aula de pilates para idosos

Quer envelhecer com saúde? Conheça o pilates para idosos!

O pilates para idosos é uma excelente opção para melhorar a saúde, qualidade de vida e independência. Os exercícios desenvolvem a flexibilidade e diminuem o risco de doenças crônicas e neurodegenerativas, entre diversos outros benefícios.


O envelhecimento é inevitável. Para envelhecer, basta estar vivo. Mas envelhecer com dores, problemas de saúde e baixa qualidade de vida é evitável sim! Para isso, existem algumas escolhas que você pode fazer para se proteger e aproveitar a melhor idade com saúde e segurança.

Uma das principais formas de evitar os problemas do envelhecimento é praticando exercícios físicos. As aulas de pilates para idosos, por exemplo, têm se popularizado muito e são uma ótima alternativa!

A expectativa de vida é cada vez maior no Brasil. Hoje, pessoas de 65 anos podem ser tão ativas e saudáveis quanto pessoas de 30. Porém, é muito comum que as pessoas não reconheçam o quão ativas podem ser: chegam aos 60 achando que já estão “velhas demais” para qualquer coisa.

Ao acreditarem que estão velhas demais, elas deixam de se exercitar, acreditando que “começar agora é tarde demais” e que não terão nenhum benefício.

Mas será que essa é a melhor opção? O post de hoje vai explicar para você como o pilates para idosos pode ser um aliado à sua saúde e qualidade de vida!

Quais são as principais complicações na terceira idade?

Existem algumas alterações que ocorrem no organismo em função do envelhecimento, principalmente as fisiológicas e metabólicas. Conheça algumas:

  • Maior risco de desenvolvimento de doenças crônicas como diabetes, hipertensão e outras doenças cardiovasculares;
  • Maiores chances de desenvolver doenças neurodegenerativas;
  • Redução da mobilidade por falta de flexibilidade e equilíbrio;
  • Perda de massa muscular;
  • Insônia;
  • Problemas nas articulações;
  • Osteoporose;
  • Depressão;
  • Distúrbios de humor.

Não necessariamente você desenvolverá alguma dessas doenças. O envelhecimento aumenta o risco para diversas delas, sendo o risco de desenvolver alguma maior do que de outras, variando conforme o estilo de vida e o organismo de cada pessoa.
Algumas alterações não são fisiológicas, como a falta de socialização e questões econômicas, que muitas vezes são as responsáveis por baixar a auto estima do idoso e fazer com que ele não se sinta motivado a praticar exercícios físicos.

idosas praticando pilates

Por que o pilates para idosos é uma boa ideia?

O exercício físico tem papel protagonista para prevenir ou adiar o surgimento de diversas doenças que citamos acima. Porém, sabemos que não é qualquer exercício físico que é perfeitamente indicado para essa faixa etária, principalmente se o idoso em questão não tem o hábito de praticar exercícios.

Nesse sentido, o pilates para idosos é a modalidade mais segura possível por motivos bastante específicos:

Baixo impacto

Atividades de menor impacto são importantes para garantir a segurança e correta adaptação à modalidade. Pensando na prevenção de problemas articulares e até em evitar o agravamento de quem já sofre com essas complicações, a falta de impacto nos exercícios de pilates para idosos é essencial.

Fortalecimento do sistema imunológico

A prática regular de exercícios físicos aumenta a proliferação de células do sistema imunológico, reforçando as defesas do corpo. Em tempos de pandemia e de maior susceptibilidade a doenças pelo envelhecimento, esse efeito é super desejável!

Espaço para socialização

Por se tratar de uma atividade em grupos de até 3 pessoas, o ambiente do pilates no Studio Medina Plus acaba sendo de socialização tanto entre alunos quanto entre alunos e professores. Ter um compromisso semanal com pessoas de fora da família é bastante benéfico para a saúde mental e bem estar, principalmente durante o período de isolamento social.

Desenvolvimento de equilíbrio e flexibilidade

O pilates se baseia em 6 princípios, sendo um deles a centralização. Os exercícios de centralização focam no fortalecimento dos músculos do Core, que sustentam a coluna. O fortalecimento dessa região auxilia na melhora da flexibilidade e equilíbrio, além de outros exercícios específicos para essas habilidades.

