capa pilates para iniciantes

Pilates para iniciantes: Saiba como começar!

O primeiro passo para o iniciante de Pilates é buscar o auxílio de um instrutor. As aulas podem ser dadas online ou de forma presencial. O Pilates para iniciantes deverá ser apresentado ao candidato através de três treinamentos básicos fundamentais:

  • Treinamento de postura.
  • Treinamento de respiração.
  • Treinamento de solo.

O que o iniciante de Pilates precisa saber antes de começar

O Pilates é um conjunto de exercícios físicos quase sempre praticados com o auxílio de equipamentos e objetos selecionados, de maneira a trazer ao praticante fortalecimento e elasticidade muscular, potencializando a mobilidade articular, a fim de prevenir contusões ou tratar problemas musculares e posturais.

Os profissionais da área de saúde classificam os exercícios de Pilates como uma medida terapêutica para a fase inicial de um determinado problema ou até mesmo como tratamento em um processo pós-cirúrgico.

Acessórios e equipamentos do Pilates para iniciantes

Dentre muitos acessórios e equipamentos do Pilates para iniciantes, quero destacar 9 acessórios e 1 equipamento. Esses instrumentos servem para aumentar o nível de dificuldade no solo ou servir como auxílio para a pessoa se exercitar:

  1. Mat (colchonete ou tapetinho): é o principal acessório para se praticar o Pilates, tendo em vista que os exercícios deste método começaram no solo.
  2. Rolo: suas medidas são basicamente 90 x 15cm, mas existem rolos menores com outras funções. O material empregado na fabricação deste objeto é a espuma ou o E.V.A (produto de alta tecnologia, mistura de etil, vinil e acetato, o que dá essa denominação).
  3. Disco proprioceptivo (almofada de equilíbrio): serve para trabalhar o equilíbrio.
  4. Magic Ring: objeto feito em anel flexível forrado, muito usado nas aulas de Mat Pilates como um acessório ou no complemento de alguns equipamentos.
  5. Tijolinho: muito usado em pessoas que possuem pouca flexibilidade, é um objeto feito com o E.V.A.
  6. Overball: feito com um material plástico super resistente.
  7. Thera Band: banda elástica fabricada com tensões diferentes: baixa, média e alta. Auxilia muito na prática de exercícios.
  8. Toning Ball (bola tonificadora): são bolinhas flexíveis que pesam de 500g a 3kg e podem ser usadas combinadas com outros acessórios.
  9. Fitball: é uma bola inflável bastante resistente, muito conhecida na prática de Pilates. Existem em vários tamanhos para se adequar a altura do praticante:
FitballAltura da pessoa
45cm
55cm
65cm
75cm
85cm
1,40m a 1,54m
1,55m a 1,69m
1,70m a 1,87m
1,88m a 2,03m
acima de 2,04m

  1. Reformer: Este não é um acessório, mas um equipamento, o mais indicado no Pilates para iniciantes, pela variedade de exercícios que ele possibilita. Um equipamento indispensável para os exercícios.

Exercícios de Pilates para iniciantes

Os exercícios de Pilates podem ser praticados tanto por quem deseja seguir uma atividade fitness quanto para quem precisa realizar uma reabilitação física.

Por falar em reabilitação física, este método de treinamento foi criado no início do século XX por Joseph Pilates, um alemão que sofria de raquitismo, asma e febre reumática, temendo seu futuro em uma cadeira de rodas começou a estudar anatomia e fisiologia humana, e como autodidata deu início a criação de uma metodologia de exercícios, conhecida antigamente como Contrologia e hoje como Pilates.

Para os iniciantes, existe uma gama de exercícios físicos que podem favorecer o corpo e também a mente, e o treinamento pode ser executado de acordo com o objetivo que se queira alcançar com o Pilates.

O método tem um repertório vasto de exercícios, que podem chegar a 500, e são aplicados em sequências divididas: iniciante, intermediário e avançado.

