capa absorção de ferro

7 formas inteligentes de melhorar a absorção de ferro dos alimentos

O ferro é um elemento importantíssimo para o funcionamento do nosso corpo, já que ele é o principal responsável pela produção das hemácias (chamadas popularmente de células vermelhas do sangue) e é essencial no transporte de oxigênio na corrente sanguínea. 

Quando há deficiência de ferro no organismo,  surgem diversos problemas de saúde – desde incômodos simples como fadiga até questões mais graves como alterações cardiovasculares, podendo até mesmo comprometer o metabolismo celular, causando deficiências imunológicas e a famosa anemia.

Dessa forma, o post de hoje trará dicas e formas inteligentes de melhorar a absorção do ferro em sua alimentação, visando à adequação das taxas desse mineral em seu corpo.

Curtiu? Então vem para leitura! 

Como a falta de ferro afeta o organismo?

O ferro é um mineral essencial para manutenção da saúde, compondo as hemácias, células responsáveis pela oxigenação do organismo, carregando o oxigênio e distribuindo-o aos órgãos pela corrente sanguínea.

Dessa forma, o ferro é parte essencial para a oxigenação adequada dos tecidos corporais e a sua falta pode acabar prejudicando o funcionamento de diversos órgãos, além de ser a causa do tipo mais comum de anemia, conhecida como anemia ferropriva – uma das deficiências nutricionais mais conhecidas.

Durante a gestação, a insuficiência desse mineral pode ser bastante perigosa, tanto para a gestante quanto para o bebê, podendo causar parto prematuro, baixo peso do bebê e até mesmo depressão pós-parto.

Estudos também apontam que a “síndrome de pica” – vontade incontrolável de comer coisas não-alimentícias (barro, terra, gelo, giz…) pode ser outro sintoma da falta de ferro.

A insuficiência de ferro também é comum de ocorrer em mulheres com ciclos menstruais intensos ou pessoas que seguem dietas veganas ou vegetarianas, ou  ainda em casos que a pessoa é portadora de doenças celíacas e/ou inflamações intestinais.

Sinais de ferro baixo: 

A pessoa com carência de ferro pode apresentar sintomas como:

  • Cansaço extremo;
  • Tonturas;
  • Irritabilidade;
  • Queda de cabelos;
  • Fragilidade nas unhas;
  • Fraqueza;
  • Falta de ar;
  • Ansiedade;
  • Dores de cabeça;
  • Pernas inquietas;
  • Dificuldade de atenção;
  • Palidez;
  • Inchaço nas articulações.

Quais são as principais fontes alimentícias de ferro?

O ferro está presente tanto em alimentos de origem animal quanto vegetal e alguns são excelentes fontes de ferro, sendo as maiores quantidades encontradas nas carnes (vermelhas e brancas) principalmente no fígado, carne moída e coração.

As ostras, a gema do ovo e as leguminosas (feijão, grão-de-bico, ervilha, lentilha…) também são boas fontes de ferro, assim como as folhas verde-escuras (agrião, couve, espinafre, cheiro-verde..). 

Incluindo esses alimentos na sua dieta fica fácil ingerir a dose recomendada diária de ferro, que varia de acordo com a idade e gênero. Caso não seja suficiente, o ideal é optar por uma suplementação, sempre com indicação e acompanhamento de um médico ou nutricionista.

Formas para melhorar sua absorção de ferro

Com alguns pequenos ajustes na rotina e com a inclusão dos alimentos do tópico anterior, você consegue melhorar (e muito!) a absorção de ferro na sua dieta. Confira como:

Deixe as leguminosas de molho

Algumas leguminosas, como o feijão e o grão-de-bico, contém grande concentração de fitatos e taninos, compostos que atrapalham a absorção do ferro pelo organismo. 

Isso é facilmente resolvido ao deixar os grãos de molho antes de cozinhar, por cerca de oito a doze horas, pois reduz a quantidade dessas substâncias.

grão de bico de molho

Evite a cafeína após as refeições principais

A cafeína não é amiga da absorção de ferro, afetando também a absorção do cálcio e da vitamina C. 

Então, corte o cafézinho e outras bebidas ricas em cafeína (chá-mate, chá-verde e refrigerantes de cola) durante as principais refeições e logo após comer.

Zinco e ferro não combinam

O zinco aparece em alimentos como: amendoim, gema de ovo, leite e derivados, sementes, frutos do mar, entre outros. Contudo, quando ingerido em concomitância com alimentos ricos em ferro, a absorção  desse mineral é prejudicada. 

Por isso, evite consumir alimentos ricos em zinco nos horários próximos a refeições nas quais será consumido ferro.

Cálcio e ferro também não…

A mesma coisa acontece com os alimentos ricos em cálcio, como:

  • Leite
  • Queijos
  • Iogurtes

Que também prejudicam a absorção do ferro. Assim como no caso do zinco, os minerais entram numa disputa para serem absorvidos. 

O ideal, portanto, é evitar consumir alimentos com muito cálcio em horários próximos ao consumo de ferro para que eles não acabem competindo, prejudicando a absorção do mineral objeto deste post.

A dica é consumir esses alimentos ou suplementos de forma separada, em refeições diferentes.

Una as frutas cítricas aos alimentos ricos em ferro

A vitamina C é uma super aliada na absorção de ferro. 

Dessa forma, ao criar combinações em suas refeições de alimentos ricos em ferro com frutas cítricas como limão, laranja, kiwi, morango, acerola e tangerina a absorção de ferro fica muito potencializada.

 Você pode usar essas frutas na salada, como tempero para dar um sabor especial ou comê-las na sobremesa.

Cuidado com antiácidos e restrinja a ingestão de líquidos durante as refeições

Como vimos no tópico anterior, o ferro é melhor absorvido em ambiente ácido.

 Dessa forma, pessoas que fazem uso sistemático de medicamentos com ação antiácida ou mesmo bebem muito líquido durante as refeições podem ter dificuldade para absorver o ferro, mesmo com uma dieta balanceada e rica no mineral.

Consuma probióticos regularmente

Probióticos são importantes para aumentar a absorção de ferro, pois ajudam a manter a microbiota intestinal equilibrada e também auxiliam na prevenção de alguns efeitos colaterais do uso da suplementação de ferro, em especial, a prisão de ventre.

Recomenda-se assim o consumo de alimentos probióticos, como kefir, iogurte natural e leite fermentado de forma regular, ou mesmo o uso de suplementos probióticos – com indicação de um nutricionista. 

Os probióticos além de favorecer a absorção de ferro e de outras vitaminas e minerais, também melhoram o sistema imunológico e facilitam a digestão.

Se atentar ao consumo de ferro é essencial para a manutenção da saúde, prevenção de doenças e qualidade de vida geral. Para seguir cuidando da sua saúde, conte com a equipe de nutricionista e Personal Trainers do Studio Medina Plus!