capa fazer exercicio menstruada

Pode fazer exercício menstruada? Tire suas dúvidas!

O período menstrual é um tempo de dilema entre as mulheres. Além de toda questão hormonal, há ainda, para as mulheres que praticam atividade física, o impasse de saber se continua fazendo exercício menstruada ou se espera passar o período. 

Pegar mais leve, ficar em casa ou ainda, treinar normalmente como se nada estivesse acontecendo? Essas são algumas dúvidas que as mulheres têm neste período que mexe tanto com o corpo e os hormônios delas. 

Portanto, para responder essas e outras dúvidas sobre fazer exercício menstruada, elaboramos esse texto. Então continue a leitura para saber mais.

Pode fazer exercício menstruada? 

A resposta é sim, é possível e recomendado realizar exercícios físicos menstruada e treinar normalmente. É claro que, se o seu caso não for de sentir dores de cólica tão fortes a ponto de você não sair da cama. 

Neste caso, além de preocupante, é recomendado procurar uma opinião médica sobre o que está acontecendo. Além disso, se a dor aumentar durante o exercício físico, também é interessante parar com o treino e procurar assistência. 

E tudo bem também sentir-se fraca, indisposta, inchada, entre outras coisas. Afinal, as oscilações hormonais provocam alterações no organismo. 

Portanto, não é uma situação para se sentir culpada. Pois isso faz parte. Como explicam alguns ginecologistas, a taxa de estrógeno, que é o hormônio ligado à disposição, ao sono e ao relaxamento, fica abaixo em determinados períodos do ciclo menstrual. 

E isso pode fazer com que haja menos energia para realizar os treinos. Mesmo assim, é necessário continuar com a atividade, se os incômodos forem suportáveis. 

Além disso, como sabemos, praticar atividades físicas garante benefícios e minimiza os típicos desconfortos deste período tão sensível para o corpo feminino. 

mulher cansada de fazer exercício menstruada

Quais exercícios fazer durante a menstruação? 

Como adiantamos anteriormente, se você estiver se sentindo muito cansada ou fadigada, não há problema nenhum em diminuir o ritmo nos treinos. 

Você pode substituir um treino de força por uma caminhada, bike ou até mesmo pilates. O pilates é muito bom pois, com ele, é possível treinar respiração, concentração e relaxamento. 

É importante salientar também, que os treinos variam de pessoa para pessoa. Porém, podemos separar o ciclo menstrual da mulher, por exemplo: 

  • Fase da TPM: é o período pré-menstrual. Esse é o período em que há uma queda nos hormônios femininos e por isso a mulher se sente mais cansada. Também é possível que haja retenção de líquidos nesta época. Portanto, para liberar mais endorfina, é recomendável subir escadas, corrida e ciclismo, por exemplo. 
  • Período da menstruação: é nesta fase que é recomendado atividades leves, como caminhadas de trinta minutos já deve bastar. Afinal, é bem melhor do que ficar parada.
  • Pós-menstruação: nesse período, há maior disposição física por causa do nível de estrogênio no corpo. Aí então, você poderá pegar mais pesado e voltar a sua rotina de treinos de força como o treinamento funcional. 

Como vimos, práticas mais leves como caminhar, andar de bicicleta, pilates e até subir escadas podem fazer parte do seu treino quando estiver menstruada. 

Agora, veremos alguns benefícios e dúvidas sobre fazer exercício menstruada. Acompanhe! 

mulher de meia idade na esteira

4 Benefícios de treinar mesmo de TPM

Abaixo, vamos falar mais sobre os benefícios de treinar mesmo se você estiver de TPM. 

1. Melhora o humor

Não pense você que treinar nesse período, mesmo que seja delicado e sensível para você, seja ruim para o seu humor. Pelo contrário, já está mais que provado que praticar atividades físicas minimizam o mau humor, característico do período menstrual. Além disso, a atividade física também atua no balanço de outras substâncias como a progesterona e a aldosterona. Essas substâncias ajudam na eliminação de líquidos que provocam o inchaço. 

2. Deixa as cólicas sob controle

Na hora do treino, ocorre a vasodilatação. Esse processo melhora a irrigação do sangue para os músculos e alivia as contrações do útero. Em outras palavras, praticar exercícios libera no organismo substâncias analgésicas que aliviam as dores e o desconforto.

3. Mais força pós-TPM

Como mencionamos anteriormente, quando chega o fim da primeira fase do ciclo menstrual, ocorre um aumento no nível de estrogênio. É nesse momento que você consegue se sentir mais forte e disposta. Então a dica é aproveitar esse momento para realizar treinos de força, por exemplo. 

4. Proteção

Hoje em dia, há muito mais facilidade para praticamente tudo. Fazer exercícios menstruada é uma delas. Pois há meios de se proteger neste período. Calcinha absorvente e coletor menstrual são duas opções que podem ser usadas pelas mulheres nesta fase intensa, principalmente para diminuir o desconforto. Usar leggings e shorts que permitem evaporação do suor também é primordial para não acumular umidade na região. Isso evita proliferação de bactérias e fungos. 

Essas são algumas maneiras de se proteger e aproveitar ao máximo o seu treino!

É bom ter cuidados extras

É recomendável fazer exercícios menstruada, porém, cuidados extras são sempre bem-vindos para não haver surpresas durante o treino. 

Por exemplo, utilizar o coletor menstrual como já mencionamos, ou carregar consigo uma necessaire com itens de higiene pessoal e íntima.

Posso fazer agachamento menstruada? 

Sim, o agachamento também está liberado. No entanto, se o seu caso for um fluxo mais intenso, pode ser perigoso. A ideia aqui é utilizar uma calcinha menstrual como protetor para treinar sem preocupações. 

Outra dica é pegar mais leve também como já foi abordado. Fazer exercícios de ioga ou pilates ajudarão a alongar o seu quadril, suas costas e suas pernas proporcionando mais flexibilidade e força.

Treinar menstruada aumenta o fluxo? 

Não, treinar menstruada não aumenta o fluxo, o que ocorre é que algumas mulheres já possuem um fluxo intenso. Outras nem tanto. E o que geralmente acontece é o fluxo diminuir ao longo do ciclo. 

O aumento de fluxo pode ocorrer em algumas posições como o agachamento que vimos acima. Espirrar, por exemplo, também pode aumentar o fluxo de repente, portanto, basta tomar cuidado com certos exercícios.

Agora que você sabe que não precisa parar de treinar quando se está menstruada, que tal passar aqui no Studio para aquela aula personalizada de acordo com suas necessidades?