Os exercícios de Pilates são divididos em duas modalidades, a saber:

  • Modalidade no solo: também chamada de Mat Pilates. Os exercícios são praticados no solo, quase sempre com o auxílio de acessórios.
  • Pilates feito com aparelhos: a escolha do equipamento vai de acordo com o objetivo do praticante.
exercícios de pilates

Benefícios do Pilates para iniciantes

O treinamento feito de maneira ordenada acompanhada sempre de um orientador profissional pode trazer diversos benefícios à saúde, vejamos algumas dessas vantagens:

  • Maior flexibilidade.
  • Aumento da resistência e força muscular.
  • Estabilidade e correção da coluna vertebral.
  • Melhora a coordenação motora e equilíbrio.
  • Prevenção de lesões musculares.
  • Relaxamento muscular: ombros, pescoço e costas.

Os princípios básicos para o iniciante de Pilates

O iniciante antes de começar os exercícios de Pilates precisa conhecer os seus 6 princípios básicos:

  • Concentração
  • Centralização
  • Precisão
  • Respiração
  • Controle
  • Fluidez

Estes princípios reforçam a filosofia e a essência do Pilates.

As perguntas do iniciante em Pilates

O treinamento de Pilates emagrece?

Carol Leme, treinadora de professores de Pilates aborda a questão e salienta que os exercícios ajudam a emagrecer se forem combinados com uma boa dieta.

A professora explica que o treinamento aumenta a força muscular e produz músculos, gerando uma taxa metabólica maior, favorecendo o emagrecimento. Por mais que o gasto calórico no pilates não seja expressivo, a modalidade pode ajudar principalmente quem não pratica nenhum tipo de exercício físico.

Para quem o Pilates é indicado?

O exercício de Pilates é indicado para pessoas de todas as idades, homens, mulheres, crianças, adolescentes, jovens, grávidas e idosos.

O treinamento é uma verdadeira terapia, pois trabalha a mente e o corpo. Pode ser praticado em casa, em academias e em estúdios específicos. Não necessita ser praticado todos os dias, bastando a prática em média três vezes por semana.

Grávidas podem praticar Pilates?

Sim, mas o instrutor precisa ser especializado para orientar este público. Os exercícios para as gestantes são adaptados, o corpo da mulher naturalmente fica menos firme e é preciso muito cuidado nos alongamentos, pois a mulher fica vulnerável às contusões na gravidez. A prática de Pilates para as gestantes é muito recomendada nessa fase, já que ajuda muito a preparar o corpo para o parto e apresenta outros benefícios.

Pilates pode ser praticado por idosos?

Sim, os exercícios são uma atividade saudável para esse público, melhora a qualidade de vida e a autoestima.

Os resultados podem ser observados em poucos dias: ao subir escadas, no equilíbrio, no bom humor, na flexibilidade, no alívio de dores crônicas, enfim, é uma atividade super recomendada para a terceira idade.

aula de pilates para iniciantes

Quanto é o custo das aulas de Pilates?

O investimento varia de acordo com o local, o profissional e a estrutura. É possível fazer aulas de pilates para iniciantes tanto com fisioterapeutas quanto com educadores físicos.

Os fisioterapeutas geralmente são procurados por quem está se recuperando de alguma cirurgia ou lesão severa, enquanto os educados físicos são procurados por quem tem como objetivo o fortalecimento muscular, os alongamentos e outras práticas voltadas à flexibilidade, equilíbrio, autonomia e força nos movimentos.

Ambos os profissionais são capacitados para o tratamento de lesões musculares em geral, alinhamento da coluna, hérnia de disco, lesões no joelho, problemas de ombro, cotovelo e etc.

Hoje existem muitas academias de Pilates que cobram em média 400 reais mensais para 2 aulas semanais, onde pode-se utilizar tanto equipamentos quanto acessórios durante as aulas. O valor varia bastante de acordo com a cidade ou o próprio bairro, além do tipo de estabelecimento em que as aulas são oferecidas e o tipo de acompanhamento.

O preço cobrado por profissionais qualificados que possuem uma gama de equipamentos e acessórios será outro, pelo investimento em conhecimento, especializações, material de trabalho, studio e etc.

O Pilates é uma prática que vem crescendo no mundo todo. Profissionais da área de educação física e fisioterapeutas estão investindo em especializações para alcançarem os benefícios desta ciência e melhorar a qualidade de vida de seus adeptos.

O Pilates para iniciantes não traz somente saúde física, mas a harmonia entre o corpo e a mente. Agende sua aula experimental conosco!

ADD COMMENT

Open chat