moça praticando yoga ou pilates

Yoga e Pilates: conheça as diferenças e semelhanças

Estamos diante de duas ciências, uma milenar e outra centenária: a yoga e o pilates. A primeira nasceu na Ásia, a segunda na Alemanha. A yoga já existe há 5000 anos, enquanto o pilates tem apenas 130 anos. 

As duas modalidades têm alguns pontos em comum, principalmente a promoção de consciência corporal, porém diferem em alguns pontos. Enquanto o pilates é voltado para o corpo físico, a yoga tem como foco principal os pontos mentais e emocionais.

Mas antes de abordarmos as diferenças e semelhanças dessas duas modalidades, vamos conhecer um pouco sobre a definição e os benefícios de cada uma delas!

O conceito de Pilates

O pilates é um método de exercícios criado pelo alemão Joseph Pilates. Sua técnica consiste em estimular o controle da mente sobre os músculos, atuando na melhoria da saúde e na reabilitação de diversos problemas físicos. Para atingir o propósito, o pilates se fundamenta em 6 princípios básicos:

  1. Concentração
  2. Respiração
  3. Centralização
  4. Precisão
  5. Controle
  6. Fluidez

Como praticar pilates?

O pilates pode ser praticado com o apoio de equipamentos, como o Reformer, Cadillac, Chair e outros. Mas mesmo sem acesso aos acessórios, é possível praticar pilates na modalidade solo, com exercícios realizados apenas com a força do próprio corpo. Este método autodidata de Joseph Pilates foi inspirado na yoga, trazendo assim muitas semelhanças. 

Para quem é indicado o pilates?

Os exercícios de pilates são indicados para jovens, adultos, gestantes, obesos e idosos. O treinamento é uma forma de conectar corpo e mente e trazer a atenção e concentração para o movimento presente.

Existem vários locais onde o pilates pode ser praticado: em casa, em studios ou ao ar livre. A frequência ideal de prática é de ao menos 3 vezes na semana, variando de acordo com o desejo de cada praticante.

Os benefícios do pilates

Os exercícios de pilates trazem excelentes benefícios, como os que vamos citar agora:

  • Correção da postura e alívio das dores nas costas,
  • Desenvolvimento de flexibilidade e equilíbrio,
  • Tratamento e prevenção de lesões,
  • Fortalecimento muscular, principalmente na região do Core,
  • Maior disposição e qualidade do sono,
  • Ajuda no controle do peso,
  • Alívio do estresse,
  • Garante maior resistência física.
aula de pilates

O conceito de yoga

A yoga é um método de alongamento físico conciliado com respiração controlada. Mas acima de tudo ela é considerada uma filosofia de vida que busca o equilíbrio entre o corpo e a mente para fortalecer o espírito.

A yoga se originou como uma prática indiana milenar, mas hoje existem diversas linhas, que abrangem os exercícios físicos e as técnicas de respiração, sempre buscando harmonia entre espírito e a mente.

Os exercícios de respiração (pranayamas) na prática da yoga são sempre nasais, a inspiração é sempre feita pelo nariz de forma profunda, lenta e ritmada, levando oxigênio e energia ao corpo.

Os exercícios de respiração são excelentes para condições de ansiedade e estresse. Os exercícios respiratórios possuem o objetivo de conectar você com seu interior, reforçando que no momento da prática não existe nada mais importante que esta realidade.

Exercícios de respiração na yoga

Os exercícios de respiração na yoga, também chamados de pranayamas, são divididos em três fases:

  • Puraka (inspiração profunda)
  • Rechaka (expiração)
  • Kumbhaka (prendendo a respiração após inspirar ou expirar).

Reflexão e autoconhecimento

A yoga reflete também a forma de ver e enfrentar a vida. Hoje, existem diversas linhas da yoga, mas todas buscam um objetivo comum: a união do corpo, da mente e do espírito, aliados aos ensinamentos para a vida. 

As escolhas de ontem podem não ser mais as decisões de hoje, mas não existe culpa nisto, somos pessoas em constante mutação, num aprendizado constante.

Os benefícios da yoga

A yoga traz muitas vantagens para quem a pratica. Dos inúmeros benefícios que o praticante pode obter, estão:

  • Equilíbrio do sistema nervoso, digestivo, imunológico e circulatório;
  • Qualidade do sono e aumento da energia durante o dia;
  • Melhora a concentração durante as atividades diárias;
  • Melhora a flexibilidade do corpo e equilíbrio;
  • Alívio de dores corporais;
  • Melhora da postura;
  • Alívio do estresse.

A yoga e a espiritualidade

A espiritualidade na yoga está voltada para a essência do próprio espírito. Espiritualidade não quer dizer religião, porque yoga não é religião, é uma filosofia de vida.

Quando se pratica yoga, se busca conexão com a própria espiritualidade, valorizando o autoconhecimento, através da descoberta intrínseca.

A espiritualidade não se busca fora, é algo que você encontra sozinho, independente de mestre ou religião.

Qualquer pessoa pode praticar o yoga, independente de ter ou não uma religião. Praticar yoga não anula qualquer crença ou religião que o praticante tenha, já que a mesma não é uma crença.

aula de yoga

Yoga e pilates: qual escolher?

É importante destacar que um método não é melhor do que o outro. São duas propostas distintas que irão atender diferentes demandas. Depois de analisar os benefícios das duas modalidades, você poderá decidir qual método é mais adequado para aquilo que você deseja.

Se você busca reabilitação física, melhoras na postura e alívio de dores nas costas, o pilates é o mais indicado.

Se você busca melhorias em questões mentais, emocionais, aliviar a ansiedade e estresse, a yoga pode ser um aliado indispensável. E você pode fazer tudo isto ligando corpo e mente a ótimos exercícios de alongamento.

O pilates se atém ao fortalecimento da região do Core, enquanto a yoga se concentra mais no alongamento, e possui uma conexão espiritual mais intensa. 

Yoga e pilates associam alongamento e força na maioria dos seus exercícios, porém o primeiro se concentra mais no alongamento e o segundo na força.

Posso combinar yoga e pilates?

Yoga e pilates são propostas distintas, possuem benefícios próprios, mas podem ser combinados sim, inclusive otimizando resultados!

O próprio Joseph Pilates, criador do método que leva o seu nome, praticou o yoga e assim se inspirou para desenvolver as suas teses. As duas modalidades são ótimas escolhas na busca do bem estar e qualidade de vida.

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