11 motivos para começar a correr agora mesmo
Praticar atividade física é muito importante para a saúde e muito indicado pelos médicos. E um dos primeiros exercícios que nos vem à mente quando falamos no assunto, é a corrida. De fato, uma das atividades com um grande número de benefícios, a corrida está entre os exercícios mais praticados do mundo.
Para iniciar na vida de atividades físicas a corrida pode ser uma boa ideia. O importante é dar o primeiro passo para poder estabelecer um ritmo de treinos e não parar mais. Por isso trouxemos este artigo com 11 motivos para você começar a correr agora mesmo. Boa leitura!
Confira motivos para começar a correr agora mesmo
Em se tratando de corrida, os benefícios são inúmeros para a saúde como um todo. Por isso, começar a correr como atividade física regular, é essencial para ter o organismo e músculos funcionando corretamente. Quer ver como? Então confira a nossa lista abaixo.
1. Melhora da saúde cardiovascular
Ao praticar a corrida, treinamos também o nosso sistema respiratório. Pois é preciso saber respirar durante uma corrida para evitar a sensação de cansaço repentina, além de fornecer o oxigênio necessário ao nosso organismo nesse momento de maior demanda.
O coração também é um músculo, por isso, submetê-lo a exercícios também é uma maneira de melhorar sua saúde e evitar doenças cardíacas.
2. Ajuda a emagrecer
Este é um dos principais motivos pelos quais as pessoas começam a praticar a corrida. A prática ajuda na perda de peso devido à grande perda de energia. Energia esta que é produzida pelo corpo através de gordura corporal.
Isto é, quanto mais energia gasta, mais gordura é queimada durante a corrida. Estudos indicam que é possível perder até 700 calorias em uma hora de exercício. Portanto, se quiser perder peso, começar a correr é uma ótima opção.
3. Ganho de força
Por se tratar de uma atividade física, há também o ganho de força através da corrida, principalmente na região das pernas. É claro que não haverá ganhos exponenciais se comparado a um exercício específico de musculação, por exemplo.
Mas, ao contrário de exercícios de musculação, onde o movimento é concentrado em uma região, na corrida toda a perna é trabalhada. Ou seja, a corrida fortalece os músculos da perna de maneira uniforme.
4. A corrida melhora o condicionamento físico
Como dissemos anteriormente, praticar corrida fortalece o sistema cardiovascular. Com ele em forma, o seu condicionamento físico é aprimorado.
5. Melhora do sistema imunológico
Para evitar ficar doente com frequência, praticar exercícios físicos é essencial. Através da corrida é possível evitar diversas doenças, pois o sistema todo trabalha: respiração, circulação, mente e músculos.
6. Melhora do humor
Praticar corrida melhora o humor, pois a prática ajuda na liberação de um hormônio chamado dopamina. Este é conhecido por ser o hormônio do bem-estar.
7. Correr melhora a ansiedade e depressão
Como dito acima, a prática de atividades físicas, mais especificamente a corrida, ajuda na liberação de hormônios do bem-estar, como a dopamina e a endorfina.
Esses hormônios são essenciais para a redução do estresse e da ansiedade. Além do mais, com o corpo gastando energia, seu cérebro descansa, aliviando as tensões do dia.
8. Reduz o risco de câncer
Sim, correr ajuda na prevenção de diversos tipos de câncer, além de poder ajudar aqueles que estão em quimioterapia.
9. Melhora os níveis de colesterol
Correr ajuda a diminuir os níveis de LDL, o colesterol ruim. Ao manter regularidade nas corridas, você também eleva seus níveis de colesterol HDL, conhecido como colesterol bom.
10. Correr melhora o controle da glicemia/diabetes
Praticar corrida melhora o controle da glicemia, pois melhora a captação de glicose pelos músculos e ajuda a controlar melhor a resistência à insulina. Ou seja, a corrida é boa para diabéticos e pré-diabéticos.
11. Melhora a qualidade do sono
Ao manter o corpo ativo e “cansado”, o padrão de sono é restabelecido. O que melhora a qualidade de vida com um todo, além de casos de insônias.
Como começar a correr?
Para começar a correr basta ter foco e força de vontade. Pois, assim como qualquer atividade, o mais difícil é começar. Portanto, a dica aqui é começar aos poucos.
Comece com uma caminhada leve mesmo, sem compromisso. Você verá que pegar o gosto pela atividade será fácil! A partir daí seu próprio corpo pedirá por mais.
Então, poderá passar por um trote, até a corrida leve, e começar a intercalar os exercícios. Faça 20 minutos de caminhada, depois 10 de trote, por exemplo.
O que precisa para começar a correr?
Para começar a correr é preciso saber de algumas coisas e estar atento a alguns detalhes para que a prática seja agradável e que você possa aproveitar o exercício em sua totalidade.
Abaixo algumas listamos algumas coisas que você precisa antes de começar a correr. Acompanhe.
Tênis confortáveis
Um tênis adequado para correr é essencial na hora de praticar. E não é simplesmente ter um com molas ou solado específico. É preciso um tênis que seja apropriado para a sua pisada.
Exatamente, é necessário se atentar ao seu tipo de pisada, corrigi-la se necessário, para então pesquisar um tênis para o seu estilo.
Isso evitará lesões nos tendões e joelhos, além de garantir um maior conforto na hora de correr.
Se hidrate
É claro que, como toda atividade física, é preciso ter em mente que a quantidade de energia gasta é muito alta. O que leva o corpo a suar e, neste suor, o corpo elimina eletrólitos, que precisamos repor de alguma forma.
Uma destas formas é justamente bebendo água. Ter uma garrafa com água sempre acessível durante a prática é essencial para manter o corpo hidratado. A hidratação ameniza a sensação de fadiga e aumenta a resistência ao correr.
Tenha roupas confortáveis
Ter roupas confortáveis é um dos itens necessários para começar a correr. Algumas sugestões são:
- Calça legging para mulheres e tactel para os homens;
- Camisa dry-fit para ambos, além de tops para as mulheres.
Essas roupas ajudarão na prática da corrida, pois elas ajudam no processo de evaporação do suor, além de trazer conforto e leveza.
Existe contraindicação para começar a correr?
As contraindicações para a corrida são bem específicas. Uma vez que é um esporte universal, podendo ser praticado por pessoas de todas as idades.
No entanto, casos especiais como doenças ortopédicas ou cardíacas, a corrida talvez não seja a melhor indicação de atividade física.
Nestes casos, o ideal é conversar com um médico especialista para melhor avaliação e indicação de exercício para você. Em caso de qualquer dúvida, também procure seu médico ou fisioterapeuta.
Aqui no Studio Medina, você pode contar com atendimento personalizado em um ambiente privativo, o que facilita no ganho de resultados. Entre em contato agora mesmo para saber mais.