Pilates emagrece e define o corpo? Entenda como funciona!

Mesmo sendo uma atividade antiga, as pessoas ainda têm muitas dúvidas a respeito do pilates, o que acabou criando vários mitos sobre a modalidade. Acompanhe esse post para desmistificar alguns pontos e entender se o pilates emagrece e define o corpo!
Várias pessoas encontram praticantes de pilates com o corpo esteticamente satisfatório e acabam pensando que o pilates emagrece e define o corpo de forma muito superior ao outros exercícios.
Ficou curiosa sobre como isso acontece? Continue lendo o texto e tire suas dúvidas.
O Pilates me fará emagrecer bastante?

Não.
O método Pilates é um exercício físico que tem como foco exercitar músculos do corpo todo. Logo, é uma atividade completa com o objetivo de fornecer o controle consciente de todos os movimentos e proporcionar o equilíbrio das forças do corpo.
Existe gasto energético no pilates por ser uma modalidade de exercício físico, mas é importante entender que o gasto não é alto, já que o emagrecimento não é o propósito do pilates.
Mas não fique triste, pois o pilates ainda pode te ajudar a perder peso e consequentemente melhorar seu condicionamento físico atual. A melhora do condicionamento físico se dá porque o pilates funciona como uma atividade reparadora: pode preparar o corpo para outros exercícios de maior intensidade e maior eficácia para o emagrecimento.
Se você chega ao pilates com dores nas costas, problemas de flexibilidade e respiração, com certeza a prática regular dessa modalidade te deixará em forma para a prática de outros exercícios futuramente! Nos próximos parágrafos falaremos melhor sobre essa forma de preparo.
Exercícios e o emagrecimento
É importante você saber que nenhum exercício físico é o responsável exclusivo no processo de emagrecimento. A chave para o emagrecimento é um estilo de vida saudável, que engloba tanto a prática regular de exercícios físicos quanto uma alimentação equilibrada e também boas noites de sono.

O exercício pode te ajudar a obter resultados rapidamente, mas não pode te fazer emagrecer de forma satisfatória se você não se atentar aos outros pontos.
Leia também:
- Afinal de contas, como é uma aula de pilates?
- Quando os exercícios de pilates são os mais indicados
- Benefícios do Pilates que você precisa conhecer
O Pilates emagrece e define o corpo?
Sim e não.
Se comparado a outro exercício físico como a musculação, por exemplo, os resultados do pilates não são tão expressivos.
Mesmo assim, ao longo do tempo há mudanças no corpo, provenientes do fortalecimento dos músculos das pernas e braços. Além disso, a cintura e os glúteos tendem ficar modelados.
A definição muscular ocorre de forma mais sutil no pilates, já que não é o foco da modalidade, e é importante entender que cada corpo é único e cada pessoa poderá ter uma resposta diferente.

Ou seja, não é possível afirmar que o Pilates define o corpo, pois isso depende de diversos fatores externos como alimentação, estilo de vida e resposta do corpo para a atividade.
“Então como o pilates pode me ajudar a emagrecer e definir o corpo?”
Para essa pergunta, listamos 6 benefícios do pilates:
1. Aumenta sua flexibilidade
Em função dos seis princípios do pilates (respiração, concentração, precisão, centralização, controle e fluidez), essa modalidade vai alongar e aumentar a flexibilidade do corpo, além de fortalecer as articulações.
Alguns parágrafos atrás falamos sobre o pilates preparar o corpo para outras atividades, e essa preparação ocorre porque o pilates envolve muitos exercícios de fortalecimento dos músculos do Core e alongamentos.
O fortalecimento do Core é eficaz na melhora da postura e flexibilidade dos músculos, o que é muito útil para pessoas que desejam praticar outros exercícios físicos de alto gasto calórico, como corrida, musculação, treinamento funcional, vôlei e natação, exercícios muito procurados por quem deseja emagrecer.
2. Você cria o hábito de se exercitar e fica motivada a praticar outras atividades físicas
O pilates traz muitos benefícios, o que motiva a estar sempre indo às aulas. A prática constante cria o hábito de praticar exercícios físicos, o que torna comum alunos do pilates iniciarem outras atividades como caminhada, natação e artes marciais.
Depois de acontecer a consolidação de um hábito tão benéfico quanto a prática de exercícios físicos, a tendência natural é que você busque atividades de maior intensidade. O hábito de praticar exercícios físicos é impulsionado também pela liberação pós exercício de endorfina e serotonina, dois hormônios promotores da sensação de bem estar.

