pilates e ansiedade

Pilates e ansiedade: como a modalidade pode ajudar no tratamento

A ansiedade é algo muito presente em nossa sociedade. De fato, essa é uma condição que é produzida no nosso corpo de forma natural. Portanto, estamos todos suscetíveis a isso.

Porém, quando começar a tratar como doença? Ou melhor, quando a ansiedade começa a se tornar motivo de preocupação?

Para se ter uma noção, durante a pandemia do Covid-19, a prevalência da ansiedade e a depressão aumentou em 25% de acordo com a OMS, a Organização Mundial da Saúde.

Ainda de acordo com o resumo, os jovens e mulheres são os mais afetados quando falamos de saúde mental. Claro, mesmo que a OMS fale a nível global, esse dado nos traz um alerta. Precisamos nos cuidar, tanto o corpo como a mente.

E o pilates atua neste sentido. Assim como toda atividade física, ele atua para a promoção do bem-estar e qualidade de vida. Continue a leitura para saber a relação entre pilates e ansiedade.

lustração de ansiedade

O que é ansiedade

Conhecida por muitos, juntamente com a depressão, como o mal do século 21, a ansiedade é uma resposta do nosso corpo a momentos de perigo ou de grande decisão em nossas vidas.

Ao estarmos diante de uma situação perigosa, por exemplo, em que precisamos de uma resposta rápida, a noradrenalina produzida em nosso corpo nos ajuda a tomar a decisão de lutar ou fugir.

É por isso que a ansiedade, como doença, atrapalha a vida diária. Pois em momentos de crise, o medo proporcionado por essa condição vem em excesso, nos fazendo tomar decisões ruins ou precipitadas.

O que é o pilates

O pilates, inicialmente chamado de Contrologia, é uma modalidade de exercícios físicos que visa trabalhar a conexão entre a mente e o corpo. De forma a treiná-los como uma unidade através de 6 princípios norteadores. São eles:

  • Concentração;
  • Centralização;
  • Fluidez;
  • Respiração;
  • Precisão;
  • Controle.

Lembra no início deste artigo que falamos que precisamos cuidar tanto do nosso corpo como da nossa mente? Pois bem, o pilates proporciona isso. Além de outros benefícios como uma melhora na consciência corporal.

E claro, o pilates ajuda na melhora da ansiedade. Abaixo, vamos detalhar mais sobre como isso é possível, além de outros benefícios do pilates para a saúde mental e do corpo.

aula de pilates para ansiedade

Como o pilates pode ajudar a tratar a ansiedade?

A ideia original do pilates é reunir exercícios que promovam a melhora na saúde do praticante. De forma a ter um funcionamento harmônico e equilibrado entre corpo e mente. Dito isso, é seguro dizer que a prática desta modalidade é ideal para pessoas que sofrem de estresse e ansiedade.

Uma vez que é possível trabalhar ambos aspectos do nosso organismo em um só exercício. Agora que explicamos o que é a ansiedade e o pilates, vamos falar sobre como a prática do pilates pode ajudar na ansiedade.

Sem mencionar que alguns dos benefícios surgem em função dos princípios do pilates. Através dos 6 princípios que vamos listar abaixo, é possível ter uma ideia de como a prática auxilia pessoas com ansiedade. Confira:

Concentração

Uma vez que a ideia da prática é a união entre corpo e mente, essa conexão só é possível através da concentração dos movimentos a serem executados. No pilates, a concentração é quase que uma forma de meditação.

Trata-se de prestar atenção completamente nos movimentos e nos processos do corpo, ou seja, na respiração, nos músculos utilizados, no ambiente ao redor, etc.

Isso é muito importante para treinar o cérebro a focar em outra coisa, esquecendo um pouco do mundo e seus problemas. Com isso, é possível reduzir o estresse e ansiedade, facilitando até mesmo a tomada de decisões ao longo do dia.

Centralização

A centralização é o princípio do pilates que determina que as atividades devem começar a partir do core, ou seja, de dentro para fora. Através da ativação dos músculos centrais do corpo que formam o conhecido Power House.

Os exercícios do pilates trabalham com esse pilar pois o fortalecimento destes músculos promove:

  • Alinhamento de postura;
  • Fortalecimento da região central do corpo;
  • Controle neuromuscular;
  • Estabilização do tronco, evitando lesões.

Fluidez

No pilates, há o princípio da fluidez justamente porque os movimentos do corpo devem ser realizados com fluidez, leveza e atenção. Ou seja, mais uma forma de tirar o corpo do piloto automático e ter consciência do que está fazendo.

Assim, ao focar o cérebro em outras funções, isso ajudará no controle do estresse e da ansiedade.

Respiração

Esse princípio na verdade, norteia todas as atividades físicas, uma vez que é preciso aprender a respirar corretamente ao realizar exercícios. Assim, respirar corretamente alivia as tensões do corpo, ajudando no estresse.

respiração no pilates e ansiedade

Precisão

A precisão, nada mais é do que a execução correta e objetiva dos movimentos, priorizando o controle e a qualidade.

Controle

Aliado aos princípios anteriores, o controle está entre os que norteiam o pilates. Afinal, é preciso ter controle sobre o corpo para poder executar os movimentos de forma precisa e de qualidade. Além de controlar a respiração e a mente.

Através destes princípios já dá para se ter uma ideia dos benefícios do pilates trazidos para quem tem problemas de ansiedade. Abaixo, vamos listar as demais vantagens para os praticantes da modalidade.

Outros benefícios do pilates

De fato, qualquer exercício que proporcione a liberação de endorfina, por exemplo, ajuda na ansiedade. Com o pilates, não é diferente:

  • O pilates libera endorfina e promove bem estar;
  • O pilates ajuda na concentração;
  • Reestruturação da postura;
  • Melhora no condicionamento físico;
  • O pilates ajuda na diminuição das dores e lesões;
  • O pilates ajuda ainda no fortalecimento da musculatura abdominal.

Como podemos ver, a prática contínua do pilates não traz benefícios apenas estéticos ou na saúde física, mas também, na saúde mental, melhorando a qualidade de vida de quem a pratica.

Como as aulas de pilates Personalizado podem ajudar na ansiedade?

É importante saber que as aulas de Pilates Personalizado são eficientes para a ansiedade porque é possível moldar a aula para essa necessidade específica.

Ao trabalhar os princípios do pilates citados, o aluno(a) poderá sentir os efeitos no humor de forma significativa.

Então, que tal realizar uma aula experimental para entender melhor os conceitos do pilates para melhorar a ansiedade?