Qual o exercício ideal para emagrecer: pilates, musculação ou treino funcional?

Qual o exercício ideal para emagrecer: pilates, musculação ou treino funcional?

Bateu aquela vontade de largar o sedentarismo e começar algum exercício fBateu aquela vontade de largar o sedentarismo e começar algum exercício físico, mas está em dúvida de qual é a atividade física mais adequada para você? Não se preocupe, você não está sozinha… a dúvida é comum a todos que procuram uma maneira de se tornar mais ativo ou perder alguns quilinhos. Diante de tantas novidades, tantas opções e tantos novos exercícios, é difícil decidir qual se enquadra no seu perfil.

A primeira coisa a se pensar é: qual é o seu objetivo? Perder peso? Ganhar massa magra? Dependendo da sua resposta, o direcionamento será para um exercício com uma característica ou outra.

Leia também: Massa magra X massa gorda- Qual a diferença entre elas?

Todas as três modalidades de exercício têm abordagens diferentes que servem para um fim diferente. As três modalidades lidam de forma diferente com o emagrecimento, então descobrir a respeito de cada uma delas vai auxiliar você a decidir qual se encaixa melhor no seu estilo de vida e objetivos.

Aula de Pilates

Você, provavelmente, já deve ter ouvido falar sobre o pilates. É uma técnica que vem ganhando espaço cada dia mais! Vamos conversar um pouco sobre ela?

Qual o foco do pilates?

O foco do pilates é a união entre corpo e mente, fazendo com que se conectem no momento da atividade de forma harmônica e possibilitando a reeducação do movimento. A concentração é um dos 6 principais pilares do pilates, como também a centralização, fluidez, precisão, controle e respiração para manter o foco.

Outro ponto que o pilates trabalha é a consciência corporal. Seu criador, Joseph Pilates, acreditava que somente através da conexão entre mente e corpo é que a saúde física e mental poderia ser atingida, portanto os 6 pilares servem como um caminho para a consciência corporal.

Diferentes inspirações foram utilizadas para a criação do pilates, como a ioga, meditação, medicina tradicional chinesa e também a valorização de conceitos como relaxamento, controle, flexibilidade, harmonia, análise dos movimentos e força muscular.

Sabendo as influências utilizadas para a criação do método é possível entender melhor sobre o objetivo dessa modalidade, não é mesmo? Também é possível enxergar as diferenças entre o pilates e outras atividades que você já está familiarizado.

Em relação ao fortalecimento muscular, o pilates dá ênfase aos músculos centrais do corpo, como o abdômen e costas (região que chamamos de Core). Em alguns exercícios, o fortalecimento do glúteo e pernas também pode ocorrer.

Aqui já podemos fazer um paralelo com a musculação. Enquanto o pilates foca na qualidade do movimento, na consciência e harmonia corporal, a musculação foca tanto na quantidade quanto na intensidade, já que o objetivo final é diferente.

Pilates emagrece?

O foco principal do pilates não é a perda de peso, mas não quer dizer que não possa ajudar. Para quem é sedentário, o pilates pode ser uma boa forma de começar a se movimentar. Além disso, quem está se recuperando de algum problema muscular ou alguma lesão pode praticar pilates para fortalecer e preparar o corpo antes de migrar para outra modalidade.

Uma hora de pilates elimina em média 200 calorias. Esse gasto calórico é pequeno em comparação à maioria das atividades procuradas para perda de peso, mas para quem não pratica nenhuma atividade, 200 calorias a menos é uma diferença significativa.

O principal tipo de exercício para quem deseja emagrecer são os aeróbicos que apresentem alto gasto calórico. Mas ainda é possível aliar o pilates com outras modalidades de exercício, aproveitando tanto os benefícios do pilates para a qualidade de vida quanto potencializando o emagrecendo com a outra modalidade.

