Empreendedorismo e Emagrecimento: o que eles têm em comum?

Empreendedorismo e emagrecimento são duas coisas extremamente parecidas. Ambos são desafiantes, surpreendentes e recompensadores. E foi pensando nisso que o fundador da Medina fitness Plus, Fábio Medina, remodelou a forma de conteúdo do site.

Não entendeu muito bem? O Fábio explica: “Desde a graduação sempre busquei estar envolvido com empreendedorismo. Nessa época, montei junto com amigos, uma assessoria esportiva para condomínios. Trabalhava nas férias com atividades recreativas para as crianças e programas de condicionamento físico para os adultos.
Naquele momento comecei a vivenciar os dois lados. De um lado a minha jornada querendo abrir um negócio de sucesso e dando meus primeiros passos no empreendedorismo, e do outro, acompanhando o desafio dos condôminos se exercitando com o foco de emagrecimento.
Leia Também: Como uma vida saudável aumenta sua produtividade
E agora, seguindo minha paixão e experiência, vou começar a escrever conteúdos sempre direcionados a fazer um paralelo entre essas duas linhas. No tema de hoje vamos começar falando do ciclo de vida de uma empresa e a jornada de uma pessoa um busca do emagrecimento.
Lembrando que essa é uma visão da minha experiência, dos meus estudos e de várias pessoas que conheci ao longo desses quase quinze anos empreendendo e trabalhando com o público do emagrecimento.
Caso queira seguir nossas publicações, verão ao longo do tempo que aprofundaremos cada vez mais em detalhes, como: metodologias, técnicas, mecanismos e áreas de conhecimento que compreendem os detalhes do empreendedorismo e da fisiologia do emagrecimento”.

Empreendedorismo e Emagrecimento: o que os ligam?

Sim, a primeiro olhar, pode parecer estranho, mas essas duas temáticas tem muito mais coisas em comum do que parece. Listamos, assim, o nosso texto em três tópicos: amarelo, Vermelho e Verde. Cada um deles vai abordar a sua visão no empreendedorismo e, por consequência, no emagrecimento. Preparados?

Fase amarela

No Empreendedorismo

empreendedorismo-e-emagrecimento-fabio-medina-2014277

Empreendedorismo e Emagrecimento: O sucesso que chega primeiro


Seus primeiros clientes são normalmente as pessoas do seu ciclo de conhecimento, do qual já lhe acompanham e sua autoridade já existe com eles antes do seu modelo de negócio existir.

No Emagrecimento

Nessa fase inicial é a mesma coisa para quem busca emagrecer. Normalmente, a pessoa está inativa, não controla a alimentação e não segue nada regularmente.
Então, qualquer ação com um mínimo de estrutura irão gerar resultados positivos. As roupas começam a ficar largas, o peso diminui e a motivação vem junto. A frase clássica é: “Agora vai!”.

Fase vermelha

No Empreendedorismo

Essa fase é mais conhecida como o “cemitério de startups“. Sabe o por quê? Aqueles primeiros resultados adquiridos com clientes próximos do ciclo de amizade não garantem o sucesso para sempre. E se a empresa não desenvolver habilidades de vendas e provar o valor do seu produto para o mercado, dificilmente irá progredir.
Nesta fase o conhecimento e a experiência de mercado para conhecer o cliente ideal (persona) e o produto ideal (“productmarketfit”) são essenciais para seu negócio continuar crescendo.
E a solução para isso é muito trabalho (e estudo) para aperfeiçoar suas ações até o ponto que o cliente estará tão satisfeito que se tornará seu maior cartão de visita e irá advogar por sua empresa.

empreendedorismo-emagrecimento-fase-vermelha-9960422

Empreendedorismo e Emagrecimento: Os limites e cuidados necessários


Como foi dito antes, essa fase é a mais complexa por que necessita de muito conhecimento, foco, resiliência e na maioria dos casos caixa ($) para sustentar os gastos fixos até a empresa deslanchar.
Esses desafios para os despreparados pode ser o caminho para o “fracasso”. Por isso, esse estágio é conhecido como cemitério. Felizmente, existe uma forma de conseguir vencer esse período turbulento. Se chama conhecimento.