Maior autonomia e independência

Ao fortalecer os músculos e o corpo como um todo, você passa a ser mais independente para realizar as tarefas do dia a dia. Sabe-se que tarefas simples como varrer a casa ou alcançar um objeto em prateleiras baixas podem ser um desafio conforme a idade avança. Com um corpo forte, essas tarefas deixam de ser um problema e você passa a ter maior autonomia.

Retarda a perda de massa muscular e fortalece os músculos

Por mais que o pilates não seja uma modalidade que prioriza o desenvolvimento de músculos, algumas regiões do corpo essenciais para movimentos funcionais são ativadas e fortalecidas pelas aulas. É o caso dos músculos abdominais e dos que sustentam a coluna, por exemplo.

Diminui o risco de quedas e fraturas

Praticar exercícios físicos, principalmente os que fortalecem os músculos, funciona como estímulo para a formação de massa óssea. Dessa forma, os ossos ficam mais fortes, reduzindo o risco de fratura.

Reduz o risco de desenvolver doenças crônicas

Realizar exercícios físicos reduz o risco de desenvolvimento de doenças cardiovasculares, diabetes e obesidade por mecanismos relacionados à melhora do desempenho cardiorrespiratório, redução da massa gorda e fortalecimento muscular.

Previne o surgimento de doenças neurodegenerativas

O exercício estimula mecanismos neuroprotetores que preservam a função cognitiva e previnem possíveis quadros inflamatórios presentes em algumas doenças neurológicas.

Melhora nas dores nas costas

O pilates para idosos melhora as dores nas costas por reestruturar a postura, fortalecer os músculos que protegem a coluna e melhorar a consciência corporal.

idoso com dor nas costas

Segurança no pilates para idosos: saiba o que você deve se atentar antes de iniciar a prática

Se você já sofre de alguma consequência do envelhecimento, como dores nas articulações e ossos, mobilidade reduzida e falta de flexibilidade e equilíbrio, é essencial que você faça aulas de pilates para idosos em um local seguro.

Antes de iniciar as aulas, converse com seu médico sobre a sua vontade para verificar se você realmente está apto para essa atividade. Mesmo sendo uma modalidade de baixo impacto, em alguns casos é necessário um acompanhamento mais cuidadoso e protetivo.

Ao chegar no estúdio de pilates, converse com seu instrutor sobre alguns pontos, como:

  • Sua intenção com as aulas de pilates para idosos
  • Suas principais dificuldades físicas
  • Suas restrições, se houver

No Studio Medina Plus, os instrutores das aulas de pilates para idosos são capacitados para atender as mais diferentes demandas, incluindo o cuidado e atenção necessários para a terceira idade.

Nossos professores têm experiência com aulas personalizadas e não medem esforços para auxiliar os alunos a explorarem o melhor do próprio potencial. 

Ao procurar um estúdio, priorize os locais onde fazem com que você se sinta confortável, expliquem as informações com atenção e orientem você sobre a melhor e mais segura forma de praticar os exercícios apresentados.

Se você sentir dor, desconforto acima do normal ou qualquer outro tipo de dificuldade, sempre recorra ao seu professor. Você pode estar realizando os movimentos de forma errada ou sobrecarregando suas articulações. Priorize sempre sua saúde e segurança, que para nós são valores inegociáveis.

idosos correndo

Conforme você cria resistência e preparo através das aulas de pilates para idosos, é muito interessante incluir outras modalidades de exercícios no seu dia a dia para potencializar os efeitos benéficos dos exercícios.

Caminhar na rua ao final da tarde ou início da manhã pode ser uma opção principalmente para quem deseja perder peso ou melhorar a saúde do coração! Experimente intercalar caminhadas e aulas de pilates ao longo da semana.
Que tal conhecer o nosso Studio de pilates e passar a cuidar melhor da sua saúde? Afinal, nunca se está “velho demais” para cuidar de si mesmo!

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