Benefícios do pilates

ParaQue o pilates traz benefícios todo mundo sabe. Só após entender quais são os benefícios é que é possível avaliar se o pilates é a modalidade mais adequada para o seu objetivo. Mas você sabe quais são esses benefícios? Se não, conheça agora:

  • Melhora a postura
  • Aumenta a resistência física
  • Aumenta a flexibilidade
  • Trabalha a percepção de corpo e mente e a consciência corporal
  • Melhora a coordenação motora
  • Alivia dores nas costas
  • Fortalece os músculos
  • Melhora a circulação sanguínea
  • Reduz estresse e alivia tensões
  • Alivia dores musculares
  • Melhora a qualidade do sono
  • Auxilia na recuperação de lesões

Se seus objetivos são puramente estéticos ou se você busca um treino extenuante, talvez o pilates não seja a melhor modalidade para você. A prática do pilates é muito focada na melhora de qualidade de vida e promoção de saúde, não necessariamente vinculada a um corpo mais magro, mais tonificado ou mais musculoso.

Como são as aulas de pilates?

Existem duas principais formas de praticar pilates, o pilates solo e o pilates tradicional com aparelhos. Ambas as formas apresentam os benefícios originais do pilates, mas diferem na prática.

No pilates solo, os recursos essenciais são apenas um tapete e o peso do seu próprio corpo. É possível utilizar alguns equipamentos para ampliar a variedade de exercícios, como a bola de pilates, a faixa elástica, o bosu e o anel de pilates. 

O pilates solo costuma ser mais difícil para iniciantes, já que exige bastante concentração, equilíbrio e controle por parte do aluno. Por outro lado, existe o pilates que utiliza aparelhos para criar maior resistência para os exercícios ou auxiliar na intensidade, em alguns casos. Esse tipo de pilates é mais indicado para iniciantes, que se sentem mais seguros com esse recurso.

Isso não quer dizer que o pilates com aparelhos é fácil! Não esqueça que ambas as modalidades têm os mesmos princípios base, tornando os movimentos desafiadores.

Exemplo de pilates com aparelho
Exemplo de pilates com aparelho

Quais são os cuidados necessários para a prática de pilates?

Um dos grandes benefícios de escolher o pilates é que ele tem pouquíssimas contraindicações. É importante consultar seu médico antes de iniciar para garantir que você não possui nenhuma condição que impeça a prática ou que precise de cuidados especiais.

No caso de gestantes, por exemplo, o pilates pode ser bastante benéfico desde que o instrutor esteja preparado para adaptar os exercícios e tenha o cuidado necessário. Quando o pilates é a modalidade escolhida para a recuperação de lesões, também é necessário conversar sobre alguma restrição ou adaptação necessária com o instrutor.

Como praticar pilates para emagrecer?

Existem diversas modalidades de pilates, que podem variar de acordo com o local que as fornece. Para emagrecimento, o pilates combinado com exercícios aeróbicos pode ser uma ótima opção.

Recentemente, o chamado Pilates Funcional vêm crescendo. Trata-se de uma modalidade de pilates que vincula os princípios tradicionais do pilates com os princípios do treinamento funcional, gerando uma aula mais intensa, dinâmica e agitada. Dessa forma, é possível obter benefícios do pilates e ainda emagrecer, já que a atividade gera maior gasto calórico, maior condicionamento aeróbico, maior controle e resistência.

Outra forma de aliar emagrecimento e pilates é praticando outras atividades aeróbicas em dias da semana alternados. Por exemplo, se você deseja emagrecer e ainda desenvolver flexibilidade, consciência corporal, harmonia de movimentos e proteger seu corpo de lesões, é possível frequentar aulas de pilates 3 vezes na semana e praticar exercícios aeróbicos como corrida, bike ou caminhada em outros 3 dias da semana, não sendo os mesmos do pilates.

Qual o exercício ideal para emagrecer- Pilates
Qual o exercício ideal para emagrecer- Pilates

Leia também: Afinal de contas, o que se faz em uma aula de pilates?

Pilates não tem como foco emagrecimento nem desenvolvimento de musculatura

O pilates é mais indicado para quem já está no peso ideal e deseja apenas tonificar os músculos ou manter uma prática que vise a melhora geral da saúde, equilíbrio, flexibilidade, resistência e/ou tratar alguma doença postural. A recuperação de lesões musculares também é um benefício importantíssimo no pilates, a partir do alongamento e resistência corporal.

