Benefícios do personal trainer

Conheça os benefícios do Personal Trainer e entenda por que você precisa contratar um agora mesmo!

Treinar com Personal Trainer oferece benefícios em diversas situações porque esse profissional trabalha com personalização e individualização do plano de treino, adequando suas metas à sua realidade. Dessa forma, você pode atingir seus resultados mais rápido do que faria se treinasse sem o acompanhamento adequado.


Você já sabe quem é o Personal Trainer e como funciona um treino acompanhado, mas muitas vezes é difícil entender os reais benefícios de treinar com esse profissional. Seja para quem recém iniciou a prática de exercícios ou para quem já treina há mais tempo, as dúvidas sempre surgem.

Por isso, hoje vamos contar para você quais são os verdadeiros benefícios de treinar com Personal Trainer, explicando cada vantagem com os detalhes necessários para que você não tenha mais nenhuma dúvida e trazendo curiosidades que com certeza você não sabia. 

No final ainda vamos te dar umas dicas de como escolher um bom Personal Trainer para que você tenha o acompanhamento completo!

Para quem o Personal Trainer é indicado?

Essa é uma dúvida frequente, não é? Muitas pessoas pensam que o acompanhamento com Personal Trainer só é recomendado para atletas ou praticantes de musculação que desejam alcançar resultados de hipertrofia excepcionais. Mas saiba que essa crença é um mito! Confira abaixo a lista de casos nos quais o acompanhamento do Personal é extremamente valioso:

  • Quem treina há bastante tempo e sente que está estagnado, sem enxergar evolução;
  • Quem tem alguma condição especial que exija um olhar mais individualizado, como problemas na coluna ou osteoporose;
  • Quem quer resultados estéticos específicos;
  • Quem está começando a praticar exercícios e precisa de direcionamento e acompanhamento;
  • Quem tem dificuldade em se manter regular nos treinos;

A maior parte dos praticantes de exercício físico obtém vantagens ao treinar com um Personal Trainer, já que sempre tem algum aspecto do treino que pode ser aprimorado.

Quais são os benefícios de treinar com Personal Trainer?

Agora que você entendeu quem se beneficia com o acompanhamento, vamos ao que você quer saber! 

O treino é personalizado para você

O personal trainer é um profissional capacitado para criar um treino voltado para os seus objetivos individuais, respeitando suas reais necessidades. A personalização e individualização é o que faz o trabalho do Personal ser tão eficaz!

Individualizar o treino quer dizer que todo o planejamento será estruturado considerando sua situação atual: seu peso, nível de condicionamento físico, idade, preferências, limitações, objetivos, entre vários outros pontos.

A chave da personalização é que o Personal entende que um único modelo de treino não contempla todas as pessoas. Ou seja, para cada pessoa diferente, é necessário um planejamento exclusivo que potencialize a capacidade desse aluno.

A personalização permite que o Personal não só estruture o treino de acordo com o seu perfil, mas também ofereça a modalidade mais adequada às suas necessidades.

Os seus resultados são acelerados

Quando começamos a nos exercitar por conta própria ou com acompanhamento sem individualização, não existe um caminho bem traçado. Por não ter um acompanhamento próximo e eficaz, você não sabe se a modalidade e frequência de exercícios que está fazendo é o melhor caminho para seu objetivo.

Quando você contrata um Personal Trainer para te ajudar a treinar, ele vai elaborar um programa de treinos com caminhos mais eficientes e seguros para que você possa focar no que é mais importante, se exercitar, sem se preocupar com os detalhes.

Sem ter que se preocupar com distrações, esforço direcionado de forma errada e instruções ineficientes, você fica muito mais focado e seu empenho é potencializado.

Seu treino fica mais seguro

Muitas vezes você pode pensar que está executando os exercícios perfeitamente, inclusive causando inveja nos vídeos de instrução do YouTube. Mas pode ser que você não esteja tão bem assim! 

Treinar com o Personal Trainer garante que você execute todos os movimentos na forma correta, diminuindo os riscos de sobrecarga, de lesões e corrigindo todos os aspectos mecânicos do seu treino.

Além disso, o Personal sabe a hora correta de aumentar a carga ou a intensidade de algum exercício, o que você não é capaz de saber sozinho.

Você pode dar adeus à desmotivação e à falta de disciplina

Principalmente para quem treina há tempos e se sente estagnado, o Personal é o profissional perfeito para tirar o sentimento de frustração no treino. Além de adequar seu treino para que você evolua no ritmo certo, o Personal serve como uma fonte de motivação e apoio constante.

O desânimo também impacta na sua vontade de treinar. Porém, como o Personal elabora um plano de treino totalmente compatível com a sua realidade e suas necessidades, você passará a ver os resultados e se sentir motivado e disciplinado por isso.

