Treinamento funcional na areia: conheça os benefícios e comece já
O treinamento funcional na areia auxilia muito na coordenação motora, já que o solo irregular e instável estimula a força e o equilíbrio corporal. A resistência da areia ao corpo acaba fortalecendo os músculos e articulações.
O funcional na areia pode ser feito tanto em praias quanto em quadras de areia, sendo mais comum nas praias de grandes cidades, onde a prática é realizada durante o dia e também à noite.
Benefícios do Treinamento Funcional
Vamos conhecer agora os benefícios do treinamento funcional, depois veremos o diferencial quando praticado na areia.
- Condicionamento físico e aumento da resistência cardiorrespiratória
- Flexibilidade, mobilidade, coordenação motora e consciência corporal
- Correção da postura e dores nas costas
- Prevenção e tratamento de lesões
- Promove a perda de peso
- Eleva a força muscular
- Alivia o estresse
Condicionamento físico e resistência cardiorrespiratória
Conforme você progride nos treinamentos, vai melhorando também o seu condicionamento físico. Da mesma forma, você desenvolve maior desempenho cardiorrespiratório para adequar-se a essa nova demanda.
Flexibilidade, mobilidade, coordenação motora e consciência corporal
Exercícios funcionais combinados com acessórios práticos e com a força do próprio corpo promovem a saúde física e integração entre corpo e mente, melhorando também a propriocepção.
Correção da postura e dores nas costas
Vários exercícios do funcional promovem a estabilização da coluna e a correção da postura através do fortalecimento dos músculos do Core, que sustentam e protegem a região.
Prevenção e tratamento de lesões
Exercícios específicos são orientados para prevenir e tratar diversos tipos de lesões: joelhos, tornozelos, ombros, coluna cervical e etc.
Promove perda de peso
A combinação de exercícios de força com aeróbicos ajudam no emagrecimento.
Eleva a força muscular
No treinamento funcional se estimula mais de um músculo ao mesmo tempo, o que proporciona ganho de força muscular.
Alivia o estresse
Exercícios ajudam a aliviar o estresse. O treinamento funcional diminui a produção de cortisol, hormônio do estresse, e ajuda liberar endorfina, hormônio associado à sensação de bem estar.
Benefícios do Treinamento Funcional na Areia
Além dos benefícios característicos da modalidade, existem vantagens que somente a prática na areia pode proporcionar. Conheça:
- Menor impacto e mais equilíbrio,
- Fortalecimento dos músculos e articulações,
- Aumento de resistência física,
- Mudança de ambiente.
Menor impacto e mais equilíbrio
A maciez desse tipo de solo ameniza o impacto das articulações e ao mesmo tempo exercita o equilíbrio do corpo, devido à instabilidade do terreno.
Fortalecimento dos músculos e articulações
A areia aprimora a capacidade do corpo em manter a estabilidade, o que aumenta o trabalho dos músculos e articulações promovendo força e equilíbrio, por serem mais exigidos.
Aumento da resistência física
A energia gasta na areia é maior do que em outros solos, já que a areia oferece mais resistência ao corpo. Essa diferença de terreno vai desenvolver naturalmente mais potência nos treinos.
Mudança de ambiente
A mudança de ambiente é um fator motivador para o aluno manter-se regular nos treinamentos. Seja na praia ou em quadras de areia, estar em um ambiente diferente do tradicional aumenta a vontade de treinar.
Cuidados antes de iniciar o funcional na areia
Antes de iniciar os exercícios na praia ou em quadra de areia é importante observar as orientações abaixo:
- Temperatura da areia,
- Inspeção do terreno,
- Protetor solar,
- Alimentação,
- Hidratação.
Temperatura da areia
Em cidades mais quentes, onde no verão a temperatura pode alcançar os 40 graus, é importante observar a temperatura da areia antes de entrar no terreno. O treinamento na areia geralmente é praticado descalço e uma temperatura muito alta pode causar queimaduras nos pés. Uma dica é molhar os pés frequentemente durante os exercícios, ou utilizar calçados.
Inspeção do terreno
É de suma importância que se realize uma inspeção na areia antes de iniciar o treinamento, que pode ser feita pelas pessoas envolvidas nos exercícios. Na praia, esse tipo de solo costuma esconder pedaços de vidro quebrado, pregos e pontas de madeira. Por ser um ambiente externo e público, não há garantias de segurança para o solo.
Protetor solar
É indispensável o uso do protetor solar, que deve ser aplicado de 30 a 20 minutos antes de iniciar os exercícios. Se for necessário deverá ser reaplicado duas horas após o início dos treinos, dependendo do tempo que você ficar exposto ao sol.
Mesmo no inverno, é indispensável o uso de protetor solar.
Alimentação
Deve ser adequada para atender o esforço durante a prática dos exercícios na areia. O tipo de terreno exige muito do praticante, então sua alimentação deve fornecer a energia necessária para tal.
Hidratação
Água mineral, água de coco e isotônicos são ótimas opções para hidratar o corpo na hora de realizar o treinamento funcional na areia.
Treinar sozinho ou com acompanhamento profissional?
Com um instrutor adequado, o treinamento é mais seguro. O professor cuidará para que os movimentos sejam executados corretamente e fará correções necessárias na postura para evitar contusões ao praticante. Seja o instrutor da quadra de areia ou o seu próprio Personal Trainer, o acompanhamento adequado garante a segurança dos treinos e a sua correta evolução e performance na modalidade.
Este profissional avalia também os pontos fortes e fracos do aluno e pode criar um plano de treinamento personalizado a partir desses dados.
As modalidades de esportes na areia que estão em alta
Conheça alguns esportes que são realizados na areia e estão sempre na moda.
- Beach tennis,
- Frescobol,
- Vôlei de areia,
- Futevôlei.
Beach tennis
Vamos começar pelo esporte sensação do verão e que se tornou uma febre em São Paulo, o beach tennis. É uma mistura de modalidades, já que une muitas técnicas do tênis com a dinâmica do vôlei. Pode ser praticado por pessoas de todas as idades, na praia ou em quadras de areia.
Frescobol
É um esporte muito praticado na praia e consiste em manter o domínio da bolinha, podendo ser praticado entre duas ou quatro pessoas. O frescobol, assim como o beach tennis, trabalha muito os músculos e articulações do corpo, principalmente dos membros inferiores.
Vôlei de areia
O esporte é uma variação do vôlei de quadra, surgiu nos Estados Unidos em 1895 e hoje é muito praticado em quadras de areia e nas principais praias do Brasil.
Futevôlei
Esporte que exige muito do corpo humano, a dinâmica ajuda muito a melhorar o sistema cardiovascular e muscular. É muito praticado nas praias do Rio.
Exercícios funcionais praticados na areia
São inúmeros os exercícios funcionais que podem ser praticados na areia. Abaixo vemos uma lista com alguns deles:
- Corrida e trote,
- Burpee,
- Deslocamento lateral,
- Escada de agilidade,
- Afundo no disco.
O treinamento funcional na areia pode ser praticado por pessoas de qualquer idade e em qualquer nível de condicionamento físico! Conheça aqui um exemplo de circuito de exercícios.