mulheres fazendo pilates com bola

Pilates com bola: entenda por que incluir o acessório nas aulas

Quando pensamos em exercícios com pilates logo lembramos de uma bola grande e colorida. A bola de pilates é um dos acessórios mais utilizados quando o exercício é realizado no solo. A bola não foi feita para enfeitar a sala da casa e tampouco as academias, ela tem uma ampla utilidade na prática do pilates.

Usar a bola nas aulas de pilates ajuda a condicionar o corpo como um todo, e os músculos e as articulações são os principais beneficiados por esses exercícios.

Curiosidades que talvez você não saiba!

O pilates com bola não foi uma criação de Joseph Pilates, este usava outros acessórios em apoio aos exercícios. A bola começou a ser empregada no início do século XX e também é conhecida como bola suíça.

Em países como Estados Unidos e Inglaterra a bola era usada em tratamentos de reabilitação física e cinesiologia. Outra curiosidade é que a bola pode ser encontrada em diversos tamanhos para adequar-se à altura da pessoa.

Como escolher a bola certa

Existe uma relação de bola e altura para o praticante de pilates, com a tabela abaixo você poderá identificar o tamanho ideal da bola, conforme a sua. Vamos observar a tabela e sanar as dúvidas:

Bola de pilatesAltura da pessoa
45cm1,40m a 1,54m
55cm1,55m a 1,69m
65cm1,70m a 1,87m
75cm1,88m a 2,03m
85cmacima de 2,04m

Para se ter uma ideia das dimensões da bola de pilates, vamos nos basear pelo acessório de 65cm: o comprimento deste objeto é de 11cm, a largura de 23,5cm, a altura de 17,5cm e o peso de 1,2kg.

Mas você sabe quanto custa uma bola de pilates?

Faixa de preço da bola de pilates

A bola de pilates pode ser encontrada nas grandes lojas varejistas e em empresas que vendem pela internet. Os preços variam entre 65 a 180 reais. O custo vai depender muito do tamanho da bola, da marca e objetos que acompanham o acessório, como: bomba de ar, extensores elásticos, mini band e etc.

moça praticando pilates com bola

Benefícios da aula de pilates

  • Desenvolve força e resistência;
  • Favorece o equilíbrio e coordenação do corpo;
  • Melhora a postura corporal;
  • Aumenta a mobilidade articular e flexibilidade;
  • Associa corpo e mente, diminuindo o estresse e a ansiedade.

São inúmeros os benefícios que o pilates com bola pode oferecer, desde os exercícios de condicionamento físico ao de reabilitação.

O pilates também controla níveis de ansiedade e depressão, ocasionados pelo estresse diário. Embora seja um exercício físico, ainda é uma associação entre corpo e mente.

O fisiologista Fábio Medina, diretor do Studio Medina Plus, recomenda a utilização da bola nos exercícios de reabilitação, com pacientes que precisam corrigir a postura e com aqueles que buscam o alívio das dores nas costas.

No tópico abaixo vamos conhecer um pouco dos exercícios de reabilitação praticados com a bola de pilates.

Exemplos de exercícios de pilates com bola

Listamos abaixo 6 exercícios praticados com a bola de pilates. A fisioterapeuta Rubiane Guarino, do Studio Medina Plus, indica esses exercícios para correção da postura, onde o trabalho é direcionado a coluna cervical.

  • Mobilidade de quadril;
  • Musculatura posterior da coluna;
  • Ativação de musculatura ativadora da coluna;
  • Alongamento dos paravertebrais;
  • Rotação da coluna;
  • Mobilidade na coluna.

Existem outros exercícios que não estão definidos aqui, além dos treinos para melhorar a postura, existem trabalhos para tratar morbidades nos joelhos, ombros e quadril.

Agora você já sabe! Exercícios com a bola fazem parte das aulas de pilates do Studio Medina Plus. Temos o maior prazer em atender e trazer a todos qualidade de vida e bem-estar.

ADD COMMENT

Open chat