Cinco técnicas de alongamento para fazer no trabalho
Você sabia que 63% dos brasileiros sofrem com dores musculares? Pois é. Uma pesquisa realizada em 2017 com dois mil participantes mostrou. E além de serem muito incômodas, essas dores ainda atrapalham sua produtividade. Felizmente existem técnicas de alongamento que irão te ajudar a evitar essas dores e ainda desfrutar de mais qualidade de vida!
Ficou interessada? Então continue lendo o texto e veja como se alongar, para as dores poder evitar!
Por que devo me alongar durante o trabalho?
Porque é algo extremamente benéfico à saúde. Como você já viu na introdução, os alongamentos ajudam a reduzir as dores musculares causadas pela má postura e excesso de trabalho. E, além disso, você ainda estará queimando algumas calorias e ajudando a manter seu corpo em forma.
Leia Também: A importância da ginástica laboral
Abaixo, vamos dar algumas dicas de alongamento para você realizar. Se ficar com alguma dúvida, é só deixar o seu comentário que a gente responde em seguida!
Alongue as costas
Fique com os braços esticados pra cima e entrelace os dedos. Fique nesta posição por 30 segundos. Isto lhe trará uma relaxante sensação.
Este exercício vai alongar seus ombros e sua coluna, impedindo que você acumule tensão nessas partes do corpo, que são muito afetadas pela rotina de trabalho.
Alongamentos dos braços
Estique o braço esquerdo em direção ao direito deixando o seu polegar virado para cima. Depois comprima o outro braço contra o peito com a maior força possível – mas cuidado para não se lesionar.
Permaneça nesta posição por 30 segundos, e depois repita este alongamento usando o outro braço.
Alongue as pernas
Junte suas pernas, abaixe-se e tente encostar suas mãos em seus pés. Fique desta forma durante 30 segundos. Isso vai melhorar a circulação do seu sangue (evitando dores e varizes) e também esticará os músculos da sua perna (que ficam muito atrofiados quando você passa o dia inteiro sentada).
Também é importante fazer pausas para esticar as pernas e se possível, dar uma volta pelo escritório.
Alongamento para o pescoço
Estique o braço esquerdo em direção ao joelho esquerdo, coloque a sua mão direita em cima da cabeça e incline devagar a sua cabeça para a direita usando a mão direita para forçar o movimento.
Permaneça assim por 30 segundos, e depois faça o mesmo alongamento usando com o braço esquerdo. Repita este exercício algumas vezes de forma alternada.
Este alongamento irá te ajudar a evitar aquelas dores chatas chamadas de torcicolos, que irritam muita gente depois do trabalho.
Alongamento para os pulsos
Fique sentada em uma cadeira confortável e com a coluna ereta. Estique os seus braços para frente e dobre os seus punhos para baixo, use sua outra mão para forçar um pouco esse movimento.
Fique assim por mais ou menos 30 segundos e depois repita o mesmo, mas com o outro pulso desta vez. Você também pode fazer o movimento reverso (empurrando seu punha para cima).
Isto vai aliviar as dores nos pulsos que sentimos quando ficamos muito tempo segurando o mouse do computador, ou alguma outra cãibra na região.
As dores que sentimos durante o trabalho realmente são muito irritantes. Nossa concentração e produtividade vão lá pra baixo, e nós acabamos procrastinando mais. Mas, felizmente, agora você conhece estas técnicas de alongamento que poderão te ajudar a evitar essas dores.
A melhor parte é que esses exercícios mostrados no texto não são complexos ou cansativos. Então não existem desculpas para não praticá-los. 😉