Descubra quais são as principais consequências do estresse

Mulher trabalhando lidando com as consequências do estresse.

O estresse é uma resposta natural do corpo a situações desafiadoras, que pode prejudicar a saúde física e mental quando se torna crônico. Nos bastidores do seu organismo, as consequências do estresse envolvem uma série de reações fisiológicas que podem sabotar seus objetivos. Dessa forma, ele age sorrateiramente para dificultar a perda de peso, causar dores persistentes e prejudicar sua qualidade de vida. No artigo de hoje, o Studio Medina Plus vai explorar os resultados negativos desse vilão silencioso. Leia!

Como as consequências do estresse podem prejudicar seu corpo?

1- Ganho de peso e dificuldade para emagrecer

O estresse aumenta a produção de cortisol, hormônio que favorece o acúmulo de gordura, especialmente na região abdominal. Com isso, pode dificultar o emagrecimento, mesmo com uma alimentação equilibrada. Também vale destacar que muitas pessoas desenvolvem compulsão alimentar como forma de aliviar a tensão, agravando ainda mais o problema.

2- Distúrbios do sono

Entre as maiores consequências do estresse estão as alterações na qualidade do sono. A tensão acumulada dificulta o relaxamento, afetando o sono profundo e reparador. Desse modo, dormir mal prejudica a recuperação muscular e a disposição para atividades diárias. Por isso, geralmente, pessoas estressadas sofrem com insônia, desequilibrando hormônios ligados à saciedade e aumentando a sensação de cansaço. 

3- Problemas posturais e dores musculares

A tensão muscular causada pelo estresse faz com que músculos fiquem constantemente contraídos, principalmente na região do pescoço, ombros e lombar. Essa sobrecarga pode gerar dores crônicas e até levar a desvios posturais, sendo agravada por sedentarismo ou tempo prolongado em frente ao computador.

4- Queda na imunidade

Uma das mais preocupantes consequências do estresse é seu efeito sobre o sistema imunológico. Assim, tornando o corpo mais vulnerável a infecções e doenças. O estresse crônico pode contribuir para o aumento da pressão arterial, dos níveis de colesterol e do risco de desenvolvimento de doenças cardiovasculares a longo prazo. Ou seja, ele pode agravar condições como hipertensão e diabetes pré-existentes.

5- Ansiedade e depressão

A última das principais consequências do estresse destaca que essa sobrecarga do sistema nervoso pode desencadear ou agravar transtornos como ansiedade e depressão. Dessa maneira, afetando o humor e a produtividade, reduzindo a capacidade de concentração e diminuindo a motivação para tarefas simples. Além disso, a saúde mental fragilizada pode influenciar na alimentação e piorar dores físicas, criando um ciclo difícil de romper sem apoio adequado.

Como o movimento pode ser a chave para o alívio?

Em situações de estresse, seu corpo entra em um estado de alerta constante, como se estivesse sempre pronto para reagir a um perigo. Porém, o que muita gente não sabe é que o corpo precisa se mover para processar e dissipar esse estresse acumulado.

Confira os benefícios do movimento no combate ao estresse:

  • reduz os níveis de cortisol;
  • melhora a respiração e o foco mental;
  • libera tensões musculares acumuladas;
  • promove o autocuidado;
  • contribui na qualidade do sono;
  • aumenta a capacidade de recuperação física.

Conte com o Studio Medina Plus!

Uma rotina corrida não precisa ser sinônimo de falta de tempo para treinar. Com os ajustes corretos e um acompanhamento profissional, manter uma agenda de treinos é realmente possível. Confie em quem entende do assunto! Aqui, te ajudamos a construir sua saúde com personalização, constância e objetivos claros. Entre em contato conosco e agende a sua aula teste!