Pilates ou musculação? Descubra a melhor modalidade para o seu objetivo
O Pilates e a musculação são duas modalidades de exercícios físicos que possuem propósitos diferentes.
Enquanto o pilates é recomendado para pessoas que buscam reabilitação física, alívio de dores nas costas e o fortalecimento dos músculos do Core, a musculação é indicada para quem busca principalmente hipertrofia e fortalecimento no geral, além da estética.
Quais são os objetivos do Pilates?
O pilates possui o objetivo de reabilitar a saúde do indivíduo em condições patológicas e melhorar a qualidade de vida de pessoas saudáveis.
O pilates promove conexão entre corpo e mente nas aulas, através de exercícios que melhoram a consciência corporal e proporcionam uma série de benefícios.
Quais são os benefícios do pilates?
Os principais benefícios do pilates são:
- Tratamento e prevenção de lesões
- Flexibilidade, equilíbrio e força
- Alívio de dores nas costas
- Fortalecimento muscular
- Maior resistência física
- Consciência corporal
- Correção da postura
- Qualidade do sono
- Alívio do estresse.
Para quem é indicado o pilates?
O pilates é indicado para pessoas que buscam:
- Reabilitação física,
- Alívio de dores nas costas
- Correção de problemas posturais
- Fortalecimento dos músculos da região do Core.
Os músculos da região do Core são aqueles que sustentam o tronco e protegem a coluna vertebral.
Pilates na terceira idade
Para idosos, o pilates é muito recomendado para o alívio de dores nas costas, equilíbrio, flexibilidade e percepção de movimentos.
Mas a grande vantagem está na melhora da autoestima do praticante. Ao evoluir nas aulas, o aluno idoso passa a conseguir realizar movimentos que antes não conseguia, aumentando a motivação e engajamento.
Pilates para praticantes de esportes
Para aqueles que praticam outras modalidades de exercícios, o pilates é excelente para reforçar e reabilitar as articulações e também na prevenção de lesões.
Pilates para sedentários
O pilates é uma atividade física segura e de baixa intensidade, sendo uma ótima opção para quem está interessado em sair do sedentarismo. Além disso, prepara o corpo para a prática de outras modalidades, principalmente pelos exercícios de alongamento e de fortalecimento do Core.
Pilates para gestantes
Praticar exercícios físicos é super importante para melhorar a qualidade de vida e a saúde da gestante e do bebê. No caso do Pilates, os benefícios específicos são:
- Diminui a dor e o desconforto nas costas
- Reduz o estresse e a ansiedade
- Fortalece os músculos do assoalho pélvico, ajudando na hora do parto.
Quais são os benefícios da musculação?
A musculação é um exercício físico indicado para pessoas de diversas idades e proporciona os seguintes benefícios:
- Melhora o condicionamento cardiorrespiratório
- Ajuda na perda de gordura
- Aumenta a autonomia em idosos
- Garante mais disposição e resistência física
- Diminui o risco de diabetes
- Auxilia no emagrecimento.
Quais são os objetivos específicos da musculação?
Os principais fatores que levam as pessoas a praticarem essa modalidade de treino são a estética e o emagrecimento, mas existem outros ganhos que podem ser obtidos através da prática de musculação:
- Hipertrofia muscular
- Resistência muscular
- Potência muscular
- Força muscular
Hipertrofia muscular
A hipertrofia é o aumento da massa muscular. Porém, a evolução neste objetivo depende de fatores como: responsabilidade e regularidade com os treinos, intensidade e duração.
Resistência muscular
A resistência muscular é a capacidade que os músculos têm de repetirem um esforço continuamente. A musculação aumenta a resistência, ou seja, você consegue repetir o esforço por mais tempo.
Potência muscular
A potência gerada pelo músculo tem relação com a velocidade e força exercida.
Força muscular
A força muscular corresponde à capacidade de exercer força máxima em um determinado movimento.
Posso fazer Pilates e musculação ao mesmo tempo?
Pilates e musculação possuem propostas diferentes, contudo as modalidades podem ser mescladas para melhorar os resultados e a performance em ambas as modalidades.
Por exemplo, o pilates prepara o corpo, alonga, fortalece o core e consequentemente ajuda a melhorar seu desempenho na musculação.
Qual é o melhor para emagrecer, Pilates ou musculação?
O aumento da massa muscular desencadeia a produção de hormônios responsáveis pela queima de gordura, portanto a musculação tem uma parcela de participação no emagrecimento. Porém, o gasto calórico da modalidade não é tão alto.
O pilates tem como maior foco a reabilitação física e o alívio de dores nas costas, e também não oferece grande gasto calórico.
Para emagrecer, o ideal é conciliar atividades de força com aeróbicas. Praticar musculação e corrida, por exemplo, pode ser uma opção. Outra opção são aulas dinâmicas e intensas, como é o caso do treinamento funcional.
Qual é a melhor modalidade para hipertrofia?
A hipertrofia é o aumento da massa muscular em resultado de uma sobrecarga imposta ao músculo, e este é um dos objetivos da musculação.
Qual é a melhor modalidade para reabilitação?
O pilates foi idealizado pelo seu criador, Joseph Pilates, com este objetivo: a reabilitação física. Desde a sua criação, a modalidade foi sendo aprimorada para oferecer ainda mais benefícios.
Agora você conhece as diferenças entre pilates e musculação e já pode escolher qual se encaixa melhor à sua rotina, necessidades e objetivos. Conte sempre conosco do Studio Medina Plus para trazer posts completos e úteis para você!