Sem falar, é claro, que o Personal dá aquele apoio psicológico e anima você durante o treino todo!

O treino é dinâmico

Se algum exercício não ficou muito bom para você, existe a liberdade de conversar com seu personal e trocá-lo. Isso não quer dizer que você só vai fazer os exercícios que gosta, mas com certeza deixará de fazer os que você não se adapta.

Uma das vantagens de treinar com o Personal Trainer é justamente poder realizar um treino que fuja da monotonia muitas vezes encontrada nas academias, diversificando exercícios para que você esteja sempre engajado.

Afinal, o propósito do personal é direcionar os esforços para fazer com que você alcance seu objetivo. Isso significa que você não está treinando sozinho, está com alguém que deseja que você alcance seus resultados tanto quanto você mesmo.

Seu progresso é constantemente reavaliado

O personal, por estar desempenhando o trabalho junto com você, conhece seu corpo e é capaz de dar um feedback específico e detalhado sobre o seu progresso. Diferente da academia, onde as avaliações parecem superficiais, o personal deixa você consciente do status real do seu avanço individual.

Assim como você faz uma avaliação minuciosa no início da prática, de tempos em tempos novas avaliações são feitas pelo Personal para saber se você está no caminho certo: avaliação de composição corporal, avaliação postural, testes de desempenho, entre outros.

Cada indivíduo tem características únicas, então só assim é possível acompanhar se você está evoluindo conforme o esperado, no tempo esperado, se é necessário mudar algo no seu treino para otimizar os seus resultados, entre outras questões.

O acompanhamento do Personal é dinâmico, ou seja, o caminho definido inicialmente pode sofrer alterações conforme você treina. Isso ocorre porque conforme você evolui, suas necessidades mudam e o papel do Personal é adaptar o treino às suas novas necessidades.

Você treina conforme sua agenda

Nas academias convencionais existe um horário de funcionamento, além dos horários das aulas, caso você deseje frequentar alguma. De certa forma, você acaba preso a esses horários e local pré definidos.

Com o Personal Trainer, seu treino não precisa ser feito na academia. Pode ser feito em uma praça, na praia, na academia do seu prédio ou no próprio estúdio do Personal.

Não só o local é combinado como também os horários, que são definidos entre você e o Personal conforme um planejamento que favoreça sua regularidade nos treinamentos.

Muitas pessoas deixam de treinar porque trabalham em horários alternativos e não conseguem conciliar a jornada de trabalho, os afazeres pessoais e a prática de exercícios. Um dos benefícios de treinar com o Personal Trainer é essa flexibilidade: você passa a ter autonomia na prática de exercícios físicos e mantém um ritmo e regularidade de treino adequados.

Contratar um Personal pode ser a decisão que falta você tomar para transformar sua qualidade de vida. Pensando nisso, separamos algumas dicas para você saber escolher um bom Personal!

Duas mulheres avaliando prancheta de treino

Como escolher um bom Personal Trainer?

Procure profissionais que saibam entender as suas necessidades

Procure um personal trainer com a capacidade de praticar, constantemente, o exercício da empatia. Este tipo de profissional tenta ver a perspectiva dos alunos para perceber alguma dificuldade em determinado exercício ou para procurar formas de motivar o aluno ainda mais. Assim, você pode ter uma aula ainda mais personalizada e proveitosa.

Tente conhecer seu currículo

Conhecer o currículo do Personal possibilita que você saiba as especializações que ele tem, se a especialidade dele faz sentido com os seus objetivos, se ele está apto para exercer a função de Personal Trainer e se está sempre em busca de atualização e evolução.

Verifique se ele tem cadastro no Conselho Regional de Educação Física

Você pode entrar no site do CREF para encontrar essa informação. Somente profissionais registrados no Conselho estão aptos a atuar.

Peça indicação

O serviço de personal trainer está se tornando cada vez mais popular. Por isso, algum conhecido seu com certeza já contratou este profissional. Peça indicações sobre bons profissionais e faça uma aula de teste. Tente reparar como é seu modo de trabalho e se isso te agrada.

Depois de chegar até aqui, você já aprendeu que treinar com um personal apresenta diversos benefícios e praticamente nenhuma desvantagem.

Desde que você tenha determinação, foco e comprometimento com o resultado, o Personal pode ajudá-lo a chegar nos seus objetivos por um caminho muito mais curto. Não se esqueça que o resultado depende do seu esforço, o Personal Trainer é um facilitador!

Quer começar a treinar com um Personal mas ainda não sabe onde? Que tal visitar o Studio Medina Fitness Plus para conhecer nossa equipe preparada para fazer você a atingir seus objetivos? Venha treinar conosco!

Open chat