grupo fazendo pilates solo

Pilates solo: o que é e por que praticar?

Praticidade, simplicidade, resultados grandiosos: esse bem que poderia ser o lema do pilates solo – modalidade famosa por desenvolver a resistência, a flexibilidade e o equilíbrio sem precisar de equipamentos altamente sofisticados.

Nessa metodologia originalmente desenvolvida por Joseph Pilates, as sequências de exercícios usam o seu próprio corpo como ferramenta, permitindo que você desfrute dos benefícios do pilates mesmo sem ter uma prancha de molas ou um Cadillac ao seu alcance.

Quer saber mais?

Então confira neste artigo tudo o que você precisa saber antes de começar a praticar!

Pilates solo e pilates com aparelhos: qual a diferença?

Como você acabou de ver, o pilates com aparelhos faz uso de equipamentos mais complexos, como a Step Chair e o Cadillac.

E o que existe em comum entre a maioria esses equipamentos é justamente o uso de molas – as quais, juntamente com a anatomia do próprio aparelho, fornecem uma assistência ao movimento que facilita, muitas vezes, a sua execução.

O pilates solo, por sua vez, aposta em uma metodologia mais prática e minimalista, usando a força do próprio corpo para atingir os resultados que você tanto sonha.

Mas não se engane: apesar da simplicidade, os exercícios costumam ser mais exigentes justamente por não contarem com o suporte das molas – afinal, você é quem deve assumir 100% do controle!

Por isso, é sempre importante buscar a orientação e o acompanhamento de um profissional para que as atividades de qualquer um dos dois tipos de pilates sejam executadas com total segurança.

Como o pilates solo pode me beneficiar?

Apesar de não exigir o uso de aparelhos sofisticados, não devemos – de forma alguma – subestimar a capacidade do pilates solo de trazer resultados incríveis para o seu corpo.

A começar pelo aumento da mobilidade, da flexibilidade e da resistência física, que promove o realinhamento da coluna vertebral e torna o corpo mais resistente às tarefas do dia a dia.

E quando o assunto é a tonificação muscular, destacamos aqui a ativação dos músculos profundos que compõem a chamada “Casa de Força” na região da lombar e do abdômen.

Sabe por que o trabalho do pilates nessa área é tão importante?

Porque são esses os músculos que sustentam o corpo no seu próprio eixo de equilíbrio, evitando a sobrecarga de determinadas áreas – grande responsável pelas tão famosas dores na coluna!

Além disso, podemos citar os efeitos do pilates solo para a sua mente, já que seus exercícios trabalham o foco, a coordenação e até mesmo o controle do estresse.

moça praticando pilates solo

Exercícios de pilates solo que você precisa conhecer

No tópico anterior, você aprendeu que o pilates solo pode trazer inúmeros benefícios para o seu corpo e a sua mente, certo?

E para garantir que você tenha acesso a esses benefícios, listaremos a seguir algumas atividades bastante simples e práticas que farão toda a diferença nos seus resultados!

Então vamos lá:

1. The hundred

O primeiro exercício de pilates solo da nossa lista é uma prática de aquecimento que trabalha a respiração, a força abdominal e o equilíbrio.

Como fazer?

Deitado com os pés esticados 5 cm acima do chão e os braços paralelos ao corpo na altura de 15 a 20 cm acima das coxas, mantenha o olhar fixo no horizonte enquanto movimenta os braços para cima e para baixo (movimento de “bombeamento”).

2. Círculo com uma perna

Além de trabalhar a estabilidade da região lombo pélvica, esse exercício de pilates solo ativa a musculatura flexora do quadril e a musculatura abdominal, de modo a fortalecer essas regiões.

Como fazer?

Com as pernas flexionadas e os pés apoiados sobre o chão, eleve uma das pernas com o joelho flexionado em um ângulo de 90 graus: gire-a 3 vezes como se estivesse desenhando círculos no ar.

Em seguida, repouse essa mesma perna deixando-a esticada sobre o chão e eleve a outra em direção ao teto, girando-a também em movimento circular. Troque de perna e repita o procedimento.

3. The one leg stretch

O último exercício de pilates solo da nossa lista é conhecido por ativar os músculos do quadril e do abdômen, trabalhando o equilíbrio, a estabilidade corporal e o alongamento da cadeia posterior.

Como fazer?

Deitado sobre o chão, levante o tronco e abrace um de seus joelhos em direção ao peito, mantendo a outra perna esticada até a ponta dos dedos.

O próximo passo é alternar a posição das pernas de forma ritmada, sempre mantendo a estabilidade do tronco.

Sim, o pilates solo também conta com acessórios!

Apesar de usar o peso do próprio corpo na maior parte do tempo, esse tipo de pilates também conta com alguns acessórios que oferecem suporte aos movimentos, possibilitando ainda mais variações para cada tipo de exercício.

Confira a seguir os principais:

1. Colchonete

Considerado essencial para a prática de pilates solo, o colchonete dá suporte ao corpo, suavizando o contato com o chão (além desse item, a esteira e o tapete também ajudam a tornar sua prática de pilates solo mais tranquila e confortável!)

2. Flex ring

Outro acessório muito usado no pilates solo é o flex ring: um anel com dois apoios laterais para as mãos ou pernas que oferece resistência ao movimento quando pressionado, sendo excelente para desenvolver a força muscular.

flex ring usado em pilates solo

3. Bola

Com uma superfície instável, a bola é uma ótima opção quando o assunto é estimular o equilíbrio, a coordenação e a consciência corporal.

Além disso, ela pode ser usada no pilates solo em sessões de alongamento e exercícios que trabalham a parte interna das coxas.

4. Faixas elásticas

Além de ajudarem no alongamento do corpo, essas faixas podem oferecer uma resistência extra aos movimentos, potencializando assim os incríveis resultados que o pilates solo pode te trazer.

Finalmente, podemos concluir que o pilates solo proporciona uma série de ganhos em termos de força, coordenação, alongamento e equilíbrio sem perder de vista a praticidade e a simplicidade dos movimentos.

Você deseja sair do sedentarismo e aproveitar as vantagens do pilates solo?

Então agende sua aula experimental conosco e turbine, de uma vez por todas, os seus resultados!

ADD COMMENT

Open chat