Pode ser um aliado no emagrecimento, sim, e também na definição leve dos músculos. Mas caso seu objetivo seja exclusivamente emagrecimento ou obtenção de massa magra, só o pilates não é o exercício ideal para você. Mas a musculação ou o treinamento funcional podem ser, como você já vai descobrir.

Aula de Musculação

Agora que você sabe o que é, quais são os benefícios e como funciona o pilates, provavelmente está se perguntando sobre a musculação. Vamos conhecer um pouco mais?

A musculação é eficaz para o emagrecimento?

Se você veio até aqui se perguntando se a musculação emagrece, a resposta é… depende!

Geralmente, quando pensamos em alguma atividade para emagrecer, o que vem à cabeça são apenas as atividades aeróbicas como a caminhada, corrida ou ciclismo. Mas além desses exercícios, a musculação também pode ajudar muito no processo de emagrecimento

mulher-na-academia-com-treinador-5680824
Qual o exercício ideal para emagrecer- Musculação

De que forma a musculação pode ajudar a emagrecer?

Os músculos precisam de muita energia para manter seu funcionamento no dia a dia. Seja para levantarmos da cama, escovarmos os dentes, subirmos escadas… Todos esses movimentos fazem com que os músculos utilizem energia, que estão presentes no que comemos e nas reservas de gordura do nosso corpo.

Ou seja, quanto mais desenvolvidos forem os seus músculos, mais energia você estará gastando apenas para mantê-los ativos nas tarefas do dia a dia, o que pode gerar perda de peso.

Considerando que a musculação é um exercício que inclui muitas metas e desafios, quanto mais você pratica, mais se sentirá motivado a continuar e obterá melhores resultados de emagrecimento.

Durante o treino de musculação, o corpo utiliza as reservas de glicogênio nas células dos músculos para fornecer a energia necessária para a contração muscular. Dessa forma, parte do que você come entre uma sessão de musculação e outra é utilizada para repor essa reserva de glicogênio ao invés de se transformar em gordura. Em indivíduos que não praticam exercícios, o estoque de glicogênio não reduz tanto e o excesso alimentar é convertido em gordura.

Dessa forma, a musculação não só auxilia no emagrecimento como também ajuda o organismo a não gerar novos estoques de gordura.

Ao iniciar a prática da musculação com desejo de emagrecimento, a opção mais eficaz é conciliar o seu treino de força com uma atividade aeróbica, como a caminhada, corrida ou bike. Dessa forma, você garante que o corpo ganhe massa magra para consumir mais energia ao mesmo tempo em que você otimiza a queima gorduras pela atividade aeróbica.

Outra aliada do emagrecimento e da musculação é a alimentação. Ela deve ser controlada no intuito de auxiliar no alcance dos seus objetivos, caso ele seja o emagrecimento. Então, o sucesso do emagrecimento com a musculação depende de controlar a qualidade e quantidade da alimentação e associar com atividades aeróbicas.

musculacao-fabio-medina-9775135

Cuidado com o número na balança

É importante lembrar que, quando você pratica musculação, o emagrecimento não vai aparecer de cara na balança. Isso ocorre porque você perde gordura ao mesmo tempo em que ganha músculos, e esse tecido é mais denso e por isso pesa mais do que a gordura perdida.

Você deve se atentar ao formato do seu corpo: se a calça entrou com mais facilidade, se a blusa apertada passou a não apertar tanto. O tecido muscular ocupa menos espaço que a gordura, apesar de pesar mais, portanto a balança não deve ser seu único parâmetro de emagrecimento.

Realizar avaliações físicas na sua academia ou com o seu Personal Trainer é a melhor forma de avaliar seu emagrecimento com a musculação. Nesse tipo de avaliação, seu instrutor ou Personal vai ser capaz de acompanhar a situação real do seu corpo: o ganho de massa magra e perda de gordura através de medições como dobras cutâneas e bioimpedância.

