10 Sinais de que a Sua Dieta Não Está Adequada

O desejo de emagrecer está presente na maior parte da população, principalmente entre as mulheres. 61% delas deseja perder peso, como indica um estudo de 2012. Outro estudo de 2011 mostra que 40% das mulheres vive constantemente fazendo dietas, ao que 95% das que fazem dietas restritivas, eventualmente recuperam o peso – ou ainda ganham mais do que o peso inicial antes da dieta. Esses dados não parecem condizentes com o que vemos na internet, não é mesmo? Então por que isso acontece?

Começar uma dieta é sempre motivador. Você planeja, coloca o foco na sua meta, organiza sua rotina, vai ao mercado em busca do que é necessário. Nos primeiros dias, procura dicas na internet, conta para as amigas que está de dieta e que vai dar certo.
A empolgação é necessária, benéfica e impulsiona os resultados que queremos. Mas às vezes não prestamos atenção a alguns sinais que podem indicar que a dieta não está sendo realizada da forma mais proveitosa para o corpo.

Confira alguns sinais de que a sua dieta não está adequada:

 

Você está restringindo algum grupo alimentar

É muito comum que as dietas incluam a restrição de um grupo alimentar, ou seja, a diminuição drástica ou total corte de substâncias como carboidratos, presentes em massas, arroz, pães, bolos e farináceos em geral.
Porém, os carboidratos são muito importantes para o funcionamento natural do organismo, afinal, eles são responsáveis por fornecer a energia que utilizamos para qualquer processo biológico, seja para pensar, digerir alimentos, dormir ou fazer exercícios. Quando você diminui a ingestão de carboidratos, seu corpo acredita que você não está tendo acesso a esse grupo, e não que está voluntariamente evitando. Em outras palavras, seu corpo pensa que você ainda vive como um homem das cavernas. Dessa forma, ele armazena muito mais carboidratos do que deveria, o que causa inchaço e ganho de peso.
Outro grupo que as dietas costumam bloquear é o das gorduras. Temos que tomar cuidado com essa questão porque, de forma superficial, existem basicamente dois grandes grupos de gorduras: as presentes em alimentos industrializados, e as de origem vegetal e animais: manteiga, óleos, azeites e carnes.
De fato, as dos alimentos industrializados é bom evitar, como gordura hidrogenada, trans, entre outras. Já as da manteiga, azeite de oliva e afins, são necessárias para que as células do corpo desempenhem seu papel de forma eficaz.
 

Você está sempre sentindo fome

Se você está acostumado a ingerir uma grande quantidade de comida, acima da necessidade do seu corpo, é normal que ao iniciar uma dieta a fome apareça – afinal, seu estômago está acostumado a se sentir saciado com mais do que o necessário.
Porém, essa fome não pode ser severa e deve durar no máximo 3 ou 4 dias. Após esse período de adaptação, o organismo entende que você precisa de menos alimento do que estava acostumado a ingerir e passa a funcionar tranquilamente, de forma mais leve e equilibrada.
Se você sente fome após esse período de 3 a 4 dias, significa que a sua dieta não está planejada de acordo com as suas reais necessidades.

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O cansaço constante é um dos sinais externos que servem para alertar que algo está errado no seu organismo

Você está se sentindo cansado

Passar o dia cansado não é normal, como muitos pensam. O cansaço constante é um dos sinais externos que servem para alertar que algo está errado no seu organismo, e a alimentação está diretamente relacionada à disposição. Se a sua alimentação está correta, as funções do seu organismo estarão em pleno funcionamento e você estará normalmente disposto.
 

A dieta é motivo de estresse para você

A sua alimentação não pode ser um fardo para você, não pode ser uma tarefa árdua. Se manter a rotina alimentar é um fator de estresse, tem algo errado nela. A comida está ligada ao prazer, a satisfação, não apenas a ingestão de nutrientes. Os seres humanos são os únicos seres racionais, que transformam em costumes positivos o que é instintivo a outros animais. Não somos robôs, podemos e merecemos sentir prazer e paz no ato alimentar.
Isso significa que o ato de comer precisa ser tranquilo e positivo, e não vinculado a sentimentos ruins e condições indesejadas como o estresse.
 

