treinamento funcional na areia

Treinamento funcional na areia: conheça os benefícios e comece já

O treinamento funcional na areia auxilia muito na coordenação motora, já que o solo irregular e instável estimula a força e o equilíbrio corporal. A resistência da areia ao corpo acaba fortalecendo os músculos e articulações.

O funcional na areia pode ser feito tanto em praias quanto em quadras de areia, sendo mais comum nas praias de grandes cidades, onde a prática é realizada durante o dia e também à noite.

Benefícios do Treinamento Funcional

Vamos conhecer agora os benefícios do treinamento funcional, depois veremos o diferencial quando praticado na areia.

  • Condicionamento físico e aumento da resistência cardiorrespiratória
  • Flexibilidade, mobilidade, coordenação motora e consciência corporal
  • Correção da postura e dores nas costas
  • Prevenção e tratamento de lesões
  • Promove a perda de peso
  • Eleva a força muscular
  • Alivia o estresse

Condicionamento físico e resistência cardiorrespiratória

Conforme você progride nos treinamentos, vai melhorando também o seu condicionamento físico. Da mesma forma, você desenvolve maior desempenho cardiorrespiratório para adequar-se a essa nova demanda.

Flexibilidade, mobilidade, coordenação motora e consciência corporal

Exercícios funcionais combinados com acessórios práticos e com a força do próprio corpo promovem a saúde física e integração entre corpo e mente, melhorando também a propriocepção.

Correção da postura e dores nas costas

Vários exercícios do funcional promovem a estabilização da coluna e a correção da postura através do fortalecimento dos músculos do Core, que sustentam e protegem a região.

Prevenção e tratamento de lesões

Exercícios específicos são orientados para prevenir e tratar diversos tipos de lesões: joelhos, tornozelos, ombros, coluna cervical e etc.

Promove perda de peso

A combinação de exercícios de força com aeróbicos ajudam no emagrecimento.

Eleva a força muscular

No treinamento funcional se estimula mais de um músculo ao mesmo tempo, o que proporciona ganho de força muscular.

Alivia o estresse

Exercícios ajudam a aliviar o estresse. O treinamento funcional diminui a produção de cortisol, hormônio do estresse, e ajuda liberar endorfina, hormônio associado à sensação de bem estar.

grupo de pessoas fazendo funcional na areia

Benefícios do Treinamento Funcional na Areia

Além dos benefícios característicos da modalidade, existem vantagens que somente a prática na areia pode proporcionar. Conheça:

  • Menor impacto e mais equilíbrio,
  • Fortalecimento dos músculos e articulações,
  • Aumento de resistência física,
  • Mudança de ambiente.

Menor impacto e mais equilíbrio

A maciez desse tipo de solo ameniza o impacto das articulações e ao mesmo tempo exercita o equilíbrio do corpo, devido à instabilidade do terreno.

Fortalecimento dos músculos e articulações

A areia aprimora a capacidade do corpo em manter a estabilidade, o que aumenta o trabalho dos músculos e articulações promovendo força e equilíbrio, por serem mais exigidos.

Aumento da resistência física

A energia gasta na areia é maior do que em outros solos, já que a areia oferece mais resistência ao corpo. Essa diferença de terreno vai desenvolver naturalmente mais potência nos treinos.

Mudança de ambiente

A mudança de ambiente é um fator motivador para o aluno manter-se regular nos treinamentos. Seja na praia ou em quadras de areia, estar em um ambiente diferente do tradicional aumenta a vontade de treinar.

agachamento na areia

Cuidados antes de iniciar o funcional na areia

Antes de iniciar os exercícios na praia ou em quadra de areia é importante observar as orientações abaixo:

  • Temperatura da areia,
  • Inspeção do terreno,
  • Protetor solar,
  • Alimentação,
  • Hidratação.

Temperatura da areia

Em cidades mais quentes, onde no verão a temperatura pode alcançar os 40 graus, é importante observar a temperatura da areia antes de entrar no terreno. O treinamento na areia geralmente é praticado descalço e uma temperatura muito alta pode causar queimaduras nos pés. Uma dica é molhar os pés frequentemente durante os exercícios, ou utilizar calçados.

Inspeção do terreno

É de suma importância que se realize uma inspeção na areia antes de iniciar o treinamento, que pode ser feita pelas pessoas envolvidas nos exercícios. Na praia, esse tipo de solo costuma esconder pedaços de vidro quebrado, pregos e pontas de madeira. Por ser um ambiente externo e público, não há garantias de segurança para o solo.

Protetor solar

É indispensável o uso do protetor solar, que deve ser aplicado de 30 a 20 minutos antes de iniciar os exercícios. Se for necessário deverá ser reaplicado duas horas após o início dos treinos, dependendo do tempo que você ficar exposto ao sol.

Mesmo no inverno, é indispensável o uso de protetor solar.

Alimentação

Deve ser adequada para atender o esforço durante a prática dos exercícios na areia. O tipo de terreno exige muito do praticante, então sua alimentação deve fornecer a energia necessária para tal.

Hidratação

Água mineral, água de coco e isotônicos são ótimas opções para hidratar o corpo na hora de realizar o treinamento funcional na areia.

Treinar sozinho ou com acompanhamento profissional?

Com um instrutor adequado, o treinamento é mais seguro. O professor cuidará para que os movimentos sejam executados corretamente e fará correções necessárias na postura para evitar contusões ao praticante. Seja o instrutor da quadra de areia ou o seu próprio Personal Trainer, o acompanhamento adequado garante a segurança dos treinos e a sua correta evolução e performance na modalidade.

Este profissional avalia também os pontos fortes e fracos do aluno e pode criar um plano de treinamento personalizado a partir desses dados.

As modalidades de esportes na areia que estão em alta

Conheça alguns esportes que são realizados na areia e estão sempre na moda.

  • Beach tennis,
  • Frescobol,
  • Vôlei de areia,
  • Futevôlei.

Beach tennis

Vamos começar pelo esporte sensação do verão e que se tornou uma febre em São Paulo, o beach tennis. É uma mistura de modalidades, já que une muitas técnicas do tênis com a dinâmica do vôlei. Pode ser praticado por pessoas de todas as idades, na praia ou em quadras de areia.

Frescobol

É um esporte muito praticado na praia e consiste em manter o domínio da bolinha, podendo ser praticado entre duas ou quatro pessoas. O frescobol, assim como o beach tennis, trabalha muito os músculos e articulações do corpo, principalmente dos membros inferiores.

Vôlei de areia

O esporte é uma variação do vôlei de quadra, surgiu nos Estados Unidos em 1895 e hoje é muito praticado em quadras de areia e nas principais praias do Brasil.

Futevôlei

Esporte que exige muito do corpo humano, a dinâmica ajuda muito a melhorar o sistema cardiovascular e muscular. É muito praticado nas praias do Rio.

afundo funcional na areia

Exercícios funcionais praticados na areia

São inúmeros os exercícios funcionais que podem ser praticados na areia. Abaixo vemos uma lista com alguns deles:

  • Corrida e trote,
  • Burpee,
  • Deslocamento lateral,
  • Escada de agilidade,
  • Afundo no disco.

O treinamento funcional na areia pode ser praticado por pessoas de qualquer idade e em qualquer nível de condicionamento físico! Conheça aqui um exemplo de circuito de exercícios.

ADD COMMENT

Open chat