fim.

O pilates trabalha movimentos mais leves e coordenados, não sendo o mais indicado para essa capacidade.

agilidade funcional

Postura

Os exercícios de pilates visam sempre o alinhamento postural e fortalecimento dos músculos que sustentam e protegem a coluna, e toda falha é imediatamente corrigida pelo instrutor.

No treinamento funcional a correção postural ocorre, mas não é o principal foco da modalidade.

postura pilates

Core

O Core é muito bem fortalecido nas duas modalidades. Os músculos do abdômen, quadril e lombar são a base de equilíbrio e sustentação do corpo, por isso a ênfase em toda essa região muscular.

core nas modalidades

O que é preciso para praticar as duas modalidades?

Em primeiro lugar, você precisa de iniciativa! É necessário dar o primeiro passo para sair da inércia, ou para melhorar sua rotina de exercícios físicos. Depois, você vai precisar de um bom instrutor e dos testes iniciais, que ajudarão a garantir os melhores resultados.

Que tipo de instrutor é preciso?

Um instrutor qualificado e treinado para desenvolver os melhores exercícios e criar um ambiente desafiador com o propósito de envolver músculos e articulações, em ambas as modalidades.

Testes iniciais

O início para qualquer treinamento físico é a avaliação inicial. Antes de começar os treinos, ambos os instrutores deverão avaliar o seu condicionamento físico atual e também conversar sobre sua experiência. Alguns tópicos que serão conversados são:

  • Experiência com a prática de exercícios
  • Análise da composição física
  • Estado de saúde atual
  • Objetivos com o treino

A partir desta análise, o instrutor poderá planejar o treinamento.

exercício abdominal

Tanto o treinamento funcional quanto o pilates podem ser personalizados!

A personalização é o trabalho de conhecer ao máximo as necessidades do aluno e programar o treino considerando suas individualidades, limitações e objetivos. Nesse formato de treino, o aluno é monitorado o tempo todo pelo professor e recebe todo o suporte necessário.

Treinos personalizados no Studio Medina Plus

No Studio Medina Plus temos duas modalidades ancoradas no treino personalizado, que são:

  • Pilates Personalizado
  • Treinamento Funcional Personalizado

Pilates personalizado

No Pilates Personalizado a metodologia dos treinos é direcionada para a reabilitação física, melhora da postura e dores nas costas. Temos uma equipe de professores e fisioterapeutas altamente treinada e qualificada.

Treinamento funcional personalizado

No Treinamento Funcional Personalizado temos uma metodologia de treinos direcionada para o condicionamento físico, emagrecimento e ganho de força. Nossa equipe de profissionais vai abraçar os objetivos do aluno e conduzi-lo aos melhores resultados.

Agora você sabe quais são os benefícios, as semelhanças e as diferenças entre o treinamento funcional e o pilates! Só falta você compartilhar o post com aquele amigo que também quer aprender sobre as duas modalidades e como conciliá-las!

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