Conheça os maiores perigos do sedentarismo na terceira idade

Homem mexendo no celular. Veja como lidar com o sedentarismo na terceira idade!

Ao envelhecer o corpo merece um descanso, mas isso não deve significar inatividade. O sedentarismo na terceira idade é um dos maiores vilões da saúde durante o envelhecimento. Esse fator, muitas vezes ignorado, pode impactar a qualidade de vida e trazer diversos problemas que comprometem a longevidade. No artigo, o Studio Medina Plus revela os perigos desse hábito! 

Leia mais e entenda!

Quais problemas o sedentarismo na terceira idade pode causar?

1- Doenças crônicas

Um dos maiores riscos do sedentarismo na terceira idade é o desenvolvimento de doenças crônicas. Sem atividade física é comum o aumento de peso e acúmulo de gordura corporal, que podem aumentar os níveis de colesterol e glicose. Além disso, pode acarretar a perda de massa muscular e de densidade óssea. Desse modo, pode-se desenvolver doenças como: 

  • diabete tipo 2;
  • doenças cardiovasculares;
  • osteoporose.

2- Risco de quedas e fraturas

A inatividade física prejudica o equilíbrio e os reflexos, condições perfeitas para causar quedas. Isso ocorre devido ao sedentarismo afetar a propriocepção, dificultando o entendimento do corpo no espaço que está ocupando. Além disso, quando não há atividade física, os músculos ficam mais fracos, tornando-se ineficazes no sustento do corpo. Com isso, aumentam as chances de quedas e consequentemente de fraturas. 

3- Problemas cognitivos

Durante a juventude estamos sempre em movimento e o cérebro também. Com o envelhecimento, a rotina muda e junto com a falta de atividade física, afeta a saúde cognitiva. O sedentarismo na terceira idade está associado ao risco de desenvolver Alzheimer e a redução do fluxo sanguíneo cerebral. Isso impacta diretamente na clareza e agilidade mental, acarretando ao declínio cognitivo. 

4- Impacto na saúde mental

A prática de exercícios físicos regularmente libera hormônios como a endorfina, serotonina e dopamina, responsáveis pelo bem-estar e felicidade. O sedentarismo na terceira idade diminui a produção desses hormônios, aumentando a ansiedade, o estresse. Além disso, a inatividade favorece o isolamento e também afeta a autoestima do idoso, que perde a independência para realizar tarefas simples.

Deixe o sedentarismo de lado com o Studio Medina Plus!

O sedentarismo acarreta vários problemas que podem ser evitados com uma simples mudança de hábitos. No Studio Medina Plus, você encontra aulas de pilates, treinamento funcional e pode treinar também com um personal trainer. Entre em contato conosco e saiba mais sobre os nossos serviços!