Coach Personal Trainer

Coach Personal Trainer: quem ele é e o que ele pode fazer por você?

O Coach Personal Trainer é um profissional em ascensão, que reúne o conhecimento teórico e a experiência da carreira de Personal Trainer com as técnicas utilizadas pelos Coaches. Siga no texto para conhecer mais e saber se é uma boa ideia treinar com um!


Coach e Personal Trainer: esses dois termos e profissões, aparentemente distintas num primeiro olhar, podem ter muito em comum e até mesmo serem unidas em um único profissional. Atualmente essa modalidade tem ganhado popularidade, visibilidade e maior espaço do mercado. 

Antes de entrar nos detalhes desse profissional, é necessário que você entenda rapidamente o trabalho individual das modalidades!

Quem é o Personal Trainer?

O personal trainer é o profissional responsável por intermediar o caminho entre você e os seus resultados físicos. Seus objetivos podem variar: aprimorar alguma capacidade física, emagrecer, ganhar força, hipertrofia, adquirir condicionamento físico… Para qualquer objetivo, o Personal é quem tem o conhecimento teórico e a experiência com os exercícios para te fazer chegar lá.

Os pilares do trabalho do Personal são:

  • Elaborar um plano de treinamento personalizado;
  • Acompanhar a evolução do aluno;
  • Assistir o aluno de forma individualizada durante o treino;
  • Educar os movimentos do aluno, garantindo segurança.

Quem é o Coach?

O Coach é o profissional vinculado aos resultados de condicionamento mental, mudando seu comportamento, melhorando a forma que você pensa e auxiliando você a alcançar suas metas na área da vida em questão.

O trabalho do Coach é desafiá-lo a mostrar o melhor de si, a ser a versão mais plena e completa de si mesmo e a partir disso se dedicar de forma efetiva a atingir os objetivos de vida que você mesmo definiu.

O Coach não vai dizer a você o que deve fazer ou o caminho que deve seguir. Na verdade, ele vai ajudá-lo a encontrar essas respostas dentro de si mesmo e incentivá-lo a dar o melhor de si para transformar ideias em ação.

O que esses dois profissionais têm em comum?

  • Desafiam você a dar o melhor de si;
  • Trabalham de forma individualizada;
  • Potencializam seus resultados através do direcionamento correto;
  • Motivam para que você siga no caminho;
  • Se importam com seus resultados;
  • Focam no seu desenvolvimento e crescimento;
  • Buscam gerar em você uma mudança eficaz e definitiva.

Com tantos pontos em comum, agora você já entende que o Coach Personal Trainer é um profissional completo, especializado, que está em constante aperfeiçoamento e que presta um atendimento diferenciado.

black-and-white-black-and-white-card-1496146-1024x576-8467572

Quais são as vantagens de contratar um Coach Personal Trainer?

1. Aumenta sua motivação

É comum que dificuldades em outras áreas da vida afetem seu desempenho nos treinos. A conexão corpo e mente é muito forte e qualquer estresse, cansaço ou situação dolorosa faz com que você se desmotive e diminua seu rendimento no treino.

Essa confusão é um problema que pode ser resolvido pelo Coach Personal Trainer, porque ele reúne o melhor dos dois mundos: melhor desempenho físico e melhor desempenho comportamental.

Através da identificação do causador do transtorno que atrapalha o treino, o Coach Personal Trainer pode desenvolver a melhor estratégia para driblar esse problema, considerando seu mindset, o aprimoramento de habilidades e levando-o à resolução do mesmo.

Dessa forma, aos poucos sua motivação passa a ser cada vez mais independente de fatores externos e o caminho que separa você dos seus objetivos fica livre.

2. Entende o que é melhor pra você

O personal trainer Coach conhece o seu comportamento, não só o que você quer. Ele entende o que você quer, por que você quer e qual o peso que essas duas respostas tem para você. 

Dessa forma, o profissional é capaz de personalizar seu treino baseando-se nas suas razões intrínsecas, ou seja, utilizando todo o conhecimento de exercícios que ele tem para planejar seu treino de forma que atenda a essas razões.

active-athlete-barbell-703010-1024x576-8955296

3. Muda seu treino de acordo com o seu estágio de evolução

Estar em constante evolução significa que seus objetivos de hoje podem mudar nos próximos 6 meses, tanto mentalmente quanto fisicamente. Por trabalhar a ligação entre as duas faces do comportamento, o Coach Personal Trainer está preparado para reestruturar suas metas ou mudá-las completamente, se for o caso.

Assim como sua meta pode mudar, o caminho para chegar até ela pode mudar quando o seu mindset muda. O Coach Personal Trainer está pronto para mudar seu treino sempre que necessário, elaborando uma estratégia eficaz que considera seu estágio físico e comportamental.

4. Oferece segurança no planejamento de treino

O Coach Personal Trainer conhece seu mindset melhor do que você mesmo. Isso significa que ele sabe até onde você é capaz de chegar e qual é a melhor forma de chegar. Ele sabe suas limitações, seus pontos fortes, suas capacidades e o quão intenso é o seu desejo de mudança e aperfeiçoamento. 

Na prática, esse conhecimento é importante porque significa que nenhuma estratégia estabelecida por esse profissional é irreal, distante da sua capacidade ou impossível: ele conhece você o suficiente para saber com toda a certeza o tamanho do seu potencial.

Coach Personal Trainer ou processo de mentoring?

Hoje em dia, esse profissional também tem sido visto como aquele que faz o processo de mentoring. Como já falamos, o Coach não deve dizer a você o que fazer ou como fazer, e sim auxiliá-lo a encontrar essas respostas dentro de você mesmo.

O objetivo do Coach é fornecer exercícios e técnicas para que você tenha reflexões e pensamentos a respeito do seu estágio atual: seus pontos fortes, suas limitações, seus pensamentos sabotadores, seus bloqueios e seu desejo. Trabalhando dessa forma, o Coach estimula que você tome decisões sozinho.

Já o mentoring se caracteriza como um processo onde o profissional vai orientar e direcionar você de forma específica. Quem recorre a um mentor já sabe o objetivo que deseja alcançar, mas não sabe como fazê-lo. O mentor é uma pessoa experiente naquele nicho, que vai auxiliá-lo dando conselhos práticos e opiniões, guiando você no que a experiência do mentor diz ser o melhor caminho.

Unindo as técnicas de Coach com o Personal Trainer, o que temos é um processo de mentoria aplicado aos exercícios físicos. Afinal, o Personal direciona você conforme o conhecimento dele sobre resultado, performance e sucesso, utilizando as técnicas de Coach para extrair o melhor do seu potencial.

Gostou de conhecer essa modalidade? Então conheça a forma que os Personal Trainers do Studio Medina Plus trabalham e venha treinar conosco!

ADICIONAR COMENTÁRIO