Você não varia os alimentos

Se o cardápio é sempre o mesmo, tem alguma coisa errada. Já falamos que a alimentação envolve prazer para nós, e a variedade de alimentos proporciona autonomia e satisfação. Se a sua dieta consiste em apenas um tipo de salada, apenas um tipo de carne e apenas uma fonte de carboidrato, algo está errado.
Um dos problemas é que pouca variedade faz com que enjoemos rapidamente dos alimentos, o que nos faz desanimar no processo de mudança alimentar. Outro problema é que se a salada que você come é sempre alface, você está ingerindo apenas um grupo de vitaminas: o complexo B. É importante comer alface, mas também é importante combinar esse vegetal com outros, para que se possa aproveitar os benefícios de todos.

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O equilíbrio é sempre o desejado, o que significa que tudo bem comer alimentos que você não julga tão saudáveis, esporadicamente.

Você está excluindo alimentos que você gosta

A sua dieta não está adequada para você se é necessário deixar de lado suas comidas preferidas. Aquela lasanha da casa da vó, aquele churrasco de domingo com o pai, aquela torta que só a sua tia sabe fazer… imagina viver para sempre em uma dieta que rouba esses momentos de você?
Alimentação não é apenas sobre saúde física – é sobre saúde mental. O corpo precisa estar conectado com a mente para que o organismo inteiro possa funcionar de forma plena. O equilíbrio é sempre o desejado, o que significa que tudo bem comer alimentos que você não julga tão saudáveis, esporadicamente. Faz parte, é comum, todas as pessoas têm seus desejos alimentares, não se culpe por isso nem elimine comidas gostosas do seu cardápio.
 

Você está seguindo uma dieta da internet

Esse é o principal sinal de que a sua dieta não está adequada. Hoje a internet facilita a descoberta de dicas, experiências e receitas, mas é preciso tomar muito cuidado. Compartilhar informações ajuda demais o processo de emagrecimento em uma dieta, mas nem sempre o conteúdo compartilhado serve para o seu caso.É inspirador ver personalidades emagrecendo com dietas específicas, mas é necessário prestar atenção e separar influência de recomendação clínica.
O caminho seguro e confiável é consultar uma nutricionista. É a pessoa que possui o conhecimento necessário para poder elaborar um plano alimentar específico para o seu corpo, de acordo com a sua rotina, seus hábitos, seu nível de atividade e suas condições de saúde. Seguir dietas prontas é arriscado, o risco de não ser compatível com seu organismo e insustentável dentro do seu cotidiano são grandes, fazendo com que você não adote uma vida saudável de verdade.

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O horário certo para comer é quando o seu corpo mostra sinais de fome, simples assim.

Você controla os horários para comer

Regular precisamente os horários para realizar refeições faz com que a alimentação seja uma tarefa, um compromisso, quando na verdade não precisa ser dessa forma. Ainda se acredita que é necessário comer de 3 em 3 horas, mas isso não é verdade.
O horário certo para comer é quando o seu corpo mostra sinais de fome, simples assim. Aprender a ouvir seu corpo é um passo importante durante a dieta, identificar os sinais de fome e saciedade fazem com que você possa abandonar os horários regrados e comer de acordo com sua real necessidade.

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As calorias são apenas unidades de medida de energia, não necessariamente de gordura.

Você conta calorias

Junto com seguir dietas da internet, contar calorias é um dos piores erros durante a dieta. Esse costume inclusive é a base de diversas dietas, mas não tem nenhum embasamento científico para tal.
Não ingerimos calorias – ingerimos alimentos completos. As calorias são apenas unidades de medida de energia, não necessariamente de gordura. O que deve ser avaliado ao escolher alimentos é a sua qualidade nutricional – ingredientes, proteínas, carboidratos, gorduras – porque esses fatores influenciam diretamente no funcionamento do organismo e na perda de peso.
 

Você passa muito tempo sem comer

Passar longos períodos de jejum, frequentemente, é um problema para o corpo. Da mesma forma que o corpo reage com os carboidratos, reservando energias, ele poupa recursos quando entende que vai passar muito tempo sem receber alimento, dificultando o processo de emagrecimento.
Agora que você já aprendeu a identificar os problemas na sua dieta, que tal compartilhar com quem também precisa dessas dicas e além disso procurar uma nutricionista para fazer o acompanhamento adequado?

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