5 melhores suplementos para ganhar massa muscular
Se você está procurando por suplementos para ganhar massa muscular, o nosso conteúdo com certeza vai ser de grande ajuda para você. Preparamos um conteúdo completo com os 5 melhores suplementos que ajudam no ganho de massa muscular para ajudá-lo a entender melhor sobre o assunto.
Porém, vale lembrar que antes de começar a utilizar qualquer tipo de suplementação, é necessário fazer um acompanhamento com um nutricionista. Dessa forma, o especialista pode indicar o melhor suplemento para as suas necessidades, na quantidade ideal para o seu corpo.
Quer saber mais sobre os 5 melhores suplementos que podem ajudar com o ganho de massa muscular? Basta conferir até o final do conteúdo que preparamos.
Whey protein
O whey protein é um dos principais suplementos que ajudam no ganho de massa muscular. Isso porque, como o próprio nome demonstra, o whey protein é um suplemento à base de proteína, que ajudam na recuperação dos músculos após os treinos e no ganho de massa muscular.
A proteína utilizada no suplemento é obtida do soro do leite, que pode ser tanto leite de vaca, de ovelha ou até mesmo de cabra. Alguns dos principais benefícios do whey protein são:
- Facilita o aumento da massa muscular;
- Auxilia na recuperação muscular após os treinos;
- Melhorar o rendimento durante treinos;
- Ajuda a fortalecer o sistema imunológico;
- Ajuda a evitar o envelhecimento precoce.
Como consumir o whey protein
O whey protein pode ser consumido de várias formas: diluído em água, leite, ou misturado em vitaminas e em receitas como panquecas, mingau ou até mesmo bolos. A ingestão diária varia conforme a idade e o tipo de exercícios físicos praticados, dependendo da avaliação individual do nutricionista..
Por ser um suplemento à base de proteína, o whey protein pode ser consumido regularmente. Porém, vale lembrar que o consumo excessivo do suplemento pode acabar sobrecarregando os rins e seu uso só deve ser feito após indicação profissional.
Diferente do que muita gente pensa, ingerir mais proteínas não significa desenvolver mais músculos. Se você exagera no consumo proteico, o excedente será armazenado na forma de gordura, bem como os carboidratos. Aliar o consumo correto de proteínas com o volume correto de treino de força é a melhor estratégia para ganhar músculos!
Creatina
A creatina é um composto de aminoácidos presente no corpo humano, que é produzido de forma natural pelo nosso organismo. Além disso, há vários alimentos que promovem a produção de creatina, como carnes, peixes, leites e derivados.
Mas nem sempre é possível ingerir a quantidade necessária de nutrientes apenas pela alimentação, não é mesmo? E é quando a suplementação se torna necessária.
Alguns dos principais benefícios da creatina são:
- Evita a fadiga muscular e melhora o desempenho durante treinos;
- Auxilia no aumento de massa muscular;
- Acelera o processo de recuperação dos músculos.
Como consumir a creatina
A creatina pode ser consumida tanto antes quanto após os treinos, sozinha ou até mesmo em conjunto com outros suplementos, como o whey protein. Porém, para ser melhor absorvida, há quem indique que o consumo da creatina seja feito juntamente com um alimento rico em carboidratos, como a banana ou a aveia.
Essa recomendação ainda não é um consenso científico, portanto vale a indicação do seu nutricionista.
Com versão em cápsula ou em pó, você ainda tem mais praticidade para escolher qual a melhor opção para suplementar a sua alimentação.
BCAA
O BCAA é a sigla para Branched-Chain Amino Acid, ou seja, aminoácidos de cadeia ramificada. O BCAA é um suplemento à base desses aminoácidos de cadeia ramificada, como a leucina, isoleucina e valina.
Considerados como aminoácidos essenciais, estes aminoácidos são fundamentais para quem está em busca de um aumento na massa muscular. Isso porque, o BCAA atua diretamente nas células musculares, sendo uma importante fonte de energia para as mesmas.
Presentes em vários alimentos, o BCAA pode ser obtido através de uma dieta rica em: carnes, peixes e ovos. Alguns dos principais benefícios da suplementação com BCAA são:
- Melhora a recuperação muscular após treinos;
- Reduz a fadiga durante treinos e aumenta o desempenho físico.
Como consumir o BCAA
Como já mencionamos, o BCAA pode ser obtido através da alimentação, e os suplementos podem ser encontrados em cápsulas ou em pó. Porém, a suplementação pode ser indicada por um especialista, dependendo do seu nível de treino e das suas necessidades energéticas.
Geralmente, a suplementação com BCAA só é indicada para pessoas que fazem treinos pesados, mais de 3 vezes por semana. Além disso, o excesso de aminoácidos no corpo pode sobrecarregar os rins, e seu uso só é recomendado após orientação de nutricionista.
Beta-alanina
A beta-alanina é um aminoácido não essencial, ou seja, é produzido naturalmente pelo nosso organismo. A beta-alanina não atua diretamente na construção dos músculos, porém, é um suplemento muito importante para auxiliar no ganho de massa muscular.
Isso porque a beta-alanina possui um papel fundamental na produção de carnosina, que ajuda a evitar a fadiga muscular nos exercícios de alta intensidade. Ou seja, mesmo que não atue diretamente no ganho de massa muscular, ela evita a fadiga e melhora o seu desempenho durante os treinos.
Como consumir beta-alanina
A beta-alanina pode ser consumida tanto na forma de cápsulas quanto na forma de pó. Além disso, há uma série de alimentos ricos no aminoácido, como carnes brancas e peixes.
Para conseguir o efeito desejado da suplementação é preciso ingeri-lo de forma adequada. Esse suplemento não é um pré-treino!
Quando utilizada somente como pré-treino, de forma eventual, o resultado é apenas aquela sensação de formigamento chamada de “parestesia”, porque o efeito da suplementação é crônico. É preciso ingerir todos os dias independentemente se houver treino ou não.
A dose diária para aumento da carnosina é de 3-6g de beta-alanina no período de 4 semanas. Isso pode variar de acordo com o peso corporal e outros fatores, então procure o nutricionista para adequação no uso do suplemento.
Suplementos pré-treino para ganhar massa muscular
Os suplementos pré-treino, como o próprio nome demonstra, são aqueles utilizados antes dos treinos. Conhecidos popularmente como pré-treino, são qualquer tipo de suplemento utilizado entre 30 ou 15 minutos antes de começar a treinar.
Porém, assim como todos os outros suplementos já mostrados durante o conteúdo, o suplemento pré-treino também só deve ser utilizado após recomendação de um nutricionista. De forma geral, os suplementos pré-treino possuem:
- Taurina, que reduzem os danos musculares causados pelos exercícios;
- Cafeína, que garantem mais disposição nos treinos;
- Palatinose, que garantem a energia que você precisa para terminar até os treinos mais intensos;
- Arginina, que atua na dilatação dos vasos sanguíneos e facilita a troca de nutrientes entre o sangue e as células;
- Tirosina, que estimula a adrenalina e a dopamina, que mantém o estado de alerta e atenção durante os treinos.
Agora você já sabe mais sobre os 5 melhores suplementos para ganhar massa muscular. Por isso, tudo que você precisa fazer agora é entrar em contato com um de nossos nutricionistas.
Vamos ajudá-lo com tudo que você precisa para ganhar massa muscular com mais saúde!