3. Sua dedicação é desenvolvida
Como qualquer outra atividade física, o pilates exige dedicação por parte do aluno para que ele possa evoluir. E essa perseverança desenvolvida durante o pilates pode ser aplicada em todos os outros exercícios.
Treinar com dedicação faz toda a diferença, seja na academia ou ao ar livre. Quando você se dedica de verdade a algum objetivo, ele se torna muito mais fácil de ser alcançado.
4. Melhora sua postura
Com o passar das aulas os músculos de suas costas e tronco irão se tornando mais fortes e você conseguirá uma postura mais ereta. Uma boa postura garante menos dores nas costas e mais disposição para o dia a dia.
O resultado de uma boa postura também pode ser percebido durante a prática de algumas atividades físicas como caminhada, corrida e até mesmo afazeres do lar.
A prática do pilates aumenta a sua percepção a respeito do próprio corpo, outro ponto que contribui para a melhora da postura e também facilita a prática de outros exercícios.
5. Fortalece o Core
O “Core” é a parte central do nosso corpo. É um conjunto de músculos responsáveis pelo nosso equilíbrio e também é conhecido como centro de força. Ele é formado pelos seguintes músculos:
- Bíceps femoral;
- Transverso abdominal;
- Multífidios;
- Adutor;
- Eretor da espinha;
- Oblíquo interno e externo;
- Íliopsoas;
- Glúteo máximo;
- Reto abdominal.

Seus músculos abdominais, parte inferior das costas, quadris e nádegas (os músculos do núcleo do seu corpo) permanecem todos contraídos e engajados durante um treino de pilates. Esta tensão constante ajuda a desenvolver melhor a resistência e força dos mesmos.
Como consequência, você pode perceber mais facilidade e menos dores na hora de praticar outras atividades físicas, pois o core é uma região fundamental para a prática de qualquer exercício físico com segurança.
6. Diminui o risco de lesões
Pilates ajuda a melhorar a flexibilidade, aumentar a força e melhorar o equilíbrio. Esses fatores reduzem o risco de lesão, pois se você é capaz de aumentar a flexibilidade do seu corpo, nem que seja só um pouco, as chances de machucar as costas realizando qualquer tarefa tanto do cotidiano quanto em exercícios serão muito menores.
Esse benefício é interessante principalmente para idosos que costumam sofrer quedas e podem ser prejudicados de maneira mais grave.

Para quem o pilates é mais indicado?
Principalmente para pessoas com problemas nas costas, justamente pelo fortalecimento do core: essa característica fortalece a coluna, prevenindo e tratando lesões.
O pilates é uma modalidade de exercícios de baixo impacto e com controle dos movimentos pela respiração, outro motivo pelo qual tem papel protagonista no tratamento e prevenção de dores e problemas nas costas como a lombalgia, hérnia de disco e escoliose.
É possível fazer pilates e musculação?
Com certeza! É interessante intercalar os dias da semana para melhor aproveitamento dos exercícios. A prática de pilates contribui para o fortalecimento dos músculos pélvicos, tornando a modalidade uma grande aliada da musculação, além de todos os benefícios que já falamos: respiração, postura e flexibilidade.
Quando vou perceber resultados?
Os resultados completos tanto no pilates quanto na musculação só são possíveis através da prática regular, intensidade adequada e dedicação por parte do aluno.
Mesmo assim, é interessante saber que os primeiros resultados que começam a aparecer são a melhora na flexibilidade e postura.
Não esqueça que cada pessoa tem particularidades diferentes, o que pode resultar em um tempo de desenvolvimento diferente nos resultados do pilates. Além disso, fatores como alimentação, más noites de sono e excesso de estresse podem influenciar negativamente nos seus resultados.
Concluindo…
O pilates não é o exercício mais indicado para as pessoas que tem como objetivo o emagrecimento ou hipertrofia, mas devido ao fortalecimento do core, flexibilidade, consciência corporal, postura, reparo e prevenção de lesões, o pilates melhora sua performance e os seus resultados em outros exercícios físicos.
E não é só isso: como o pilates envolve muitos exercícios de alongamentos, o risco de você sentir dores pelo corpo e desenvolver lesões diminui, o que tem um impacto psicológico muito positivo na hora de começar a praticar outra atividade física!
E você, gostou de entender se o pilates emagrece e define o corpo? Então compartilha com aquele seu amigo que também tem essa dúvida!

WhatsApp:
E-mail:
Horário de funcionamento: Seg a sexta das 7h às 22h |

Entre em Contato