capa pilates aéreo

Pilates aéreo: defina o corpo e diminua as dores

Os exercícios do pilates aéreo são feitos com o corpo suspenso ou parte dele apoiado no solo. O praticante utiliza o peso do corpo como resistência e a maioria dos exercícios são praticados de cabeça para baixo.

O pilates aéreo é uma nova modalidade do pilates que foi criado pela espanhola Vanessa Romo. Essa variação utiliza um acessório chamado Columpio, que em português significa balanço. A modalidade também é conhecida como pilates suspenso e aéreo pilates.

Benefícios do Pilates Aéreo

O pilates tradicional proporciona diversos benefícios quando praticado de maneira correta e orientada. O pilates aéreo da mesma forma, com favorecimentos mais específicos:

  • Trabalha a coordenação motora e consciência corporal,
  • Aumenta a capacidade de concentração,
  • Descompressão da coluna vertebral,
  • Aumento da resistência física,
  • Alívio e prevenção de dores,
  • Favorece o ganho de força,
  • Desenvolve a flexibilidade,
  • Define a musculatura,
  • Melhora o equilíbrio,
  • Melhora a postura,
  • Alivia o estresse.

Pilates Aéreo e exercícios de reabilitação

O pilates aéreo possui uma categoria de exercícios que proporcionam ao aluno tratar patologias, como as da coluna, ombros, joelhos, tornozelos e etc. Os exercícios de reabilitação deverão ser praticados com a orientação de um instrutor. Essa nova forma de praticar o pilates também ajuda o aluno a educar a postura.

Quais são os aparelhos e equipamentos do Pilates Aéreo?

  • Fita de suspensão
  • Columpio wall
  • Columpio
  • MF7
  • Lira

Columpio, o principal aparelho da modalidade

O principal acessório usado para a prática do pilates aéreo é o Columpio. Ele é feito de um tecido leve e resistente, possui o formato de um balanço, mas com duas alças, uma para as mãos e outra para os pés. É fixado ao teto ou a um equipamento elevado.

moça praticando pilates suspenso

Exercícios que são realizados no Columpio

  • Frog
  • High Bridge
  • Hands Tand
  • Inverted Yogini
  • Line
  • Ball
  • Flip Flap
  • Running
  • Dynamic Board
  • Saw + Spine Twist
  • Mobility
  • Inverted Hip Work
  • Swan

Frog

O exercício trabalha a mobilidade de ombros e coluna, fortalecimento de membros inferiores e alinhamento de postura.

High bridge

Mobilidade da coluna, alinhamento corporal, fortalece os músculos da cadeia posterior e adutores.

Hands tand

Fortalece os membros superiores, contribui para o alinhamento corporal e estabilização segmentar.

Inverted yogini

Mobilidade da coluna e dos ombros, estabilização, alinhamento corporal e alongamento da cadeia anterior.

Line

Alinhamento corporal e estabilidade.

Ball

Fortalecimento do Core, estabilidade e alinhamento corporal.

Flip flap

Fortalecimento do Core e treinamento acrobático.

Running

Fortalece a musculatura abdominal, estabilidade e alinhamento corporal.

Dynamic board

Da mesma forma que o Running, fortalece a musculatura abdominal, alinhamento corporal e estabilidade.

Saw + Spire twist

Exercícios de flexão, rotação e torção de tronco.

Mobility

Mobilidade de coluna torácica, estabilidade e alinhamento corporal.

Inverted hip work

Flexão e extensão de joelhos e quadril.

Swan

Mobilidade de coluna, fortalecimento lombar e glúteo, alinhamento corporal e estabilidade.

aula de pilates aéreo

Quem pode praticar o Pilates Aéreo?

Pessoas de todas as idades podem praticar o pilates aéreo. Os exercícios praticados no Columpio são confortáveis e a novidade desse novo estilo é a motivação. Para os alunos da terceira idade os exercícios vão desenvolver muito o equilíbrio corporal e para os mais novos a principal motivação é a função lúdica que traz.

Como é feito o treino no Pilates Aéreo

O treinamento começa pelos exercícios de aquecimento, após esses se inicia o alongamento para depois praticar os exercícios propriamente ditos dentro da modalidade. Os exercícios são escolhidos e organizados de acordo com os objetivos do aluno.

Contra indicações para o Pilates Suspenso

As contra indicações são baseadas nas limitações individuais de cada aluno. No geral, o pilates aéreo não é recomendado para gestantes, alunos com glaucoma, labirintite, problemas cardíacos e hipertensão.

A maioria dos exercícios dessa modalidade são feitos de cabeça para baixo, o que aumenta o retorno venoso, o que pode vir a ser uma complicação para esses grupos.

A modalidade solo do Pilates

O pilates também possui a modalidade solo, conhecida como mat pilates. O Studio Medina Plus pode orientar o treinamento correto e personalizado para a prática do pilates. Na categoria pilates o foco é em treinamentos de reabilitação, melhora postural e dores nas costas.

Para os que buscam emagrecimento, estética e condicionamento físico, temos o treinamento funcional.

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