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História do Pilates: conheça a história por trás do Método

O Pilates é uma modalidade de exercícios que se popularizou em todo o mundo – justamente pelos grandes benefícios que incorre tanto para a saúde física quanto para a mental. Conheça agora a história do Pilates!

O pontapé inicial dessa história nos leva ao início do século 20, quando Joseph Pilates, um homem inovador e visionário, desenvolveu sua técnica de exercícios que revolucionou e transformou vidas com tal prática de atividade física, que veio para se firmar como um marco na sociedade contemporânea.

A história por trás do método Pilates não é apenas uma biografia qualquer. Pelo contrário, ela envolve a jornada inspiradora de um homem em busca de melhorar sua saúde e bem-estar e a superação dos limites impostos pelo corpo.

Quem foi o criador do método Pilates?

O criador dos exercícios que englobam o método foi Joseph Hubertus Pilates, nascido em 1883 em Mönchengladbach, nos arredores de Düsseldorf, Alemanha. 

Seu pai era um ginasta de ascendência grega e sua mãe era uma naturoterapeuta que via os estímulos do corpo como formas de curá-lo, dispensando a necessidade de medicamentos alopáticos ou procedimentos cirúrgicos.

Durante sua infância, Joseph enfrentou vários problemas de saúde, sendo uma criança frágil, asmática, raquítica e com febre reumática, experiências essas que o levaram a buscar maneiras de fortalecer seu corpo e superar suas limitações físicas – tendo como base tanto a filosofia da mãe quanto as conquistas do pai como grandes influências para que ele criasse os exercícios terapêuticos.

Então ele começou a estudar e experimentar vários métodos de exercícios físicos,  tornando-se perito numa ampla variedade de esportes, incluindo:
 

  • Ioga;
  • Ginástica;
  • Artes marciais;
  • Esqui;
  • Mergulho;
  • Boxe;
  • Práticas circenses.

Todos estes a fim de estimular o movimento e melhorar o condicionamento físico. Foi durante este período que Joseph Pilates começou a criar sua própria metodologia de exercício e saúde, combinando preceitos de anatomia e fisiologia, com  filosofias Orientais e Ocidentais, procurando o perfeito equilíbrio entre corpo e mente.

Ele acreditava que corpo e mente estavam conectados e que o condicionamento físico era parte essencial de uma boa saúde. Isso o levou a desenvolver um sistema de exercícios que incluía movimentos controlados e suaves – que combinavam atributos como:

  • Força;
  • Flexibilidade;
  • Equilíbrio;
  • Consciência corporal.

Veja no tópico abaixo como sua metodologia criou-se e evoluiu ao longo dos anos.

homem fazendo pilates história do pilates

Joseph e os primeiros passos da história do Pilates

Mesmo sendo de saúde frágil e debilitada, Joseph Pilates decidiu romper paradigmas e buscou nas atividades físicas uma maneira de vencer suas limitações, utilizando até mesmo os movimentos dos animais que observava.

Sua criação do método prosseguiu em 1912 quando ele vai para a Inglaterra e torna-se boxeador profissional, ensinando autodefesa aos detetives da Scotland Yard. 

Ao eclodir a Primeira Guerra Mundial, as autoridades britânicas deixaram-no confinado devido a sua nacionalidade alemã – colocando ele na decisão de usar esse descanso forçado para desenvolver ainda mais suas ideias acerca da saúde e da aptidão física. 

Ele então ensina seus colegas de confinamento as técnicas de fortalecimento físico que vinha desenvolvendo e, inclusive, afirmava que devido a isso nenhum dos confinados morreu na epidemia de influenza em 1918. 

Depois, Joseph foi transferido para outro campo de concentração de prisioneiros de guerra, em Lancaster, onde se tornou enfermeiro, trabalhando com soldados feridos e também como vigia. 

Ali, ele pegou as molas das camas e criou equipamentos de reabilitação para seus pacientes – devido à resistência das mesmas – para que estes começassem a tonificar e fortalecer seus músculos antes mesmo de poderem levantar-se.

Essa fase da sua vida foi determinante para que o método Pilates evoluísse, pois ele foi aos poucos refinando suas técnicas corpóreas e os equipamentos utilizados.

No pós-guerra, retornou à Alemanha e interagiu com profissionais pioneiros de técnicas de movimentos corporais como Rudolf von Laban e Hanya Holm – ao mesmo tempo que trabalhava como treinador na força policial de Hamburgo.

Como o método Pilates ganhou o mundo

Em 1923 Joseph partiu para Nova York com o objetivo de montar seu primeiro estúdio com sua esposa, Clara, que era enfermeira e incorporou os conceitos e exercícios criados por ele para beneficiar seus clientes doentes.

O seu primeiro estúdio foi aberto ali mesmo em Nova York, em 1926, trabalhando ativamente até os anos 1960, ensinando os preceitos do método pilates para diversas pessoas – a maioria delas do mundo da dança e do balé e atletas, seu principal público de alunos até os anos 80, momento em que a prática se disseminou pelo mundo.

Qual é a história do Pilates no Brasil?

No Brasil, o Pilates desembarcou na década de 1990 em Salvador, por meio da bailarina Alice Becker Denovaro, graduada em dança pela Universidade Federal da Bahia (UFBA) e mestre em coreografia pelo California Institute of The Arts, Los Angeles.

O primeiro estúdio brasileiro de Pilates foi criado por Alice em 1991, que trouxe a técnica dos EUA , sendo a primeira brasileira certificada para instrução da técnica de Pilates.

prática de pilates para contar história do método

Benefícios do Pilates

A técnica de Joseph Pilates ganhou o mundo devido a sua ampla gama de benefícios, ganhando adeptos em diferentes países e culturas e sendo praticada por pessoas de todas as idades. 

Nos últimos anos sua popularidade cresceu muito, especialmente entre quem busca uma abordagem holística da saúde.

A técnica se espalhou por todo o mundo e hoje é amplamente praticada, sendo sempre adaptada e expandida, mas mantendo a essência idealizada por seu criador – que incorre em benefícios como:

Melhora da postura

Pilates trabalha com o centro de força, que é composto pelos músculos transversos do abdômen, períneo, multíferos e diafragma fortalecendo essa musculatura, dando estabilidade à coluna e conferindo-lhe alinhamento.

Alívio de dores

O pilates ajuda no alívio de dores na coluna vertebral e dores tensionais, promovendo bem-estar.

Fortalecimento e tonificação muscular

A técnica promove força e resistência muscular, com exercícios suaves e eficazes, que fortalecem a musculatura corporal de forma global, em especial os músculos que estabilizam bacia, pélvis e abdômen.

Ganho de flexibilidade e aumento do equilíbrio 

Pilates aumenta a mobilidade articular e alonga os músculos que estão encurtados e

durante a execução dos exercícios naturalmente estimula-se concentração, controle, precisão e fluidez.

Alivia a ansiedade e o stress

O pilates atua ainda na parte mental, com exercícios de respiração, alongamento e relaxamento, que aliviam stress e ansiedade e ajudam no relaxamento.

Melhora a circulação sanguínea

Os exercícios do pilates facilitam o trabalho do sistema linfático e a eliminação de toxinas através das contrações musculares.

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