Exercício para Emagrecer

Quais são os melhores exercícios para emagrecer?

Quer emagrecer, mas não sabe por onde começar? Conheça 6 modalidades de exercício para te tirar do sedentarismo e abrir as portas da qualidade de vida, da perda de gordura e do bem estar.

A prática de exercícios físicos é importante não apenas para estética, mas para a manutenção geral da saúde. A inclusão dos exercícios físicos na rotina reduz os riscos de doenças cardiovasculares, promove o controle do estresse e a liberação de hormônios que fornecem a sensação de bem estar. Aliando esses benefícios à perda de peso que inúmeras atividades físicas promovem, sabe-se que é essencial incluir os exercícios na rotina.

Muitas dúvidas surgem quando se pensa em emagrecer. Todos procuram a forma mais eficaz, duradoura ou rápida – e nem sempre essa combinação pode ser alcançada em um único exercício. É comum algumas limitações aparecerem, como a falta de tempo, a falta de disponibilidade de um bom local e a pressa em atingir resultados.

Outro ponto interessante a se pensar é que perda de peso não significa perda de gordura. O peso corporal é constituído basicamente de massa magra (o que inclui massa óssea e músculos), gordura e líquidos. O resultado que vemos na balança não indica qual tipo de peso foi perdido, e sabemos que perder musculatura não é um bom indicativo de saúde e emagrecimento. Pensar em recomendação de exercícios para emagrecer significa pensar em exercícios para perder massa gorda.

corrida-para-emagrecer-1024x768-8561226
Cuidados na hora de perder peso.

Para o emagrecimento, é importante ter alguns cuidados e saber alguns detalhes antes de encarar qualquer exercício:

  • A perda de peso saudável e sustentável costuma ser lenta, ou seja, se você perder 8kg em um mês, é provável que recupere esses mesmos 8kg nos próximos 3 meses. A American College of Sports Medicine (ACSM) preconiza que as recomendações de perda de peso não ultrapassem 1kg semanal, pensando em um déficit calórico entre 500 e 1000 calorias por dia, dependendo de cada indivíduo;
  • Os exercícios para emagrecer não serão prazerosos todos os dias da sua vida. Em alguns dias você não vai ter vontade de praticar exercícios, mas é importante mantê-los na rotina, afinal, nem todos os dias estamos empolgados para trabalhar mas é necessário que estejamos lá de qualquer forma;
  • Pense em constância. Faça da prática de exercícios um hábito, não um evento ocasional. Os dias em que você não pratica exercícios devem ser a exceção, não a regra;
  • A facilidade de acesso e maior afinidade pela atividade são pontos importantíssimos a considerar na hora de escolher o exercício a ser praticado.

No geral, os melhores exercícios para emagrecer são os aeróbicos. Essa modalidade de exercício apresenta alto gasto energético, fazendo com que o déficit calórico exista e possibilite o emagrecimento. No entanto, existem estratégias interessantes para o emagrecimento que combinam exercícios aeróbicos com exercícios de força. O motivo pelo qual essa combinação pode ser interessante é simples: o reforço muscular é importante para o melhor desempenho e resistência durante os exercícios aeróbicos.

 

Confira alguns exemplos de exercícios que são ótimas indicações para perder gordura:

  • Corrida

Seja na esteira ou ao ar livre, a corrida é sempre uma boa opção. É um exercício simples, já que requer basicamente um tênis apropriado. Uma hora de corrida queima aproximadamente 600 calorias, podendo variar de acordo com a velocidade em que o exercício é realizado.

A ideia de correr em esteiras também é interessante pelo maior controle de velocidade, tempo e calorias, além do tempo gasto por quilômetro. Na prática, ambas as modalidades podem oferecer o mesmo resultado.

Há quem não tenha o hábito de correr, o que não é um problema: é possível iniciar caminhadas até adquirir resistência para a corrida.

bike-para-emagrecer-3-9551135
Bike para Emagrecer
  • Bicicleta

Pedalar é outro exercício aeróbico muito interessante para a perda de peso, com a vantagem de poder ser utilizado como meio de transporte. Um diferencial é a paisagem a ser observada, dependendo de onde o exercício será praticado.

O gasto energético da bicicleta depende tanto do terreno onde será feito o exercício quanto da intensidade e tempo do mesmo, e existe a mesma vantagem da corrida: pode ser feito tanto em bicicletas ergométricas quanto com aquela bicicleta que você tem em casa.

  • Crossfit

O crossfit têm se popularizado nos últimos anos e é caracterizado por ser de alta intensidade, sendo mais difícil para quem não tem o costume de praticar exercícios ou se mantém nos mais tranquilos. No geral, o crossfit é mais indicado para quem já tem certo preparo respiratório e muscular e deseja experimentar algo diferente e desafiador que contribua para o emagrecimento e condicionamento físico.

treino-funcional-para-emagrecer-1817346
Treino Funcional para emagrecer
  • Hiit

O hiit é uma alternativa interessante para quem não tem muito tempo disponível e deseja sair do sedentarismo rumo ao emagrecimento. Com treinos intervalados de alta intensidade, o hiit já foi comprovado como uma alternativa eficaz de exercícios para emagrecer tanto quanto treinos de longa duração.

  • Lutas

Algumas lutas como o Muay Thai são excelentes combinações de treinamento de força e condicionamento físico, sendo uma proposta interessante para quem não gosta dos treinos convencionais de musculação e deseja desenvolver uma nova habilidade.

  • Elíptico

As caminhadas no elíptico são uma boa forma de perder peso, principalmente por não haver impacto nas articulações na sua realização. Alguns aparelhos ainda tem a opção de inclinação, o que dá mais intensidade ao exercício. 

O gasto calórico do elíptico é bem interessante, sendo um equivalente à esteira ou corrida ao ar livre.

Você acabou de conhecer alguns exercícios físicos que com certeza vão te colocar na linha do emagrecimento, melhora de condicionamento físico e consequente melhor qualidade de vida. Não esqueça de respeitar seu corpo na hora de decidir, além de avaliar qual exercício mais lhe agrada. Depois da escolha, é só abraçar o hábito!

ADICIONAR COMENTÁRIO