Acompanhar esses resultados de perto é o que lhe mostrará se o emagrecimento realmente está acontecendo. Afinal, você deseja perder gordura, não apenas perder peso. Perder peso pode significar muitas coisas: perda muscular, perda de água… como o seu real objetivo é a perda de gordura, as avaliações físicas feitas por um profissional capacitado são o meio mais seguro de acompanhar sua evolução.

Leia também: Personal Trainer para Emagrecimento

Musculação acelera o metabolismo

Essa notícia é muito boa para quem está insatisfeito com o próprio Essa notícia é muito boa para quem está insatisfeito com o próprio metabolismo! A musculação faz seu organismo funcionar de forma mais ativa, acelerando o mesmo em até 12% acima do normal, pelas 15 horas seguintes ao exercício. Além disso, o corpo mais musculoso gasta mais calorias do que o menos musculoso até quando você está dormindo.

Muda a aparência do corpo, a resistência física e previne doenças

Outra vantagem da musculação é a modelagem do corpo. Ao emagrecer, o espaço entre a pele e os músculos que antes era ocupado por gordura, fica vazio e consequentemente o corpo fica flácido.

Com os exercícios corretos, você pode dizer adeus à flacidez e se exercitar de forma a preencher esse espaço com músculos, principalmente os da coxa, bumbum e abdômen, que ficam mais aparentes. O fortalecimento dos músculos também auxilia na saúde cardiovascular, fortalece os músculos do coração, além de melhorar a autonomia de idosos e tratar diversas outras doenças crônicas incapacitantes.

Quais são os cuidados necessários para praticar musculação?

personal-trainer-at-the-gym-2
Personal Trainer

Não cometa o erro mais comum na musculação: você chega na academia, acha que as cargas prescritas estão muito leves e passa a aumentá-las, acreditando que você tem capacidade para suportar mais e realiza movimentos mais rápidos.

O perigo de treinar dessa forma é que você pode tanto ocasionar lesões musculares quanto pode deixar seu corpo completamente desgastado para o treino no dia seguinte. Se você não conseguir manter um ritmo e intensidade constante ao longo da semana, não vale a pena se esgotar no primeiro dia, certo?

Para iniciantes, a qualidade e domínio do movimento são muito mais importantes do que a carga e a velocidade. Confie na prescrição do seu instrutor ou Personal Trainer: o trabalho deles é voltado para o melhor aproveitamento da sua capacidade. Se você acha que a carga está realmente muito leve, tente aumentar apenas um pouco.

Ao optar pela musculação, tome muito cuidado também com a postura e posicionamento. A musculação é uma modalidade segura, desde que você esteja realizando da forma correta, sem sobrecarregar sua coluna e principalmente a região lombar. 

Um Personal Trainer é a pessoa adequada para adaptar o treino para os seus objetivos, respeitando o ritmo do seu corpo e da sua rotina e elaborando os exercícios conforme sua necessidade. O Personal também acompanha você na prática dos exercícios, auxiliando na execução correta e garantindo sua segurança nos treinos.

Leia também: Quais as vantagens de contratar um Personal Trainer?

A musculação é uma ótima opção para quem deseja maior fortalecimento muscular e torna-se uma modalidade incrível para o emagrecimento quando aliada a exercícios aeróbicos. Se é esse o seu objetivo, a musculação é a prática para chamar de sua!

Mas se você quiser mais uma alternativa…

Aula de Treinamento Funcional

O treinamento funcional vem como uma terceira alternativa para que você possa escolher. Veja só!

Treinamento funcional: o queridinho do momento

O treinamento funcional surgiu para agradar todos que procuram um exercício diferente dos tradicionais encontrados nas academias. É um treinamento muito mais dinâmico, que foca em exercitar o corpo inteiro ao invés de apenas uma região, como faz a musculação.

definição do treinamento funcional se baseia no desenvolvimento de atividades funcionais que façam parte da rotina, podendo ser chamado de um treino que exercita músculos utilizados em atividades da vida real.

treino-funcional-fabio-medina-7166617

A proposta envolve treinar grupos músculos diferentes num mesmo exercício, ao invés de focar somente na repetição do exercício que atenda a um músculo exclusivo. O objetivo principal é melhorar seu desempenho ao realizar essas atividades diárias e aprimorar seu condicionamento físico, mas veremos que ele pode oferecer outros benefícios.