Então, onde encontrar, esse conhecimento?

Em Consultorias; programas de incubadoras que oferecem suporte de conhecimento e às vezes estrutura; grupos de mentoria de empreendedores que conseguiram vencer essa fase, até também suporte de investidores anjos.

No Emagrecimento

Aqui também a pessoa entra nesta fase empolgada com os primeiros resultados que aconteceram, na maioria das vezes, mais fácil que imaginavam.
No entanto, é muito comum depois de algumas semanas as pessoas entrarem num platô. Os resultados entram em estagnação, o peso não muda, o emagrecimento desacelera. Fica mais difícil reparar as mudanças do corpo nas roupas e aí vem a ansiedade.
Na cabeça da pessoa começa uma confusão mental. Elas estão se privando de alimentação e aquelas recompensas que deixavam o organismos saciado (normalmente os doces). No entanto, quando se tem conhecimento, foco, resiliência e um método para seguir e monitorar seus resultados, é possível passar por essa fase com sucesso.
Existem duas maneiras para resolver essa fase usando algo que considero fundamental, o conhecimento.

  • 1º terceirizar o conhecimento: ou seja, contratar um profissional de educação física e/ou nutricionista para prestar consultoria e assessoria assertiva neste momento crítico.
  • 2º Tentativa e erro: ou seja, dar tempo ao tempo, ficar tentando até conseguir descobrir qual a melhor metodologia para você conquistar resultados positivos.

Fase verde

No Empreendedorismo

Venceu a fase critica! Agora está no caminho da prosperidade. Conseguiu comprovar a eficácia do seu modelo de negócio para um determinado cliente e tem um nicho de mercado para crescer.

emagrecimento-empreendedorismo-fabio-medina-1024x1024-3872199

Empreendedorismo e Emagrecimento: As ligações desses dois polos


Nesse momento, as empresas começam a procurar pelos seus serviços. Indicações acontecem. A empresa se desenvolve e novos departamentos são criados. Parece que o sucesso é inevitável para sempre. Só que não! Caso você não continue trabalhando para trazer inovações e evoluir seu negócio, sua empresa pode correr sérios riscos de falir.
A frase aqui é:

“Não se pode comemorar vitória antes do final do jogo”.

E no caso do empreendedorismo e até mesmo emagrecimento, o jogo nunca acaba.

No Emagrecimento

Para aqueles que venceram a fase crítica, seja por ajuda profissional ou tentativa e erro, mas com muita persistência, foco e determinação, agora começam chegar próximo do paraíso.
Os resultados começam a surgir novamente. A resistência a mudanças imposta pelo nosso organismo começam a dar trégua. Um novo Horizonte surge para motivar a pessoa seguir o plano e dizer: “valeu a pena o esforço“.
É comum ter que refazer o armário. Também surgem novas amizades que compartilham das mesmas experiências. Agora nasce uma pessoa com mais confiança e autoestima. Mas nesta fase também podem acontecer recaídas e você voltar a estaca zero.
Por isso a dica é:

Manter-se sempre em alerta e seguir uma metodologia que melhor se adaptou ao seu perfil e monitorar sempre, seja na balança, no tamanho das roupas, na quantidade de exercícios praticados e na quantidade e qualidade da alimentação.

Tanto no empreendedorismo quanto no emagrecimento, a palavra chave é: conhecimento! Você deve sempre estar em busca de coisas novas para aprender sobre a sua área. O sucesso (seja qual for seu objetivo) não é alcançado em um único dia. Para alcançar os sues objetivos, você deve estar disposta a fazer sacrifícios.
Então, conhece alguém que está tentando o empreendedorismo e emagrecimento? Conte pra gente nos comentários!