Ansiedade: O que é, quais os sintomas e como ela influencia no nosso peso

A ansiedade é considerada por muitas pessoas, o verdadeiro mal do século. Ela é vista num contexto bastante popular, quando estamos passando por um momento de pressão ou ficamos muito apreensivos para o acontecimento de alguma coisa… Mas ela é muito maior que isso.

Ela é muito mais abrangente e complexa. Pode-se considerar sintomas de ansiedade a partir de um ponto em que você se vê com uma preocupação, um medo, uma tensão, ou qualquer outro sentimento que seja sentido em excesso.

QUAIS OS SINTOMAS DA ANSIEDADE?

É perfeitamente normal saber que às vezes, dependendo das situações, nos sintamos ansiosos, apreensivos, nervosos… Igual ao dia que você vai atualizar o sistema para saber a nota naquela prova tão importante e que estava tão difícil. É comum vivenciar essa experiência.

22893957_871128199722094_1603139261566792572_n-768x768-1969700

O que é ansiedade, afinal?


Contudo, cada dia mais estão aparecendo casos em que esses sintomas passam a tomar conta da vida das pessoas. Em sua grande maioria, elas nem percebem que já está vivendo um grande transtorno, porque já se acostumou aos sentimentos e sensações.

SINTOMAS PSICOLÓGICOS

Como a ansiedade está diretamente conectada com o nosso sistema mental, nem sempre percebemos os sintomas de forma nítida. Não são sintomas que vivenciamos na pele física, mas sim, psicologicamente.

  • Medos irracionais: a ligação entre os medos bobos e a ansiedade existe. No início, pode parecer uma simples fobia, mas quando ela está exagerada demais, passa para a categoria dos transtornos.
  • Autoconsciência: não são todas as pessoas que conseguem chegar à uma festa e beber, conversar com todos ali, sem se sentir inconveniente. Isso passa a ser um problema quando a pessoa simplesmente desiste de realizar uma determinada tarefa só para não ser inconveniente. Ela treme, sua, se avermelha e paralisa.
ansiedade-fabio-medina-5131378

A mente não para. Nunca

  • Lembranças ruins: se você já vivenciou um momento ruim na sua vida, que te marcou e traumatizou de alguma forma, lembrar dessa vivência em alguns determinados pontos da vida faz parte. Mas isso se torna parte de um transtorno de ansiedade quando esses Flashbacks costumam a aparecer de modo frequente na sua cabeça, sem lhe dar “paz”.
  • Preocupações ou perfeccionismo: é bastante comum de aparecer em pessoas que vivem em constante pressão na vida, seja ela na vida pessoal como na profissional. E a pessoa está tão compenetrada naquele abismo que ela nem se dá conta que o zelo para que tudo dê certo é na verdade, ansiedade em ouvir um elogio positivo das pessoas que as cercam.

Nós poderíamos citar outros como o pânico, o medo de falar com as pessoas, a vergonha de sair de casa…

E O ENGORDAR NA ANSIEDADE, ONDE ENTRA?

Você já ouviu falar na compulsão alimentar? Ela acontece quando você come mesmo quando não está com fome e também não deixa de se alimentar, mesmo sabendo e sentindo que já está satisfeita.
É bastante comum que a pessoa coma devido ao conforto emocional que a comia proporciona a ela, ao afago que ela tem e por isso, ela acaba engordando, porque come mais do que o que precisa. Come mais do que o que o corpo consegue dar conta.

compulsao-alimentar-fabio-medina-1024x576-7631806

Compulsão Alimentar


Geralmente, as pessoas que sofrem com a compulsão alimentar não costumam gostar de seus corpos. Constantemente, elas acreditam que devessem comer menos, mas mesmo com essa consciência, elas não conseguem fazer nada a respeito. É onde acabam entrando em dietas malucas e colocam em risco suas próprias vidas.
Alguns dos sintomas da compulsão alimentar são:

  • Comer mais rápido do que o normal
  • Comer quando não está com fome
  • Continuar comendo mesmo quando já está saciado
  • Comer sozinho ou em segredo
  • Sentir-se triste ou culpado por comer demais

A ansiedade pode sim desencadear um quadro de compulsão alimentar. Você ficou com alguma dúvida sobre esse assunto? Escreva-nos nos comentários ou entre em contato conosco!