É menos repetitivo que os treinamentos tradicionais e mistura musculação com exercícios aeróbicos, o que torna a prática bastante intensa. O planejamento dos exercícios é geralmente feito por um Personal Trainer, unindo padrões de movimento como agachar, pular, puxar, empurrar, arremessar, pisar, rastejar, abaixar, levantar e correr.

Na maior parte dos exercícios se utiliza o peso do próprio corpo, mas ainda é possível utilizar cones, bolas, cordas e outros equipamentos para aumentar as possibilidades.

Quais são os benefícios do treinamento funcional?

O treinamento funcional estimula o desenvolvimento de diversas capacidades, confira:

  • Maior resistência
  • Aprimoramento da coordenação motora
  • Maior flexibilidade
  • Desenvolvimento de força muscular
  • Concentração e equilíbrio
  • Melhor controle da respiração
  • Melhor condicionamento físico
  • Redução do estresse

A hipertrofia muscular não é o foco principal do treinamento funcional, como pode ser na musculação, mas o treinamento funcional contribui para a construção de força e resistência muscular, além da melhora significativa no condicionamento físico.

Treinamento funcional emagrece?

Com certeza! É inclusive pelo benefício do emagrecimento que as aulas de treinamento funcional têm sido tão procuradas recentemente. Falamos antes que o treinamento funcional é bastante dinâmico e intenso, além de combinar exercícios aeróbicos e de fortalecimento muscular, e é essa intensidade e dinamismo que garantem alto gasto calórico: em uma hora de aula, é possível perder até 500 calorias.

Os intervalos entre uma sequência de exercícios e outra é muito menor do que na musculação, o que faz com que a frequência cardíaca esteja constantemente elevada.

Qual é a diferença entre treinamento funcional e CrossFit?

As duas modalidades podem ser bem parecidas, mas a principal diferença entre o treinamento funcional e o CrossFit é que enquanto o funcional preza pelo condicionamento geral e apresenta menor risco de lesão, o CrossFit é uma modalidade de alta intensidade, que preza por resultados de alta performance e oferece maior risco de lesão.

Os pilares do CrossFit são os treinos de alta intensidade, a variação constante nos exercícios e movimentos funcionais, sendo esse último pilar relacionado ao treinamento funcional. A competitividade e outras influências de ginástica e halterofilismo também fazem parte do CrossFit.

O CrossFit é ainda mais indicado para quem deseja fortalecer os músculos, já que a performance muscular é bastante trabalhada nessa modalidade.

commitment-beyond-tired-but-too-stubborn-to-care
É uma excelente alternativa para emagrecimento

E aí, decidiu qual exercício se encaixa melhor para você? Se o seu propósito é manter uma atividade leve que ofereça benefícios anti-estresse, desenvolver maior resistência, consciência corporal ou tratar lesões, o pilates pode ser uma opção vantajosa para você.

Se você já possui maior condicionamento físico e deseja aumentar a musculatura, o treino de musculação focado na região do corpo que você deseja mudar é o ideal. Já se o seu desejo é emagrecimento rápido com atividades dinâmicas e motivadoras, o treinamento funcional se encaixa no seu objetivo.

Seja qual for a atividade que se enquadra no resultado que você deseja alcançar, não esqueça que treinar com regularidade e dedicação é a chave para garantir a realização das suas metas. 

Outro ponto importante é ter a orientação correta. Contratar um Personal Trainer pode potencializar os seus resultados e o profissional pode montar um treino personalizado para você, focando nos seus objetivos e necessidades.

Você também pode agendar uma aula prática no nosso espaço, experimentar estas modalidades e decidir qual delas se encaixa melhor no seu perfil! É só clicar no ícone abaixo e mandar um WhatsApp:

botao-agendamento-9772634

Se você já escolheu o seu exercício, compartilhe com aquele amigo que também está em dúvida.

ADD COMMENT

Open chat